Para que uma negociação possa ser bem sucedida, é indispensável que o vendedor crie uma conexão com o cliente. Isso é feito a partir da construção de um relacionamento baseado na escuta, na empatia e na confiança.

E é essa a premissa do rapport. Você já ouviu falar?

De origem francesa, essa expressão foi incorporada pelo mundo das vendas e é muito utilizada para se referir ao ato de se conectar com o potencial cliente para conquistar sua confiança e convencê-lo a seguir com a negociação.

Neste artigo, vamos esmiuçar mais essa temática e esclarecer todas as suas dúvidas para usá-la no objetivo de ter mais vendas de sucesso. Continue a leitura para conferir nas linhas a seguir:

  • O que é rapport?
  • O que é rapport em vendas?
  • Porque o rapport é importante para as vendas?
  • Como criar rapport com o cliente?
  • Como criar rapport por telefone?

Leia também: O que é rapport em vendas + 6 técnicas que trazem excelentes resultados

O que é rapport?

Conforme adiantamos na introdução deste conteúdo, rapport é uma palavra de origem francesa e que, em livre tradução, significa “trazer de volta” ou “criar uma relação”.

Em sentido menos literal, rapport pode ser definido como uma conexão que é gerada entre uma pessoa e outra. É quando se estabelece uma relação de empatia, confiança e escuta genuína entre as partes.

O objetivo de quem pratica o rapport é fazer com que a outra pessoa fique mais aberta e receptiva ao diálogo, diminuindo resistências e favorecendo as interações e a troca de informação.

Rapport é o ato de criar uma conexão com outra pessoa com o objetivo de que ela ouça o que você tem a dizer sem apresentar grandes resistências.

Ouvir o cliente também é uma forma de criar rapport, veja mais dicas sobre isso com Raul Candeloro:

DICA: 4 livros famosos sobre a arte de influenciar pessoas

O que é rapport em vendas?

No contexto das vendas, o rapport pode ser entendido como uma técnica em que o vendedor busca criar um laço forte com o cliente.

A intenção é mostrar para o cliente que o vendedor compreende suas dores e necessidades e está disposto a ajudá-lo a encontrar a melhor solução.

O rapport em vendas tem como objetivo gerar identificação e receptividade mútua entre as partes da negociação.

Veja também: Como aprender a vender com 14 dicas e 4 técnicas de persuasão que funcionam

Por que o rapport é importante para as vendas?

O rapport pode ser um forte aliado para o time de vendas. Por meio dele, o vendedor consegue conquistar a confiança do cliente e desenvolver um relacionamento fortalecido e que permitirá que ele conduza melhor a negociação até o fechamento da venda.

O rapport reduz atritos na comunicação com o cliente, facilita o contorno de objeções e torna a transação comercial mais fluida.

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Como criar rapport com o cliente?

O cliente gosta de sentir que o vendedor está interessado no que ele tem a dizer e que não está preocupado apenas em fazer mais uma venda.

Para que você possa criar rapport com seus clientes e ser bem sucedido nas vendas, veja a seguir algumas dicas essenciais:

  • Faça uma pesquisa aprofundada sobre o cliente e busque encontrar pontos para se conectar com eles durante uma abordagem;
  • Personalize as abordagens;
  • Mantenha o bom humor durante as conversas com o cliente;
  • Tenha paciência para escutar o cliente;
  • Utilize a técnica de espelhamento da linguagem corporal do cliente (mas cuidado para não cair na imitação);
  • Pratique a empatia presumida para entender o comportamento do cliente diante de algumas afirmações;
  • Pratique a empatia condicional para entender o comportamento do cliente em determinadas circunstâncias e identificar obstáculos para a compra.

Você sabia que existem 2 tipos de rapport de vendas? Veja mais sobre eles neste infográfico:

Os 2 Tipos de Rapport de Vendas

Como criar rapport por telefone?

No caso de vendas internas, é também possível gerar rapport por telefone. Nesse caso, as dicas a serem seguidas são:

  • Estude e conheça bem o cliente que está do outro lado da linha, identificando suas principais necessidades e expectativas;
  • Crie um roteiro para orientar a ligação;
  • Mantenha a conversa fluida e natural;
  • Utilize uma linguagem que facilite a compreensão do interlocutor;
  • Atente-se ao tom de voz durante a conversa pelo telefone;
  • Escute o que o cliente tem a dizer e demonstre empatia.

O atendimento ao cliente é uma forma importante de criar rapport, veja dicas de como fazer um bom atendimento por telefone:

6 técnicas de atendimento ao cliente por telefone

Veja mais: Como criar rapport por telefone? Descubra em 6 dicas essenciais

Rapport é elemento fundamental para as vendas consultivas

Bom, agora que você já sabe mais sobre rapport, que começar a praticá-lo nas suas próximas negociações?

Em um contexto de vendas consultivas, especialmente no B2B, esse é um ingrediente essencial para direcionar os resultados. Faça isso e melhore o desempenho das suas vendas!

O rapport é apenas uma das técnicas que você deve usar para conquistar e fidelizar clientes. Veja mais algumas dicas neste e-book gratuito. Baixe agora mesmo: O Guia da Prospecção – Como prospectar novos clientes, gerar leads qualificados e prontos para comprar