Confira as 8 melhores argumentações de vendas e feche mais negócios!

Quando se fala em argumentação de vendas, não adianta querer inventar. O que seu cliente quer ouvir é como a solução que você oferece pode realmente ajudá-lo a resolver um problema que ele tem.

Por isso, antes de focar seus esforços em como convencer seu cliente a adquirir o produto ou serviço de sua empresa, faça a lição de casa:

O Guia das Negociações de Sucesso

Como vencer objeções de clientes e chegar ao "SIM"

  • Estude o cliente, como ele é pessoalmente, quais suas características e história de carreira.
  • Faça o mesmo com a empresa dele, qual sua cultura corporativa, de quem compraram anteriormente, qual sua situação financeira e fatia de mercado etc.
  • Analise o mercado, os concorrentes e quem pode estar de olho nesse cliente.
  • Saiba tudo sobre sua empresa e as soluções que você oferece. Esteja preparado para responder prontamente a qualquer pergunta.

Esse é o primeiro passo. Muitos vendedores se concentram demais em tentar fechar a venda e esquecem que a maior parte do trabalho deve estar na preparação para a venda, quando se encontra a melhor argumentação para vender para aquele cliente. Dessa forma, o fechamento do negócio acontecerá naturalmente.

Também é muito importante o vendedor estar preparado encarar objeções durante as negociações. Veja como o Agendor pode ajudá-lo, clique aqui e acesse nosso material complementar.

Existe uma frase que resume isso muito bem: não empurre a venda, encontre a solução ideal para o problema do seu cliente.

Com isso, a construção da melhor argumentação de vendas já estará se formando em sua cabeça antes mesmo de se sentar com ele.

Mas é claro que todo bom vendedor tem suas táticas e costumes na hora de fechar um negócio e sua experiência diz que alguns argumentos de vendas podem ser melhores que outros.

Portanto, vamos apresentar para você uma lista de dicas com alguns dos melhores argumentos para vender e que podem ser usados durante negociações e reuniões comerciais.

Mas lembre-se: sem a devida preparação e estudo do cliente, por melhores que sejam os argumentos para vendas, será muito difícil convencer o comprador das vantagens do seu produto ou serviço.

melhor argumentação de vendas

Antes de partir para o fechamento, estude seu cliente e procure pontos em comum

Quanto mais conhecimento, mais preparado você estará para realizar vendas. Baixe nosso e-book: Guia: Como ser mais produtivo e eficiente em vendas e aproveite ainda melhor nossas dicas.

8 dicas para encontar a melhor argumentação de vendas e fechar negócios

Esqueça a velha lábia. Quando falamos nos melhores argumentos para vendas, nos referimos a alguns tipos de abordagens que podem ajudar um vendedor a ter bons resultados, pondo em prática tudo que conseguiu descobrir sobre seu cliente enquanto fazia a lição de casa.

E para ficar mais fácil de lembrar destas táticas de vendas, demos nomes inspiradores para elas, confira:

1. Faça pose

É claro que fazer pose não vende, mas estamos nos referindo à PNL, ou Programação Neurolinguística, em que sua postura corporal, tom de voz e a maneira de conversar com o cliente podem fortalecer e melhorar sua argumentação de vendas.

Duas das técnicas de PNL muito comuns são: a técnica do espelho, em que se deve imitar discretamente os gestos, postura, movimentos e até o ritmo da respiração do cliente, gerando uma empatia com ele, e a da âncora, em que o vendedor tem que relacionar aquele momento da venda com experiências positivas e agradáveis para o cliente.

Para entender melhor essa técnica de argumentação de vendas, leia este post bem detalhado sobre o assunto, com 18 dicas práticas: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas.

melhor argumentação de vendas

Seu cliente parece não reagir? Tente técnicas de PNL!

2. Dar aquela mãozinha

Muitas vezes seu cliente está querendo fazer a compra, mas vê que terá dificuldades internas na empresa dele para concretizar o projeto.

Por exemplo: ele precisaria já encontrar o diretor com um estudo de viabilidade em mãos e talvez até com uma planta ou outro documento técnico. E se você se oferecer para dar “uma mãozinha” para ele?

Mesmo que a venda não se concretize, ajudar seu cliente com recursos e serviços adicionais (desde que não comprometam sua lucratividade ou sejam vantagens indevidas) vai fazer milagres em seu relacionamento. Argumente que pode ajudá-lo a resolver isso!

3. Realizar um sonho

É comum que alguns profissionais sonhem com uma solução para resolver um grande problema de sua operação. Por exemplo: eles até têm um software de gestão, mas o bom mesmo seria aquele outro… ou, “Nossas máquinas são boas, mas a ideal seria aquela lá.”. Se você sabe o que o cliente quer, e se o seu produto ou serviço se enquadra nos “desejos de consumo” dele, use o argumento do sonho para convencê-lo.

4. E se?

E se a venda não for fechada, o que vai acontecer? Este argumento de venda consiste em mostrar ao cliente tudo de ruim que a empresa pode passar caso ele não se decida logo pela compra. Quais as consequências?

5. Chamar a turma

Seu cliente é inseguro, mas você conhece pessoas que podem influenciá-lo a se decidir? Peça o auxílio deles, pessoas em quem ele confia e que podem dar bons conselhos. Sua argumentação de vendas seria: – Tá vendo como eles concordam?

6. Maria vai com as outras

Semelhante à argumentação anterior, este é um dos argumentos de vendas que mais se usa, mas precisa ser corretamente empregado: – Olha, todo mundo no mercado usa este tipo de solução com sucesso! Mostre ao cliente que ele não vai errar se seguir as tendências que estão dando certo.

melhor argumentação de vendas

Encurte a distância com seu cliente procurando apoio de outras pessoas ou de práticas de mercado

7. Me ajuda a te ajudar

Não interprete erradamente esta frase! Esta é a argumentação de vendas clássica, do bom negociador: – Eu cedo aqui, você cede ali e nós chegamos a um acordo. Não se trata de troca de favores, mas de ajustar as condições para se chegar à melhor proposta para ambos.

8. Prove por A + B

Muitas pessoas só se rendem aos fatos. Você deve ser esperto e perceber se seu cliente é uma destas pessoas que gosta de ver gráficos, números e provas concretas (muito comum entre engenheiros e médicos, por exemplo). Leve estes elementos palpáveis para convencê-lo e feche o negócio!

Estes são alguns dos melhores argumentos de vendas usados no mercado. Mas sempre existe algo mais para se aprender, não é mesmo? Veja mais neste texto: 5 Técnicas de fechamento de vendas que realmente funcionam.