Confira 4 exemplos de marketing viral que ficaram famosos

Falar de marketing viral e exemplos de campanhas de sucesso é o tipo de texto legal, divertido de ler e gostoso de compartilhar com os amigos, não é mesmo?

Mas nossa ideia é ir um pouco além de dar exemplos de marketing viral. Antes, vamos conversar um pouco, rapidinho mesmo, sobre o que caracteriza esse tipo de campanha de marketing na internet.

Pode ser? Então, aguenta aí que os exemplos de marketing viral e seus vídeos logo vão parecer, mas não custa nada aprender um pouco sobre eles antes…

Marketing Viral Exemplos

Marketing Viral: sua campanha pode virar uma “febre” na internet!

Marketing Viral: exemplos e um pouco de teoria

Pense bem, na hora que você for criar a sua própria campanha de marketing viral, as próximas explicações vão te ajudar. Dê uma olhada:

O que é marketing viral mesmo?

Marketing viral tem exemplos aos montes. Mas você sabe quem foi o pioneiro dessa história?

O Hotmail! Isso mesmo, esse webmail gratuito começou com esse papo de marketing viral, faz um bom tempo, na época de seu lançamento.

Agora, você deve estar se perguntando: – Mas eu não me lembro de nenhum filme inesquecível do Hotmail… pode explicar isso melhor!

Claro que vamos explicar melhor. Na campanha primordial de marketing viral do Hotmail não havia vídeo nenhum. O que havia era uma mensagem obrigatória no rodapé de cada e-mail enviado através deles. A mensagem era a seguinte:

Hotmail: Powerful Free email with security by Microsoft. Get it now. Ou, em português: O poderoso e-mail grátis com a segurança da Microsoft. Tenha um agora mesmo!

Como essa história de e-mail gratuito não era algo muito comum, somado ao peso do nome Microsoft, todo mundo que lia a mensagem clicava nela e logo estava usando o Hotmail como seu e-mail pessoal.

A coisa “viralizou”, isto é, todo mundo que entrava em contato com ela acabava passando para frente e, cada vez mais, mais e mais pessoas seguiam esse exemplo de marketing viral, espalhando a novidade de um para o outro, como uma epidemia.

E esse foi só o começo de uma longa história!

Portanto, ao contrário do que muitos ainda acreditam, o marketing viral não precisa necessariamente de um filme muito legal para funcionar.

Bom, pelo menos era assim no começo. Com o tempo, ninguém mais ficava olhando rodapé de nada para se informar. Era preciso inovar a ideia.

Aí sim, o marketing viral criou exemplos bem mais divertidos e emocionantes, com filmes que estão na cabeça das pessoas até hoje!

Bom, agora que você entendeu melhor do que se trata essa estratégia de e-mail marketing contagiosa, vamos conferir alguns filmes muito legais empregados nessas campanhas?

E se quiser se aprofundar na definição e na história dessas peças de comunicação, confira nossa postagem anterior: Você sabe mesmo o que é marketing viral?

Exemplos de marketing viral que fizeram história

Ao clicar no play, tente notar uma coisa bastante interessante sobre esses vídeos. O que os faz serem “virais”? O que os transforma de simples filminhos engraçados ou fofos em verdadeiros fenômenos, com milhões de visualizações?

A resposta é simples! É preciso que contem com pelo menos três destas cinco características:

  1. Ser emocional
  2. Ser engraçado
  3. Ajudar alguém
  4. Ser envolvente
  5. Fazer com que as pessoas se identifiquem com ele

As três primeiras são intercambiáveis. Em outras palavras, se for emocionante, não precisa ser engraçado nem ajudar alguém, e vice-versa. Mas se for um pouco das três, melhor ainda!

Quanto às outras duas características, identificação e envolvimento, a maioria dos exemplos de marketing viral tem isso de forma marcante.

Bom, mas chega de papo, vamos ao vídeos!

Marketing Viral, Exemplo 1: Dove Real Beauty Sketches

Se você não é publicitário ou se talvez não se interesse por publicidade e propaganda, é possível que não saiba da importância que se dá nesse mercado aos chamados “Leões”.

Leão é o nome dado ao mais prestigiado prêmio da publicidade mundial, o Cannes Lions International Festival of Creativity ou Festival de Publicidade de Cannes. Os Leões são divididos em dezenas de categorias e as graduações vão do bronze, prata e ouro, chegando ao titânio, o mais desejado.

Tudo isso só para dizer uma coisa: este exemplo de marketing viral que trouxemos recebeu, nada menos, que 17 Leões no Festival de Cannes!

  • 1 Grand Prix de Titanium
  • 10 Leões de Ouro
  • 2 Leões de Prata
  • 4 Leões de Bronze

A apresentação já diz tudo sobre o que você vai ver agora. Confira!

Marketing Viral, Exemplo 2: Bebê Sem Papel

Quem não gosta de ver um bebê dando gargalhadas? Pronto: emocionante, engraçado, envolvente, as pessoas se identificam e, além disso, os redatores e publicitários que trabalhavam para o Itaú deram um jeito deste vídeo ajudar aos outros.

Como? Transformando essa história em um incentivo para as pessoas pararem de usar estratos de papel e pararem a usar estratos bancários digitais. Confira este fantástico exemplo de marketing viral em vídeo:

Marketing Viral, Exemplo 3: Dumb Ways To Die

“Dumb Ways To Die” pode ser traduzido por algo como: Maneiras Idiotas de Morrer. Motivo para brincar com tema tão macabro? Tratava-se de um problema na Austrália. A gente explica: as pessoas, eventualmente, bebiam demais e acabam morrendo idiotamente, como dormindo sobre os trilhos de trem e sendo esmagados ou simplesmente se distraindo e levando um tombo e rachando a cabeça na beira da estação.

A coisa cresceu e se alastrou para várias outras mortes imbecis, se tornando um sucesso de marketing viral e ajudando muito o governo a diminuir as mortes por motivos banais, como se incendiar ao tentar fazer um churrasco ou escorregar em piso molhado e partir o pescoço.

 

Marketing Viral, Exemplo 4: Pôneis Malditos

É claro que não poderíamos falar de marketing viral sem este exemplo antológico. Diz a lenda que o filme foi criado com uma sobra de verba e que foi só por isso que foi veiculado, inicialmente, apenas na internet, onde seu sucesso foi tanto que ganhou as telas de TV.

Curta mais uma vez:

O que achou de nossos exemplos de marketing viral? Essas são campanhas que dificilmente serão esquecidas.

No relacionamento com seus clientes, também é importante inovar para ser bem sucedido e lembrado sempre. Baixe nosso e-book: Kit para o sucesso com CRM e descubra as melhores práticas de CRM empregadas com equipes de vendas.