A qualidade do atendimento ao cliente é um dos principais diferenciais competitivos de uma empresa. 

Tendo isso em vista, a elaboração de um SLA te ajudará a determinar um conjunto de normas e procedimentos que devem ser seguidos para garantir que o atendimento prestado seja o melhor possível.

Neste artigo, você vai descobrir o que é SLA de atendimento, qual a sua importância e os principais tipos.

Continue a leitura e confira também 5 dicas de como implementar o SLA de atendimento na sua empresa:

  1. Analise o histórico de atendimento;
  2. Ouça o que os clientes têm a dizer sobre o seu atendimento;
  3. Avalie o atendimento da concorrência;
  4. Estabeleça os indicadores de desempenho;
  5. Determine as metas para cada indicador.

Entenda também outro tipo de acordo de nível de serviço: O que é SLA, Service Level Agreement, e como ele ajuda sua equipe a vender mais

O que significa a palavra SLA?

SLA é a sigla para o termo em inglês Service Level Agreement. Traduzindo para o português, significa Acordo de Nível de Serviço.

E por “nível de serviço” entende-se a qualidade com que este é entregue, tendo como base critérios objetivos previamente estabelecidos no acordo.

O que é SLA de atendimento?

O SLA de atendimento trata-se de um acordo em que fica definido o nível de qualidade do serviço que o time de atendentes deve atingir.

Nesse documento, constam as diretrizes operacionais que deverão ser seguidas para que se consiga atingir um bom nível de atendimento, garantindo a satisfação dos clientes.

Os critérios que vão caracterizar um atendimento de qualidade, bem como as métricas de acompanhamento, são pré-estabelecidos no Service Level Agreement (SLA).

Ou seja, o SLA de atendimento é um contrato no qual são especificadas as condições para que esse serviço seja considerado satisfatório.

Leia mais: Como calcular SLA de atendimento em 7 passos

Tipos de SLA de atendimento

Para entender melhor o que é SLA de atendimento, é importante pontuarmos que há dois tipos principais de Acordo de Nível de Serviço de atendimento: um com foco no cliente e o outro com foco no serviço.

SLA de atendimento com foco no cliente

Neste tipo de SLA de atendimento, os esforços são direcionados a suprir as necessidades do cliente. Há maior flexibilidade para personalizar os serviços.

SLA de atendimento com foco no serviço

Já neste segundo tipo de SLA de atendimento, o objetivo principal é descrever as metas gerais para que o serviço prestado possa atingir um nível de qualidade desejado.

Qual a importância de um SLA de atendimento

Elaborar um Service Level Agreement (SLA) para o atendimento é importante porque permite promover um alinhamento de expectativas entre cliente e empresa no que se refere à qualidade do serviço que será entregue.

Esse alinhamento também se dá internamente entre os atendentes, os quais terão mais clareza sobre o que se espera deles e as diretrizes que precisam ser seguidas.

A importância do SLA de atendimento também está presente no fato de que esse acordo favorece o acompanhamento contínuo do desempenho desse serviço. Assim, fica mais fácil identificar os pontos que carecem de melhoria para garantir que o cliente fique cada vez mais satisfeito com o atendimento prestado.

Veja mais: Como superar as expectativas do cliente? 10 dicas de ouro

Como implementar o SLA de atendimento?

Para uma eficaz implementação do SLA de atendimento, é necessário que conste nesse documento o que se deve e o que não se deve esperar desse tipo de serviço.

Além disso, existem outras dicas que você deve seguir para elaborar e implementar o SLA de atendimento com sucesso na sua empresa. Confira abaixo quais são elas:

1. Analise o histórico de atendimento

Revisite o histórico de atendimento da sua empresa para entender os procedimentos e identificar oportunidades de melhoria.

2. Ouça o que os clientes têm a dizer sobre o seu atendimento

Faça pesquisa para compreender a perspectiva dos clientes sobre o atendimento que a sua empresa oferece e também para obter insights.

Não sabe como fazer pesquisas? Estas dicas vão te ajudar:

E se tem dúvidas sobre a importância de ouvir o cliente, assista a este vídeo com Raul Candeloro:

3. Avalie o atendimento da concorrência

Faça o benchmarking do atendimento oferecido pela concorrência e identifique práticas que podem ser adaptadas na sua empresa.

4. Estabeleça os indicadores de desempenho

No SLA devem constar as métricas que serão utilizadas para avaliar a qualidade do atendimento e monitorar o desempenho da equipe.

5. Determine as metas para cada indicador

Estabeleça os resultados que o time de atendimento deverá perseguir em cada métrica definida.

Sem isso, não há como saber se as equipes estão atingindo os resultados esperados. 

Para acompanhar a performance dos vendedores, por exemplo, você pode usar estes indicadores:

Saiba mais: SLA de marketing e vendas: o que é, importância e passo a passo de como fazer na sua empresa

Bom, ficou claro para você o que é o SLA de atendimento e por que ele é tão importante?

Redija um Acordo de Nível de Serviço para a sua equipe de atendimento e obtenha um melhor desempenho nesse setor.

Quer melhorar o nível de serviço do seu atendimento ao cliente? Então, baixe nosso kit com 5 materiais gratuitos: Kit: como melhorar o atendimento ao cliente e vender mais