« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

O que é produtividade no trabalho e como atingi-la

Escrito por
Gustavo Paulillo

Fazer mais com menos é a essência do que é produtividade no trabalho. Veja definições completas e dicas para atingi-la ao máximo!

Produtividade no trabalho é a relação direta entre a quantidade produzida de determinado produto ou serviço divida por algum insumo ou recurso necessário para sua confecção.

Por exemplo:

Guia: como ser mais produtivo e eficiente em vendas

Aproveitando e organizando o relacionamento com seus clientes para vender mais e melhor

  • Nossa produtividade é de 500 telefones fabricados por dia.
  • Nossa consultoria precisa de 50 homens/hora para fazer este projeto.
  • Consumindo “tantos” kilowatts conseguimos entregar 300 placas de circuito.

Portanto, o desafio da produtividade é entregar mais quantidade de algo, usando a menor quantidade de recursos possível. Mas é preciso ficar atento ao nível de qualidade que sua empresa quer atingir.

Fazer mais com menos é a essência da produtividade

Fazer mais com menos é a essência da produtividade

Simplesmente produzir um monte de coisas, mas com baixa qualidade, pode não ser o objetivo de sua empresa.

Por exemplo: O McDonald’s e o Burger King com certeza produzem muito mais hambúrgueres por hora que uma hamburgueria mais artesanal e com outra proposta, focada em sabor superior e ambiente refinado.

Por isso, para entender corretamente o que é produtividade no trabalho, é preciso levar em conta o posicionamento e a oferta de valor de sua empresa, isto é, qual o nível de serviço que se quer entregar ao seu cliente.

Mas é preciso ter cuidado ao se definir a medida da produtividade. Quanto maior a qualidade, mais insumos e tempo serão necessários, o que não significa, necessariamente, que a produtividade no trabalho de sua empresa é pequena, mas que é adequada ao nível de serviço e satisfação do cliente que seu planejamento estratégico determinou.

Uma das maneiras mais usadas de medir a produtividade no trabalho é a análise dos chamados KPI, indicadores-chave de performance. Baixe nosso e-book: KPI – Indicadores de Desempenho – o guia completo para medir os indicadores de desempenho de sua equipe de vendas e saiba tudo sobre este assunto em relação à sua força comercial.

O que é produtividade no trabalho no dia a dia e como atingi-la

Como dissemos, o primeiro passo é definir este “trade off” está na escolha estratégica entre quantidade e qualidade.

Em seguida, existe uma série de maneiras de fazer a produtividade no trabalho aumentar, como treinamentos, comissões, fazer a escolha correta de líderes e estilos de liderança no trabalho, melhorar o ambiente da empresa e o clima organizacional, incentivos etc.

Vamos apresentar a seguir algumas outras formas de aumentar a produtividade laboral, complementares a essas e mais ligadas à tecnologia e processos de gestão.

O que é produtividade no trabalho

Para aumentar a produtividade é preciso definir um equilíbrio entre quantidade e qualidade

Se quiser ver algumas dicas para capacitar sua equipe, confira esta postagem: 10 cursos de técnica de vendas: do rápido e gratuito à pós-graduação paga

Softwares colaborativos

O que é a produtividade no trabalho senão ganhar tempo e reduzir custos? O Blog Elemento tem um post interessante que também trata desse tema: Como ter produtividade sem trabalhar por longas horas.

Softwares colaborativos, baseados no conceito de computação em nuvem são, sem dúvida, o primeiro passo rumo à produtividade no trabalho em equipe.

Com esse tipo de aplicativo, é possível trocar documentos de forma ágil e permitindo que todos os integrantes da equipe expressem opiniões, comentem e mesmo editem o trabalho em tempo real, sem a necessidade de enviar e-mails ou ficar salvando centenas de versões.

Softwares online ou SaaS (Software as a Service), aqueles em que se cobra uma mensalidade para usar o aplicativo, têm se revelado um novo filão para quem busca produtividade e desempenho no trabalho. Existem aplicativos para CRM, gestão financeira, fluxo de caixa, automação de marketing e nutrição de leads, comunicação na empresa, gestão de projetos e muitos outros.

Está em busca de um guia completo sobre automatização de processos? Então baixe essa maravilha que criamos com outras empresas especialistas no tema!

banner-alto-contraste

E as vantagens são as seguintes:

  • Comunicação remota;
  • Integração de informações em tempo real;
  • Compatibilidade com qualquer dispositivo, como smartphones, tablets e laptops;
  • Segurança dos documentos e dados em servidores de grandes empresas;
  • Não é preciso fazer backup;
  • Interfaces intuitivas e amigáveis;
  • Suporte da empresa;
  • Não é preciso instalar nada nas máquinas, o acesso é via login e senha;
  • Atualizações e novas versão desenvolvidas a todo momento, com mais funcionalidades;
  • Agilidade e confiabilidade nos dados e informações.
o que é produtividade no trabalho

Não aprisione a informação, use softwares colaborativos para fazê-la fluir

Veja neste post algumas outras vantagens deste tipo de software aplicado ao CRM: Sua empresa está preparada para os benefícios do CRM SaaS?

Inovação em processos

O conceito de melhoria contínua dos processos, analisando o que está ocorrendo, procurando gargalos, desperdícios e pontos de melhoria para buscar as soluções e implementá-las, já é um grande avanço para as empresas que querem mais produtividade no trabalho.

Mas a inovação de processos é algo que vai além. Consiste em mudar a maneira de fazer, incorporara novas tecnologias, materiais e até formas de gestão.

Com isso, não se melhora o processo, cria-se um novo que, muitas vezes, pode dar acesso a novos mercados, aumentar receitas, diminuir custos, gerar parcerias, agregar conhecimento e muito mais.

o que é produtividade no trabalho

Inovação é tentar algo novo, diferente e superar seus limites

Gestão eficiente do tempo

O tempo é o mais escasso dos recursos. Depois que ele passa, não volta mais. Não se estoca tempo. Por isso, usar tecnologias apropriadas, como aplicativos de gerenciamento de equipes e gestão do tempo em projetos têm se revelado muito mais que um luxo ou gasto desnecessário.

Mesmo porque, muitas deles são oferecidos em versão freemium, isto é, gratuita, mas com menos funcionalidades que a versão paga.

Saber quanto tempo cada colaborador gasta em cada tarefa, poder prever se o projeto terminará a tempo, se será preciso contratar mais pessoas ou recursos gera mais produtividade no trabalho, se essas informações forem bem empregas por um líder inteligente.

Leve isso em conta e você verá como pode ser muito útil no seu dia a dia.

Agora que você sabe com mais detalhes o que é produtividade no trabalho, aprofunde-se em outros conceitos relativos a esse tema: Eficiência, eficácia, produtividade e competitividade

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Geral



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis