« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

3 fatores de sucesso no marketing de fidelização de clientes

Escrito por
Gustavo Paulillo

Simplicidade, criatividade e valor percebido das premiações: o marketing de fidelização de clientes não funciona sem essas três palavras

Quando falamos em marketing de fidelização de clientes, a primeira coisa que vem à cabeça de muitas pessoas são os famosos programas de fidelidade, como as milhagens das companhias aéreas e os pontos de cartões de crédito, que conforme acumulados determinadas quantidades dão direito a se adquirir uma passagem aérea ou outros prêmios, dependendo do caso.

CRM: Atraia, fidelize e satisfaça mais clientes

Se uma empresa sem clientes não sobrevive, criar e manter um bom

relacionamento estratégico com todos os seus públicos é vital

Na verdade, apesar do marketing de relacionamento e a fidelização de clientes serem assuntos extremamente ligados, existem diferentes tipos de fidelização de clientes, ou melhor: programas de acúmulo de pontos são um tipo de ferramenta muito usada para fidelizar clientes e trabalhar o relacionamento com eles. Mas é importante frisar que essa tática de marketing de fidelização de clientes é apenas uma dentre muitas outras providências que devem ser buscadas por quem quer trabalhar o marketing de relacionamento.

marketing de fidelização de clientes

Regras simples e boas premiações fortalecem programas de fidelização de clientes

Para saber mais detalhes sobre tudo que pode ser feito quando o assunto é o marketing de relacionamento e fidelização de clientes, você pode ler esta postagem de nosso blog: Fidelização de clientes é legal: clientes sempre com você!

Nesse contexto, não deixa de ser muito importante saber a melhor maneira de criar um programa de fidelização do tipo acúmulo de pontos. Para ajudar você a conhecer melhor alguns pontos desse assunto, separamos uma serie de dicas que apresentaremos a seguir. Leia com atenção e aproveite!

Marketing de fidelização de clientes: como criar programas de fidelização?

Anote três palavras muito importantes na hora de pensar em fidelização de clientes, marketing e programas de acúmulos de pontos:

  1. Simplicidade
  2. Prêmios relevantes
  3. Criatividade

Vamos falar sobre esses três pontos-chave nos tópicos abaixo. Leia, reflita, deixe comentários e tente visualizar como aplicar tudo isso em seu negócio!

Aliás, se você é empreendedor ou ocupa um cargo de liderança, uma das tarefas que deve tomar boa parte de seu tempo é a administração da força de vendas, por isso, recomendamos que leia nosso e-book: Guia para a Gestão Eficiente da Equipe de Vendas, que traz excelentes dicas de liderança.

Que tipo de programa criar?

É aqui que a palavra simplicidade entra com muito destaque!

Programas realmente baseados no marketing de relacionamento e fidelização de clientes não podem ser complicados de entender e cheios de regras que ninguém compreende. Isso pode até causar problemas jurídicos!

Um programa de acúmulo de pontos do tipo fidelização de clientes que exige diversos cadastros, pede informações demais e verdadeiras ginásticas mentais para se entender como, quando e o que ganhar não vai adiantar muita coisa para sua empresa…

Pense no seguinte esquema básico:

  • Como se acumulam os pontos: normalmente comprando algo. Então, defina uma regra do tipo: Tantos reais valem tantos pontos. OU cada compra (independente do preço) vale tantos pontos. Nada de inventar algo além disso.
  • Validade dos pontos: algumas empresas estipulam um prazo depois do qual os pontos expiram. Não é algo obrigatório, mas evita criar um passivo impagável ao longo da existência de seu programa de acúmulo de pontos como parte integrante de sua estratégia marketing de relacionamento e fidelização de clientes no decorrer dos anos.
  • Resgate dos pontos: só existe uma maneira eficiente de se fazer isso: usando a tecnologia da informação e um site na internet. Para isso, é preciso investir em tecnologia e segurança. Portanto, não pense que esse tipo de fidelização de clientes baseada em acúmulo de pontos é algo barato. Lembre-se que você será responsável por qualquer informação que seus clientes deixarem lá. É necessário criar uma página com boa usabilidade, fácil de navegar e aonde conste, além do regulamento completo e detalhado do programa, o catálogo com as premiações.
  • Catálogo de premiações: existem diversas maneiras de se fazer isso. Tanto um sistema próprio, como terceirizar com empresas especializadas nesse tipo de programa de fidelidade. O importante é que seja fácil do cliente escolher o que mais quer e se sinta recompensado honestamente.

Outro ponto importante a destacar é que o maior ganho para sua empresa ao usar este tipo de ferramenta em suas estratégias de marketing de fidelização de clientes é a informação.

Por isso, seu site deve ser muito bem construído e integrado ao um sistema de CRM que possa trazer e tratar todos os dados com confiabilidade e segurança. A partir desses dados e informações será possível planejar muito melhor suas ações de divulgação e vendas. E esse é um dos grandes objetivos da fidelização de clientes para o marketing: conseguir informações confiáveis!

Criando programas com valor para o cliente

marketing de fidelização de clientes

As premiações dos programas de fidelidade devem representar um real valor para seus clientes

Nem todos os programas de fidelidade que a gente vê por aí usam toda essa tecnologia. O famoso cartãozinho com carimbos que os restaurantes oferecem para os clientes completarem dez refeições e ganharem outra grátis não deixa de ser um programa de acúmulo de pontos.

O segredo do sucesso desses programas, sejam os mais tecnológicos ou os mais simples, é a relevância do prêmio para o cliente. O que ele quer ganhar e que sua empresa pode oferecer sem causar um desequilíbrio econômico em sua relação?

Nesse momento, vale a pena conversar com clientes e entender o que eles valorizam e querem. Por que não fazer uma pesquisa ou um focus group e determinar a premiação que vai trazer muito mais resultados para sua empresa? Faça isso!

Bolando programas diferenciados

A criatividade tem de ser usada ao máximo para tornar seus esforços de marketing de fidelização de clientes cada vez mais efetivos! Nomes diferentes, premiações inusitadas, apoio de mídias sociais e até o nome das “moedas” para cumular pontos podem fazer toda a diferença.

marketing de fidelização de clientes

Seja criativo, tenha boas idéias, mas evite complicar seu programa de fidelização de clientes

Ir além disso é querer “reinventar a roda” e pode levar seu programa de marketing de relacionamento e fidelização de clientes a infringir a primeira regra que apresentamos: simplicidade!

Portanto, tenha ideias divertidas, providencie layouts de qualidade, invente nomes e crie sites muito legais. Mas mantenha a mecânica de seu sistema de acúmulo de pontos e resgate de prêmios o mais simples e intuitivo possível!

Dicas de marketing de fidelização de clientes nunca são demais! Confira este artigo de nosso blog e conheça outros detalhes deste assunto: Como fidelizar clientes? Surpreenda-os cada vez mais!

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Geral



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis