Follow-up é uma ferramenta utilizada para acompanhar etapas no processo de vendas. Seu principal objetivo é manter o lead ou potencial cliente engajado com a empresa, e, assim, dar continuidade ao processo comercial. 

Para explorar a estratégia com eficiência, a seguir, você tira suas dúvidas sobre: 

  1. O que é follow-up 
  2. Qual a função do follow-up?
  3. Quais os principais tipos de follow-up
  4. O que é follow-up de vendas?
  5. Como fazer follow-up de vendas?
  6. O que é follow-up no setor de compras?

1. O que é follow-up

Follow-up é o nome dado ao processo de acompanhamento dos clientes durante sua jornada de compras e o funil de vendas. Inclusive, o próprio nome, em inglês, tem este significado. “To follow” significa seguir, acompanhar. 

A ideia é que, ao longo do follow-up, o vendedor seja capaz de perceber as necessidades do cliente e oferecer a ele o que for necessário para que ele se mantenha no ciclo de vendas, levando-o, ao fim, à sua decisão de compra. 

Saiba mais sobre o conceito de follow-up

2. Qual a função do follow-up?

A principal função do follow-up é garantir que o vendedor acompanhe o lead durante a jornada de vendas, impedindo que a conexão estabelecida entre ele e a marca “esfrie”

O follow-up tem função estratégica especialmente em jornadas de compra longas ou naquelas em que o contato principal do vendedor não é o tomador de decisão da empresa. Neste caso, o acompanhamento periódico do status da decisão de compra funciona como um estímulo ao fechamento da negociação. 

Uma proposta bem elaborada reduz a complexidade no follow-up. Veja as dicas:

3. Quais os principais tipos de follow-up? 

Existem diversos tipos de follow-up. Ele pode ser elaborado de acordo com as necessidades elencadas pela empresa e pelo time de vendas ao observar as jornadas de cada consumidor. 

Entretanto, os tipos mais comuns de follow-up são: 

  • Telefônico;
  • Por e-mail;
  • Presencial (com agendamento de visitas);
  • Follow-up de rotina; 
  • De vendas;
  • De compra;
  • De prospecção. 

Leitura complementar: conheça os principais tipos de follow-up nos artigos abaixo: 

4. O que é follow-up de vendas?

Follow-up de vendas é o conjunto de técnicas e ações que possibilitam o acompanhamento dos clientes em potencial durante o fluxo de vendas. De forma geral, o objetivo de um follow-up de vendas é levar o cliente à conversão. 

Entretanto, como mencionamos na pergunta anterior, o follow-up de vendas pode ser direcionado a etapas específicas do processo de compra (como a prospecção).

Leia mais: O que é follow-up de vendas e como elaborar o seu? 

5. Como fazer follow-up de vendas?

Os principais passos para fazer follow-up de vendas são: 

  • Determine os momentos da jornada de compra em que os contatos serão necessários; 
  • Elenque os melhores canais de comunicação para cada cliente; 
  • Esclareça as dúvidas do cliente e posicione-se como um consultor, e não como um vendedor que simplesmente está tentando empurrar uma aquisição; 
  • Estabeleça compromissos com o cliente. Após um follow-up, deixe o próximo passo agendado e sempre atribua ao cliente uma função (fazendo-o avançar em seu processo decisório); 
  • Sempre utilize um “gancho” para o contato com o cliente; 
  • Saiba a hora de encerrar o fluxo de follow-up. 

Um bom follow up de vendas deve levar em consideração diversos aspectos do relacionamento com o cliente. 

Dica de leitura: Técnicas para fazer follow-up

6. O que é follow-up no setor de compras?

No setor de compras, podemos dizer que o follow-up está ligado aos processos de acompanhamento de pedidos, bem como à gestão do relacionamento com fornecedores e parceiros. 

Dessa forma, o follow-up no setor de compras está ligado a atividades como: 

  • Gestão de contratos e vencimentos; 
  • Acompanhamento de pedidos e prazos; 
  • Contato com fornecedores e parceiros. 

Quer saber mais? Entenda como funciona o follow-up de compras

Continue aprendendo sobre como incentivar seus clientes até a compra: veja esta apresentação com 12 dicas para ter sucesso na abordagem de vendas!