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CRM e gestão de clientes: venda mais, mais vezes, por mais tempo

Escrito por
Fernanda Balieiro

Mais que apenas cadastrar e organizar, o CRM na gestão de clientes deve conquistar, fidelizar e aumentar o volume de vendas

Quando uma empresa decide usar o CRM para a gestão de clientes, seus objetivos são claros:

  1. Vender mais para clientes atuais:
    1. Mais vezes
    2. Valores maiores (ticket médio)
    3. Por um período de tempo mais longo
  2. Conquistar novos clientes

CRM: Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

Se uma empresa sem clientes não sobrevive, criar e manter um bom

relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

Como o CRM na gestão de clientes faz isso?

Conhecendo seu cliente de verdade, suas reais necessidades e desejos, assim, você poderá prever o que ele quer, para desenhar ofertas irresistíveis, aquelas que encantam qualquer pessoa!

Algumas palavras que você deve incluir no seu glossário do CRM:

  • Conhecer
  • Proximidade
  • Desejo
  • Surpreender
  • Encantar
  • Fidelizar

Não, não se trata de um roteiro de comédia romântica, do tipo “sessão da tarde”, trata-se do seu negócio! Trata-se de aumentar receitas, lucros e resultados, com eficiência, eficácia e lucratividade!

Quer conhecer todos os segredos do CRM na gestão de clientes, na saúde ou na doença, na riqueza ou na pobreza, até que só a morte o separe de seu cliente?

CRM gestão de clientes

Encante e surpreenda seu cliente e ele será fiel

Então faça duas coisas:

Primeiro, baixe nosso Kit completo para sua empresa implantar o CRM com sucesso, que inclui um e-book, 2 artigos, uma apresentação pronta para treinar sua equipe e uma palestra em vídeo de Tony Robbins, apresentada no TED.

Depois, leia este post com tudo que você precisa saber sobre a gestão de clientes com CRM!

Veja também: Como criar um cartão de fidelidade que funcione de verdade?

Venda muito mais com um CRM na gestão dos clientes de sua empresa

Ao contrário do que muitos pensam, CRM não é apenas um software. É importante que fique clara a diferença entre a ferramenta de CRM e a estratégia de CRM.

A estratégia é uma maneira inteligente de Gerenciar a Relação com o Cliente (Customer Relationship Management, em inglês), para conhecê-lo profundamente e entregar exatamente o que ele procura, de forma surpreendente, conduzindo-o sempre ao seu lado, numa relação de equilíbrio e confiança mútua.

CRM gestão de clientes

Conhecer é estar próximo e caminhar sempre junto do cliente

Mas, não é pelo fato de que você não precisa, necessariamente, de um aplicativo para gerenciar essas atividades, que você deve continuar a fazer controles manuais ou empregar planilhas de cadastro de clientes no Excel e outras práticas  para iniciantes (menos evoluídas).

Pense assim: você faz campanhas de e-mail usando sua própria conta e acrescentando listas manualmente, “em cópia oculta”, ou utiliza uma ferramenta de envio de e-mails gratuita, como Mailchimp, por exemplo?

Bom, independentemente de sua resposta, o correto é se valer da tecnologia – ainda mais sem custos! – para fazer uma campanha de e-mail marketing que se espalhe e dê resultados, o que sempre trará mais motivação e produtividade para seus negócios. Afinal, quem não gosta de usar algo gratuito e ainda ter resultados incríveis?

E se você está se perguntando onde encontrar um CRM ou um sistema de cadastro de clientes grátis por tempo indeterminado, não apenas por um mês, clique no link abaixo, confira, e depois continue a leitura de nossa postagem, ok?

Sistema de CRM Gratuito Agendor

O Agendor é um sistema de CRM gratuito que ajuda dezenas de milhares de vendedores a organizar e aumentar as vendas diariamente.

Veja como pode te ajudar

Portanto, acabamos de derrubar o primeiro mito, de que um sistema de CRM para gestão de clientes é caro.

Agora, vamos aos segredos do CRM:

5 dicas de como vender mais com CRM

O que a gente sabe sobre nossos clientes é que muitas vezes eles ficam desconfiados com argumentações de vendas cheias de promessas e teorias que, depois, se revelam pouco efetivas.

Por isso, nós vamos ser bem práticos, vamos direto ao assunto:

1- Como vender mais para clientes atuais: faça a oferta perfeita

Se você conhece de verdade as necessidades de seus clientes, poderá oferecer para eles exatamente o que precisam. São as 5 perguntas que seu sistema de CRM vai responder para você:

  • Quem quer
  • O que quer
  • Quanto quer pagar
  • Quando quer comprar
  • Como/Onde quer comprar

Assim, no caso de uma campanha de e-mail marketing (seja B2C ou B2B), você pode segmentar seus clientes (quem), definir diferentes ofertas para cada segmento (o que), com diferentes preços, descontos e formas de pagamento (quanto), enviar em épocas do ano, dias, e até horários diferentes (quando) e direcionando os clientes para diferentes pontos de venda: loja física, link para e-commerce, telemarketing, “agende uma visita”, etc. (Como/Onde).

E, no caso de vendas consultivas para empresas, isso pode funcionar ainda melhor, com seu vendedor indo visitar seu cliente já sabendo tudo o que ele precisa (às vezes até com uma proposta ou orçamento já prontos, para mostrar apenas no caso de achar que acertou mesmo), demonstrando conhecimento do negócio dele e do mercado, gerando confiança em usar sua solução para curar as dores dele e admiração por sua empresa.

É isso que nós queremos dizer quando falamos em surpreender” o cliente.

2- Como vender mais para clientes atuais: follow-up sem furos

Já perdeu uma venda porque esqueceu de retornar um telefonema, não enviou um orçamento a tempo, ou não se lembrou de uma reunião e apareceu lá totalmente despreparado?

Um bom sistema de CRM envia alertas e lembretes, automaticamente, sobre todos os compromissos de seus vendedores.

3- Como vender mais para clientes atuais: pós-vendas

Um sistema de CRM de qualidade tem todas as informações que você precisa, inclusive para ajudar no pós-vendas e no atendimento ao cliente de duas formas: se um cliente ligar reclamando de algo, o atendente pode acessar o CRM e conferir as datas, especificações, vendedor responsável etc., de forma ágil e eficiente, surpreendendo mais uma vez o cliente.

Além disso, é possível descobrir clientes inativos e definir táticas e campanhas para trazê-los de volta.

CRM gestão de clientes

O que seu cliente amaria ganhar? Descubra e use em campanhas de fidelização!

4- Como vender mais para clientes atuais: fidelização

Fidelização não significa (apenas) criar um cartão com o nome do cliente e dar prêmios para ele quando acumula determinada quantidade de pontos.

Para isso funcionar, é preciso definir premiações que realmente encantem e surpreendam seu público-alvo. Um sistema de CRM na gestão de clientes poderá te dar todas as informações necessárias para determinar, entre outros fatores:

  • Quanto tempo em média as pessoas vão demorar para ter direito aos prêmios;
  • Quais os “prêmios” que gostariam de ganhar;
  • Regras de pontuação que vão fazer os clientes mais lucrativos ganharem mais vezes;
  • Criar mecanismos que ajudem a diversificar suas vendas, superar sazonalidades ou vender produtos de margem maior.

Se você quer saber tudo sobre campanhas de fidelização de clientes, confira está postagem: Existe fidelização sem software de programa de fidelidade?

5- Como conquistar novos cliente e vender mais

Para fechar nossas dicas, explicamos como conquistar clientes novos com CRM.

Se você tem todos os dados, históricos, informações, preços pagos, tipos de clientes etc., você poderá segmentar o perfil de cliente ideal, criar uma persona (um cliente fictício), prospectar com muito mais assertividade e, de novo: a pessoa certa, na hora certa, com o preço certo, o produto ou serviço certo, pelo canal certo!

Convencido das vantagens do CRM na gestão de clientes? Então comece a usar agora!

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