Ser um melhor líder para o seu time de vendas está entre os pontos fundamentais para que a empresa alcance melhores resultados e de forma sistemática.

Aprimorar a gestão, entretanto, não é tarefa tão simples quando se está em uma área comercial, com a rotina, como bem sabemos, tão atribulada.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Por esta razão, os momentos de lazer podem se tornar também excelentes momentos para aprendizado, para que você consiga entender melhor o seu papel como líder, o perfil dos vendedores e as novas práticas que podem ser implementadas.

Neste artigo, listamos os melhores livros sobre liderança, que trazem conceitos consolidados e técnicas utilizadas pelos melhores gestores na condução de seus times. Confira!

15 Melhores livros sobre liderança para impulsionar seu time

Para colocar a leitura sobre liderança em dia, selecionamos livros renomados no mundo de vendas e de negócios, com diferentes objetivos:

  • Acelerar a produtividade
  • Entender melhor o perfil dos colaboradores
  • Aproveitar técnicas de persuasão.

Veja abaixo!

  1. Inteligência Emocional, de Daniel Goleman 

Inteligência Emocional tem sido um dos tópicos mais quentes na gestão e no desenvolvimento pessoal nos últimos tempos.

Mas esse conceito não é tão novo assim: em 1995, Daniel Goleman escreveu este que é um dos livros sobre liderança e gestão de pessoas mais importantes para quem quer levar um time ao sucesso.

Com base em estudos da neurociência e da psicologia, o autor descreve as cinco principais habilidades que fazem parte da Inteligência Emocional e como elas influenciam o trabalho, a vida pessoal e os relacionamentos.

Você também encontra este livro sobre liderança em PDF, acessando este link.

  1. O Gestor Eficaz, de Peter F. Drucker 

Peter F Drucker é um dos maiores autores de negócios do mundo, com obras renomadas que não perderam valor ao longo dos anos. É o caso do livro sobre liderança “O Gestor Eficaz”, publicado no Brasil pela primeira vez em 1990 com o título “O Gerente Eficaz”.

Agora, em sua nova edição e revisão, ele continua sendo um guia essencial para quem deseja aprimorar as habilidades de liderança e vencer em um mercado competitivo. Sem dúvidas, uma leitura essencial!

  1. O Obstáculo é o Caminho, de Ryan Holiday

Ryan Holiday é um executivo e consultor da área de Marketing que buscou nos ensinamentos dos grandes líderes do passado, desde o Império Romano, os segredos para superar as adversidades cotidianas na vida de um gestor.

Em seu livro, ele dá caminhos para que você possa ser uma pessoa mais realizada e bem-sucedida, não só no campo profissional, mas também no pessoal. Uma boa maneira de inspirar os membros do seu time a lidar de forma mais eficiente com os problemas do dia a dia!

  1. O Poder da Alta Performance, de Brendon Burchard 

Para influenciar seu time a atingir a máxima performance, nada melhor do que começar por você. Para isso, recomendamos ler a obra de um dos gurus de produtividade do momento, Brendon Burchard.

O autor é um dos coaches de alta performance mais renomados no mundo e reuniu em sua obra seis hábitos essenciais para o sucesso: clareza, energia, necessidade, produtividade, influência e coragem.

No livro sobre liderança “O Poder da Alta Performance” você encontra caminhos claros para colocar esses hábitos em prática, além, é claro, de poder replicá-los para os vendedores do seu time!

  1. Quando, de Daniel Pink

São várias as obras de Daniel Pink que figuram entre os melhores livros sobre liderança. Nesta lista, escolhemos mencionar “Quando”, um dos ainda menos conhecidos do autor aqui no Brasil.

Nesta obra, Pink aborda como o “timing perfeito” pode ser decisivo na tomada de decisão, como a abertura de um negócio, uma mudança estrutural no time ou a alteração de um grupo de processos, por exemplo.

Com base em muitos dados, o autor oferece lições práticas sobre como viver melhor e ter melhores resultados aproveitando padrões ocultos que determinam o melhor momento para agir.

  1. As 21 Irrefutáveis Leis da Liderança, de John C. Maxwell

John C. Maxwell lançou este livro em 1998 e se tornou um dos autores mais renomados sobre gestão e liderança. Anos depois, ele relança a obra, inclusive revendo algumas de suas leis que se transformaram ao longo do tempo.

“As 21 irrefutáveis Leis da Liderança” se torna, então, um livro ao mesmo tempo clássico e contemporâneo no que devem ser as atitudes e as visões essenciais de um bom líder.

Este está entre os livros sobre liderança em PDF que você pode baixar para ler o quanto antes!

  1. As armas da persuasão: Como influenciar e não se deixar influenciar, de Robert Cialdini

Robert Cialdini é a maior referência do momento quando o assunto é persuasão e influência.

Neste livro sobre gestão, o psicólogo apresenta as técnicas que levam uma pessoa a dizer “sim” com mais facilidade – o que pode ser útil tanto nas vendas quanto na liderança dos vendedores.

Ele defende que existem seis gatilhos psicológicos que podem ser usados neste processo de persuasão, sobre os quais você aprende  de forma detalhada neste livro.

  1.  Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir, de Simon Sinek

Simon Sinek diz que o segredo para organizações e pessoas alcançarem o seu máximo potencial está associado ao propósito, tanto individual quanto corporativo.

Neste livro sobre liderança, o autor apresenta histórias reais em que conhecer o “porquê” de se atingir determinado objetivo fez pessoas se dedicarem de corpo e alma a um movimento, ideia, produto, serviço ou empresa. Excelente obra para conectar sua equipe com o motivo de fazerem parte da empresa!

  1. Rápido e Devagar, de Daniel Kahneman

Daniel Kahneman, ganhador do Prêmio Nobel em Economia, defende que existem duas formas de pensar. Uma rápida, intuitiva e emocional e outra devagar, deliberativa e lógica.

Neste livro, ele apresenta casos práticos sobre como as impressões intuitivas podem prejudicar o processo de decisão e de que forma se pode usar diferentes técnicas para proteger a vida e o trabalho de falhas mentais.

  1. Mindset, de Carol Dweck

O livro de Carol Dweck está entre os best-sellers na área de negócios. Ele se baseia em seu estudo conduzido na Universidade de Stanford sobre dois modelos de mentalidade: o fixo e o de desenvolvimento.

Segundo as descobertas da autora, a atitude mental com que encaramos a vida (o mindset) é essencial para alcançar o sucesso e também uma vida mais plena.

Para os gestores, este está entre os melhores livros sobre liderança por trazer exemplos reais que ajudam a identificar o perfil dos vendedores e a melhor forma de levá-los ao desenvolvimento.

  1. Não faça nada! Aprenda a deixar que cada um faça o seu trabalho, de Keith Murnighan

Você é o tipo de líder que coloca a mão na massa até demais, prejudicando o desenvolvimento dos vendedores? Então este é um bom livro sobre liderança para você!

Keith Murnighan apresenta caminhos para que você se torne mais estratégico e comece a deixar que os outros façam seu trabalho, rumo à maior eficiência da equipe como um todo. O resultado final é: descobrir como trabalhar menos e liderar mais!

  1. A Arte de Fazer Acontecer, de David Allen 

David Allen é o criador do método GTD (Getting Things Done), um dos melhores para acelerar a produtividade e manter a vida e o trabalho mais organizados. Este livro é baseado em seus mais de 30 anos de experiência, pesquisando e atuando no tema, e já foi publicado em 28 idiomas.

Com ele, você aprende sobre:

  • Fluxo de trabalho
  • Desenvolvimento e avaliação de metas
  • Controle de ansiedade e sobrecarga de trabalho
  • Planejamento de projetos.

Este livro está disponível também em PDF.

  1. Pipeline de Liderança, de Ram Charam,  Setphen Drotter e James Noel

Um livro sobre liderança escrito por três autores que são verdadeiras autoridades no assunto, com longa experiência ao acompanhar mais de 100 empresas ao longo de suas trajetórias.

Em “Pipeline de Liderança”, você encontra ensinamentos sobre a necessidade de ter líderes capacitados em todos os níveis hierárquicos de uma organização, com modelos comprovados para construir planos de carreira para seus vendedores, planejar sucessão e formar novos líderes.

14 . O poder dos 5 segundos, de Mel Robbins 

Mel Robbins ganhou o mundo depois de contar em seu TED Talk como 5 segundos podem mudar a forma de encarar o mundo, colocar a vida nos eixos e ter uma atitude mais positiva em relação ao mundo.

Em sua obra “O poder dos 5 segundos”, a autora compartilha como executivos de grandes empresas estão usando a regra criada por ela para aumentar a produtividade das equipes e para engajar colaboradores de forma mais eficaz.

Você também encontra esse livro sobre liderança em PDF, porém apenas na versão em inglês.

  1.  Mitos da Gestão: Descubra por que quase tudo que você ouviu sobre gestão é mito, de Stefan Stern e Cary Cooper

No dia a dia como líder de vendas, não são poucas as “regras de gestão” que você deve ouvir de colegas, chefes e até colaboradores. Coisas como “ambientes descontraídos são mais produtivos” ou “o que move as pessoas é o dinheiro” são grandes mitos para os autores Stefan Stern e Cary Copper.

Neste livro sobre liderança, eles apresentam 44 mitos de gestão de equipes que circulam pelo mercado – e que podem estar atrapalhando sua condução da área de vendas. O objetivo não é refutar absolutamente essas “verdades absolutas”, mas sim levar à reflexão se elas são mesmo válidas para a sua realidade de mercado e de gestão.

Alcance uma alta performance com a sua equipe de vendas!

Por mais preparado que você esteja como um líder comercial, sempre existem novas técnicas e ensinamentos a serem implementados para que seu time tenha uma ainda melhor performance, trazendo ganhos para a empresa, para você e para os vendedores.

Para caminhar rumo à alta performance, atualização é fundamental e, se você está com o tempo escasso para participar de cursos, nada melhor do que aproveitar essas dicas de leitura. Que tal escolher uma das opções para ler no próximo final de semana?