Você com certeza já foi impactado por alguma estratégia de outbound. Sabe aquela ligação de telemarketing não solicitada, a mensagem de vendas recebida pelo LinkedIn, aquele anúncio no meio de um vídeo que você está assistindo no YouTube e as propagandas nos intervalos comerciais da TV aberta e fechada?

Principais aprendizados do artigo:

  • O outbound é uma estratégia que se baseia na busca ativa por potenciais clientes, mesmo que eles não tenham expressado interesse na marca ou produtos comercializados.
  • Alguns exemplos de ações de outbound são: comerciais na TV ou em vídeos do YouTube, participação em feiras e até mesmo ligações apresentando o produto (cold calls). 
  • Por se basear em uma busca ativa do cliente, tanto vendedores quanto o time de marketing devem tomar cuidado para não se tornarem demasiadamente invasivos. Isso pode assustar os clientes e impactar nas vendas. O outbound é uma ótima estratégia de vendas e que ainda faz sentido para diversas empresas. Quer se tornar um expert em vendas, independente do quão difíceis possam parecer? Baixe nosso PPT e tenha acesso a dicas infalíveis para se tornar um expert das vendas!

Pois bem, tudo isso pode ser considerado como ações de outbound. E elas são totalmente válidas para a empresa que querem se manter competitivas no mercado. Para saber mais sobre esse assunto e sanar todas as suas dúvidas, confira neste glossário as respostas para as seguintes perguntas:

  • O que é outbound? 
  • Qual a diferença entre inbound e outbound? 
  • O que é outbound marketing? 
  • O que são vendas outbound?
  • O que é lead outbound?
  • Quais são os “problemas” do outbound marketing?
  • Quando o outbound é indicado?

Veja também: Outbound Marketing: TUDO o que você precisa saber para aumentar suas conversões

O que é outbound?

Essencialmente interruptivo, o outbound se refere a um conjunto de estratégias em que a empresa vai ativamente até seus potenciais clientes. No outbound, não há necessariamente uma preocupação com o interesse genuíno do alvo das ações ou interação prévia entre o prospect e a marca.

Assim, a empresa tem um papel mais ativo de “ir atrás” de novos clientes, seja por meio de contatos não solicitados ou de propaganda em massa, entre outras táticas para conseguir persuadir seus clientes.

Fazendo uma analogia, é como em um mar cheio de oportunidades, lançar uma rede na expectativa de capturar os peixes desejados. 

Leia mais: Prospecção Outbound: o que é e como colocar em prática na sua área de vendas?

Ter um discurso rápido de apresentação da empresa na ponta da língua pode ajudar muito na hora de um primeiro contato com o cliente, veja dicas de como criar o seu:

elevator pitch

Qual a diferença entre inbound e outbound?

Enquanto no outbound, que diz respeito ao marketing mais tradicional, a empresa adota uma postura mais ativa para comunicar uma mensagem, divulgar suas soluções e prospectar novas oportunidades de negócio, no inbound trabalha-se mais a atração de potenciais clientes genuinamente interessados na solução.

As ações de inbound buscam fazer com que os prospects cheguem voluntariamente até a empresa, despertando neles um interesse nos produtos ou serviços oferecidos.

No inbound, adota-se uma postura mais consultiva e menos “invasiva”, diferentemente do outbound.

Em relação ao outbound, o público é abordado pela empresa que quer impactá-lo por meio de alguma abordagem ativa, sem que esteja esperando por isso.

Veja mais: Como captar leads qualificados com uma base de contatos completa

O que é outbound marketing?

Conforme bem adiantamos no tópico anterior, o outbound marketing se refere a uma série de estratégias mais tradicionais e proativas para comunicar alguma mensagem e se relacionar com o público.

Como exemplos de outbound marketing, podemos citar:

  • Anúncios em mídia online (links patrocinados, banners em sites e blogs, anúncios no YouTube etc) e offline (TV, jornal, revista, rádio, outdoors etc);
  • Participação em feiras e eventos relacionados ao seu mercado de atuação;
  • Cold calls e cold mails.

Telefonemas frios, os chamados cold calls precisam muito bem estudados, por isso, empregue estas dicas do Gustavo Gomes, sales Representative do Agendor: 

DICA: Cold calling 2.0: como otimizar os resultados das suas “ligações frias”

O que são vendas outbound?

Vendas outbound, que também podem ser chamadas de outbound sales ou vendas ativas, se referem a um modelo comercial em que os vendedores vão ativamente até os clientes em potencial para tentar vender algum produto ou serviço.

Esse modelo já existe há séculos, literalmente, e ainda é bastante eficiente dependendo da forma com a qual é conduzido, do tipo de solução a ser comercializada e do perfil do cliente.

O outbound sales é feito mais comumente por telefone ou e-mail e até mesmo por visitas presenciais, o chamado porta a porta – bastante comum no modelo de representação comercial. 

Este post também pode interessar a você: O que é fluxo de cadência outbound? Estruture sua rotina de vendas

O que é lead outbound?

O lead outbound se refere aos meios de contato (nome, telefone, e-mail etc) que a empresa consegue de clientes em potencial por meio de pesquisas em bancos de dados e listas de mailing. 

Quais são os “problemas” do outbound marketing?

O outbound marketing possui alguns potenciais desafios que devem ser considerados antes de adotar essa abordagem. São eles:

  • O outbound marketing pode acabar sendo invasivo demais e desagradar o público-alvo quando feito de forma excessiva ou em desacordo com o perfil de cliente;
  • Apesar de ter um alcance maior, estratégias desse tipo costumam ter um custo mais elevado;
  • A mensagem é mais dispersa e nem sempre chega a uma audiência qualificada.

Leia também: Outbound Sales: o que é e quando apostar neste modelo de vendas

Quando o outbound é indicado?

Apesar dos pontos listados anteriormente, o outbound é uma abordagem que pode ser bastante eficaz em alguns casos. Geralmente, o outbound é indicado quando:

  • Você já sabe com quais clientes especificamente você quer trabalhar;
  • Sua empresa atua em um nicho de mercado bem específico;
  • As soluções comercializadas possuem alto valor agregado e ticket médio elevado;
  • Deseja-se alcançar resultados em curto prazo.

Conquistar clientes, seja por meio do outbound marketing ou do inbound marketing sempre será um desafio, pode isso, trouxemos mais algumas dicas para você aplicar em seu negócio:

10 estrategias para conquistar mais clientes

O Outbound continua uma estratégia relevante de vendas!

Mesmo tendo perdido certo espaço recentemente para o inbound nas áreas comerciais, o outbound ainda pode te ajudar a alavancar os resultados da sua empresa, principalmente nos casos que mencionamos acima. 

Então, aposte em uma abordagem mais ativa para chegar aos clientes mais cobiçados pelo seu modelo de negócio e feche mais vendas!

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