Não é difícil observar vendedores que têm como prioridade aumentar a sua carteira de clientes. Mas de nada adianta possuir muitos contatos em sua base se você não souber fazer a gestão de clientes corretamente.

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Principais aprendizados deste artigo:

E sem uma gestão eficaz, o vendedor pode acabar perdendo grandes oportunidades de venda.

Tendo isso em vista, elaboramos aqui um conteúdo com foco na gestão de clientes. Continue a leitura para conferir nas próximas linhas:

  • O que é gestão de clientes;
  • Por que a gestão de clientes é importante;
  • Quais as vantagens de fazer a gestão de clientes;
  • 8 dicas de como fazer a gestão de clientes;
  • Como usar o funil de vendas na gestão de clientes;
  • Como uma ferramenta de CRM pode ajudar na gestão de clientes;
  • Qual o melhor programa gratuito para cadastro de clientes.

Leia também: Gestão de clientes: como dar conta do recado e fechar mais vendas

O que é gestão de clientes?

A gestão de clientes pode ser definida como um conjunto de ações estratégicas que têm como objetivo gerar novas oportunidades de negócio, fidelizar os clientes atuais e também recuperar aqueles que se encontram inativos.

Esse tipo de gestão é focada nas interações e no relacionamento que a empresa cultiva com a sua base de clientes. Por isso, vale a pena estar por dentro das principais práticas de relacionamento com o cliente. Aproveite e confira nosso conteúdo: O que é relacionamento com o cliente: 9 dicas para construir laços sólidos

Por que a gestão de clientes é importante?

A gestão de clientes é importante para que a empresa consiga estreitar a relação com os clientes e garantir que continuem gerando receita para a empresa crescer. Por meio da gestão de clientes, passa-se a entender melhor suas necessidades e expectativas, e assim, atendê-las da melhor maneira possível.

Veja também: Um guia completo para a gestão de relacionamento com clientes

Quais as vantagens de fazer a gestão de clientes?

Dedicar-se à gestão de clientes pode trazer algumas vantagens para a empresa. Veja, a seguir, as principais:

  • aumento na retenção, satisfação e fidelização de clientes;
  • melhoria na imagem da empresa;
  • melhoria no desempenho comercial;
  • aumento na receita média gerada por cliente;
  • maior assertividade na elaboração das propostas comerciais;
  • maior agilidade no atendimento.

Veja mais: As 5 grandes vantagens do controle de clientes e vendas e 4 tipos de programas para colocar isso em prática

8 dicas de como fazer a gestão de clientes

Para fazer uma boa gestão de clientes, existem algumas boas práticas que você pode implementar. Veja a seguir quais são elas:

  • Organize os dados e informações que você tem sobre cada cliente;
  • Mantenha um histórico atualizado das interações com os clientes;
  • Ofereça atendimento personalizado;
  • Fique atento aos seus compromissos agendados;
  • Não deixe de fazer follow-up;
  • Responda seus clientes o mais rápido possível;
  • Não deixe que os clientes fiquem estacionados por muito tempo em uma etapa do funil de vendas;
  • Investigue quais são as atuais dores e necessidades dos seus clientes.

Confira em nosso blog: Gestão da carteira de clientes: 8 dicas para empreendedores

Como usar o funil de vendas na gestão de clientes?

Para entender plenamente o que é gestão do relacionamento com o cliente e como fazê-la na prática, é importante conhecer o conceito de funil de vendas.

O funil de vendas é uma ferramenta utilizada para esquematizar as etapas da jornada de compra que um cliente costuma percorrer antes de fechar negócio.

Assim, o funil pode ser utilizado na gestão de clientes para acompanhar a evolução deles no processo de vendas.

A partir disso, é possível definir as estratégias que serão tomadas para fazer com que eles avancem até o fechamento da compra.

Por outro lado, os clientes que não possuem um “fit” com a solução da empresa devem ser descartados do funil de vendas.

Saiba mais: Como criar um funil de vendas e atingir melhores resultados

Cada empresa tem suas características e especificidades, por isso, é importante personalizar as etapas do seu funil de vendas. Veja como fazer isso com ajuda do Agendor:

Como uma ferramenta de CRM pode ajudar na gestão de clientes?

Afinal, o que é CRM na gestão de relacionamento com o cliente? Como esses dois conceitos podem trabalhar juntos?

Uma plataforma de CRM funciona como um banco de dados. Esse tipo de ferramenta vai coletar e armazenar dados considerados relevantes sobre os clientes da empresa, centralizando-os em um único sistema.

Com o CRM, é possível organizar melhor as interações, fazer segmentações e automatizar uma série de tarefas relacionadas à gestão de clientes.

Leia mais: CRM e gestão de clientes: venda mais, mais vezes, por mais tempo

Existem muitas maneiras de usar o CRM na gestão de clientes e o Agendor tem diversas funcionalidades nesse sentido, confira como funciona uma delas:

Qual o melhor programa gratuito para cadastro de clientes?

Existem inúmeros programas de CRM para você fazer o cadastro e a gestão dos seus clientes.

O melhor de todos é o Agendor, em termos de custo e benefício. A versão gratuita deste software de CRM é bastante funcional. Ela permite que até dois usuários façam o login na plataforma.

Além disso, a versão freemium possibilita o cadastro de até 10.000 empresas, 10.000 pessoas e 1.500 negócios. O limite de armazenamento é de 2 GB.

Confira em nosso blog: Sistema de CRM gratuito de verdade, com app no celular! Atraia, conquiste e fidelize seus clientes!

Veja mais sobre como funciona o sistema de CRM Agendor neste vídeo:

Bom, agora que você já sabe mais sobre gestão de clientes, pronto para colocar em prática na sua empresa?

O Agendor conta com dezenas de e-books, planilhas e outros materiais gratuitos que podem ajudar você a fazer a gestão de clientes, baixe alguns deles: