O que fazer e o que não fazer para ser um líder exemplar? Confira dicas de liderança e desenvolvimento de equipes essenciais para se tornar uma inspiração.

Principais aprendizados deste artigo:

  • Em uma pesquisa da Delloite 76% dos entrevistados disseram que para uma empresa ter sucesso é preciso desenvolver suas lideranças. Isso mostra o quanto esses cargos são importantes para qualquer negócio.
  • O líder precisa estar sempre à frente de todas as novidades e tendências de mercado, para promover as mudanças em seu time assim que possível, para sair à frente da concorrência e garantir os melhores resultados.
  • É muito importante que os líderes consigam liderar pelo exemplo, não pelo poder do cargo. Isso pode criar um ambiente de trabalho hostil e pouco produtivo.
  • Um bom líder da área de vendas precisa acompanhar os resultados de seu time constantemente, para conseguir analisar o desempenho de cada um. Os KPIs de vendas são uma ótima forma de fazer esse acompanhamento.

Mais do que lidar com a complexidade do desafio é lidar com a mudança.

Em um ambiente competitivo em que os produtos estão sempre mais comoditizados, as marcas se tornam cada vez mais a expressão de uma experiência que melhora ou não a vida das pessoas.

Neste contexto, os serviços prestados e o contato com as equipes (pessoas que você lidera) têm se tornando os grandes diferenciais das empresas líderes.

Para enfrentar esse cenário, as dicas de liderança não poderiam ser mais claras: supere a indiferença de suas equipes no atendimento e saiba enfrentar as mudanças frequentes no mercado, oferecendo o melhor para seus clientes.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Para ilustrar estas conclusões e dar, em seguida, uma lista prática de 15 dicas para o líder que quer atuar com eficiência, juntamos uma série de dados de pesquisas que gostaríamos de compartilhar com você.

Saber como liderar uma equipe é sempre um desafio, veja mais dicas para o líder neste e-book: O Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas

Dados sobre liderança de equipes

como liderar uma equipe
Bons líderes inspiram e promovem a capacitação das equipes.

Pesquisa da Delloite

Quais são os fatores mais críticos para o sucesso da empresa? (era permitido apontar mais de uma alternativa):

  • 76% Desenvolvimento de lideranças
  • 72% Gerenciamento de talentos
  • 72% Criação de uma cultura de alta performance

Como se vê, as empresas consideram que os líderes precisam se desenvolver mais e, além disso, gerenciar melhor seus talentos e incentivar as equipes a terem um desempenho superior.

Pesquisa da KPMG

  • 91% consideram que os líderes não atuam o tempo todo alinhados com a visão e os valores da empresa.
  • 70% acreditam que poucos líderes são vistos como justos e inspiradores.

Neste caso, fica claro que ou a organização não transmite corretamente seus valores e visão, ou que o líder não acredita neles. Além disso, as lideranças têm falhado em serem exemplos para suas equipes e promover seu desenvolvimento.

Pesquisa Pricewaterhouse Coopers

Competências mais importantes para um executivo:

  • 88% Flexibilidade para mudanças
  • 88% Liderar e desenvolver pessoas
  • 87% Espírito colaborativo
  • 85% Criatividade e inovação
  • 85% Antecipar e administrar riscos

Esta pesquisa evidencia mais uma vez que o papel do líder vai além de comandar e delegar tarefas, ele deve estar apto a entender e implementar mudanças.

Para isso, deverá aprender como liderar uma equipe em busca de novas competências para serem empregadas nos novos cenários, auxiliado pela criatividade, inovação e pelo espírito de equipe.

Estar sempre atualizado sobre a últimas tendências de gestão e marketing é uma das obrigações do líder. Que tal conhecer os 8 melhores livros de marketing que você tem que ler? Aproveite também para conhecer nossas 15 sugestões de livros sobre liderança para melhorar a sua gestão do seu time comercial.

A conclusão final é que uma lista de dicas de liderança seria extremamente extensa e complexa… mas vamos passar alguns conceitos principais e, na sequência, uma lista prática de dicas para liderar.

O líder deve estar apto a entender e implementar mudanças.
O líder deve estar apto a entender e implementar mudanças.

