Motivação nas vendas: premie resultados, motive, venda mais, premie novamente e não pare de vender

Motivação nas vendas pode se tornar um ciclo virtuoso de bons resultados. Se você premia seus vendedores por venderem mais, eles vão ficar motivados, vender mais, ser premiados novamente e assim continuamente.

É claro que às vezes a conjuntura econômica ou problemas internos, como falta de estoque ou capacidade de entrega de um serviço; ou até problemas com o cliente, que cancela a compra ou não paga em dia, podem interromper esse ciclo.

Mas é importante que o gestor e o empreendedor saibam fazer com que os integrantes de sua força de vendas percebam que você notou que esta interrupção não foi uma falha ou desatenção deles, mas uma questão momentânea.

É claro que se sua empresa contar com um bom sistema de auxílio e controle de vendas, como um CRM, será muito mais fácil de avaliar a performance de seus vendedores, além de poder escolher outros critérios de premiação e motivação nas vendas. Baixe nosso KIT para sucesso no CRM, com e-book, diversos artigos, vídeo inspiracional e até uma apresentação para sua equipe.

motivação nas vendas

Premiar, dar o exemplo e inspirar para motivar vendas!

Como transformar a motivação nas vendas em um ciclo constante

Usualmente as equipes de vendas são recompensadas com comissões, prêmios por atingir metas (mensais, trimestrais ou semestrais, dependendo da empresa) e bônus anuais. Muitos dos especialistas em motivação para vendas revelam que a recompensa monetária é, realmente, muito importante e uma das mais efetivas. Mas nesta postagem queremos ir além daquilo que, possivelmente, você já sabe: dinheiro é um excelente motivador!

Por isso, selecionamos algumas formas menos usuais de motivação nas vendas, para que você possa também surpreender sua equipe.

Existe inclusive um tipo de vendedor, geralmente de alta performance, que acaba incorporando comissões e bônus em sua remuneração esperada, pois sabe que sempre atingirá esse patamar mínimo. Ele fecha suas metas antes do final do mês e “tira o pé do acelerador”. Ao criar outras formas de motivação nas vendas, esse vendedor de alta performance pode vender ainda mais!

Se quiser ver outras dicas de motivação para vendas além destas, reveja este nosso artigo do blog: Como motivar funcionários de forma rápida, prática e eficaz

1. Reconhecimento

Reconhecer a performance do funcionário em uma conversa pessoal já é uma ótima ideia. Fazer isso em público pode ser complicado e trazer uma reação de “ciúmes” de outros vendedores, mas isso não pode impedir você de fazer elogios a quem merece recebê-los.

Reconhecer

Defina critérios objetivos para então fazer o reconhecimento

Uma maneira de contornar esta situação é definir critérios objetivos para entregar diplomas, pequenos troféus e placas (nada muito espalhafatoso, hoje se usa muito acrílico para isso, no lugar de metais) e até pins e broches, quando são equipes grandes e competitivas.

Mas fique atento: em um primeiro momento todos gostam de receber diplomas e pins, mas se isso não for acompanhado de uma recompensa monetária, pode virar motivo de piada. Concilie as duas premiações para a motivação nas vendas.

Para saber mais sobre esse assunto, dê uma olhada neste texto: Reconhecimento no trabalho traz motivação e resultados

2. Comemorações, festa de final de ano e convenções

Aqui podemos falar em dois tipos de comemorações. Uma mais pontual e simples, em que você reúne toda equipe em um restaurante (ou mesmo os convida para uma visita ao teatro/outro local que seja do interesse de todos) para celebrar um resultado do grupo referente à uma ação pontual, promoção ou atingimento de uma meta muito além da esperada. Isso ajuda a construir um clima de entrosamento e vontade de superar resultados.

Outra comemoração muito usada e que pode agregar outras ações importantes de um gestor de vendas é o investimento em convenções. Em uma convenção são apresentados os objetivos para o ano seguinte, quais recursos que a empresa disponibilizará para auxiliar a equipe a vender mais (campanhas de publicidade, materiais, softwares de CRM e gestão, treinamentos etc.) e os resultados do ano que está terminando.

Ao integrar a comemoração com a convenção de vendas e a festa de final de ano, além de economizar no custo dos eventos, você pode aproveitar para entregar os diplomas e troféus que citamos no item anterior de uma forma muito mais integrada ao contexto.

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Sempre comemore as conquistas de sua equipe

3. Treinamentos

Esse é outro ponto importante, que une o útil ao agradável e motiva as vendas da equipe. Os treinamentos podem ser técnicos, para que os vendedores conheçam os detalhes dos produtos e serviços que oferecem aos clientes e, assim, consigam vender com mais propriedade; ou eles podem ser treinamentos de capacitação em vendas, ainda mais motivadores porque vão auxiliar os colaboradores em suas carreiras e vida profissional, principalmente, se oferecerem certificados e forem ministrados por instituições ou palestrantes reconhecidos pelo mercado.

Para saber escolher os cursos que pode oferecer à equipe com o objetivo de motivação nas vendas, confira este artigo: Escolha o treinamento de vendas para sua equipe em 10 passos

4. Premiações diferenciadas

Já pensou em premiar seus vendedores com uma viagem de navio com direito a levar acompanhante ou eletrodomésticos “desejados”, como TVs de última geração, tablets e smartphones? Esse é o tipo de prêmio complementar ao monetário que leva o time a correr atrás do resultado e você pode entregar junto com o diploma ou troféu durante a convenção de vendas.

Outra dica é aproveitar recursos da empresa disponibilizados aos vendedores e escolher os de melhor desempenho para receber um modelo melhor. Por exemplo: se seus vendedores recebem carro da empresa para fazer visitas, os melhores podem ter um modelo mais bacana que o dos outros; se recebem celular da empresa, alguns vendedores de alta performance podem receber também um tablet.

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A premiação adequada pode fazer toda diferença nas vendas

5. Promoções e carreira em Y

Para terminar uma importante dica de motivação para vendas: alguns vendedores são excelentes em campo e vendem muito, mas não têm perfil de liderança, o que impede que sejam promovidos para coordenadores, gerentes ou diretores.

Nesse caso, promova a carreira em Y, isto é, o profissional é promovido não para liderar equipes, mas para um nível superior de vendedor, com salário melhor e um nome diferenciado, como Consultor Sênior de Vendas. Caso contrário, você vai perder um vendedor de alta performance para a concorrência. Aproveite para empregar seu talento como mentor de outros vendedores e coach para ministrar treinamentos.

Essas são algumas dicas para motivar as vendas em sua empresa. Outro método muito usado é aplicar dinâmicas motivacionais. Dê uma olhada: 4 dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar

Veja também: 10 ideias incríveis e práticas para a motivação de equipes