Atitudes essenciais do líder moderno

O que um líder pode fazer para melhorar? Existem uma série de práticas de liderança e gestão de equipe de vendas que um líder deve ter em mente para aperfeiçoar suas habilidades. Entre as principais, podemos citar:

  • Estar antenado com as mudanças do mercado;
  • Promover a mudança de atitudes necessárias para sua equipe atender ao “novo consumidor”;
  • Fazer planos com antecedência, não “em cima da hora”;
  • Ter capacidade de mobilizar a equipe para executar seus planos e obter resultados;
  • Estimular atividades de trabalho em equipe;
  • Proporcionar treinamento e desenvolvimento pessoal;
  • Desenvolver maneiras de integrar as equipes para aproveitar mais “sinergia”;
  • Ter um senso de prioridade e passá-lo ao grupo: o que é importante se realizar primeiro?
  • Cumprir os programas de avaliação de desempenho, definindo as metas de melhoria;
  • Dar os feedbacks necessários para pessoas e equipes, para que saibam o que está dando certo e o que é preciso melhorar.
liderança e desenvolvimento de equipes
Liderar é prever as mudanças e preparar o grupo para enfrentá-las.

Para transformar essas atitudes e práticas de liderança e gestão de equipes mais conceituais em verdadeiras dicas de liderança que você possa usar no dia a dia, fizemos um lista mais pragmática e objetiva, confira!

15 dicas de liderança 

Muitas vezes, algumas atitudes do líder são mais negativas do que positivas e devem ser evitadas. Por esse motivo, dividimos nossas dicas de liderança e desenvolvimento de equipes em 2 partes: o que fazer e o que não fazer. Vamos começar então com as dicas de como liderar uma equipe!

Dicas de liderança, o que você deve fazer sempre:

  1. Aceitar sugestões, opiniões e ideias
    Depois analisá-las e dar feedback sobre porque aceitou ou não. Isso tornará sua equipe cada vez mais inovadora e criativa, além de transparecer sua tolerância e mente aberta.
  2. Saiba o que o grupo espera de você
    Será que sua equipe quer apenas que você delegue funções e controle seu desempenho? Do que mais eles precisam? Capacitação, coaching, integração, feedbacks mais claros, desafios mais inspiradores, reuniões mais frequentes, entender a missão da empresa, te conhecer melhor? Converse com a equipe e descubra do que eles sentem falta.
  3. Entenda o perfil de cada colaborador
    Diferentes perfis de pessoas levam a diferentes desempenhos em funções e tarefas diversas. Existem 4 perfis básicos: Analíticos, influenciados pela lógica e dados objetivos; Empreendedores, motivados pelo desafio; Expressivos, tem um ideal criativo e visionário que querem alcançar e também inspirar nas pessoas; e os Integradores, que adoram integrar as pessoas e cultivar relacionamento. Para cada um, uma tarefa e um desafio diferente!
  4. Seja o exemplo
    Se você exige pontualidade, seja o primeiro a chegar. Se acha que a equipe deve dominar o inglês, seja capaz de falar muito bem esse idioma, se acredita que falta conhecimento técnico no grupo, capacite-se você também nessa área. É claro que você não pode dominar todos os assuntos, pois é para isso que existe uma equipe multidisciplinar e a delegação de tarefas. Mas é preciso dar o exemplo. Nada pior que um líder que não inspira a confiança de seus liderados.
  5. Haja com equilíbrio
    Não apenas equilíbrio emocional, mas equilíbrio ao elogiar bons desempenhos ou criticar erros, equilíbrio financeiro ao distribuir premiações ou definir orçamentos, equilíbrio ao delegar tarefas, sem favorecer alguns se não houver motivos lógicos e concretos para isso. Lembre-se: não é à toa que o símbolo da justiça é uma balança.
dicas de liderança
O líder deve ser um exemplo a ser seguido por seus liderados.

O que um líder não pode fazer?

As negativas sempre são mais fácies de entender. Confira como NÃO liderar uma equipe:

  1. Nunca assuma as obrigações que delegou a alguém.
  2. Nunca critique em público.
  3. Nunca perca o equilíbrio emocional.
  4. Nunca use o poder do cargo para liderar.
  5. Não trate seus colaboradores como peças que podem ser substituídas.
  6. Nunca se envolva emocionalmente com um funcionário.
  7. Não estipule metas inatingíveis.
  8. Não ignore a vida pessoal dos indivíduos.
  9. Não esqueça de você, de sua família e de seus amigos.
  10. Não abandone seus sonhos.

Você se considera um chefe equilibrado? Aplique este teste em você mesmo e confira: TESTE: Seu chefe tem inteligência emocional no trabalho?

Como ser um bom líder para a gestão de equipe de vendas?

O primeiro passo para a gestão eficiente da equipe de vendas é ser visto como um líder por sua equipe. É através desse respeito que os resultados surgirão.

Aprenda como desenvolver a liderança, manter sua equipe unida, acompanhar os resultados de cada vendedor e muito mais!

Clique aqui para baixar Guia Completo para Gestão Eficiente da Equipe de Vendas