“É impossível agradar a todo mundo”, “quem tudo quer, nada tem”, “mais vale um pássaro na mão do que dois voando”.

Mais do que frases que você pode usar em seu dia a dia social, essas sentenças ajudam a traduzir um importante conceito de marketing: o nicho de mercado.

Aquela parcela especial do público que você escolheu para atender melhor do que todos os concorrentes. 

Mas como escolher um nicho de mercado lucrativo?

Esse é um questionamento que muitos empreendedores fazem, especialmente os de pequeno e médio porte ou que estão iniciando suas operações.

Isso porque, ao definir um nicho de mercado, fica mais fácil se posicionar como autoridade e conquistar um público fiel aos seus produtos e serviços.

Mas, antes de tudo, você sabe o que significa nicho de mercado?

Se não, fica tranquilo que vamos explicar tudo para você neste conteúdo. Prossiga a leitura para conferir nos tópicos a seguir:

  • O que é nicho de mercado?
  • Por que é importante definir um nicho de mercado para a sua empresa?
  • Como se identifica um nicho de mercado?
  • Como saber se um nicho de mercado é bom?
  • Como escolher um nicho de mercado lucrativo?

Leia também: Segmentação de clientes: o que é e como executar com maestria para alcançar resultados comerciais!

O que é nicho de mercado?

O que é nicho de mercado pode ser definido como um recorte que se faz em um mercado maior. O ideal é que  esse recorte ainda seja pouco explorado por outros players, facilitando sua entrada nesse mercado.

Trata-se de um tipo de segmentação em que se define um grupo menor com interesses, comportamentos, dores e necessidades bem específicas, as quais ainda não foram plenamente atendidas por outras empresas que focam no mercado mais amplo.

Leia mais: Porque (e como) você deve encontrar seu nicho de mercado

Você já ouviu falar em Oceano Azul? Confira: Os 8 pontos-chave da estratégia do Oceano Azul

Por que é importante definir um nicho de mercado para a sua empresa?

A definição de um nicho de mercado para o seu modelo de negócio é importante por inúmeros motivos. Um deles se refere à sustentabilidade financeira da sua empresa.

Tentar competir em um mercado amplo, composto por grandes corporações já bem estabelecidas, pode levar a sua empresa a ruir.

Por outro lado, se você focar em um nicho específico, você consegue manter o seu negócio mais competitivo, agregar valor às suas soluções e tornar sua empresa mais lucrativa.

A importância de definir um nicho de mercado também está nos investimentos menores em marketing para divulgar suas soluções e fazer a gestão de relacionamento com seu público-alvo.

Dividir os clientes por perfis também vai te ajudar a vender mais, conheça alguns tipos de clientes mais comuns:

Confira: Os 13 tipos de clientes mais difíceis que sua empresa pode atender

Como se identifica um nicho de mercado?

Para identificar um nicho de mercado, você pode considerar critérios geográficos, demográficos, psicográficos e comportamentais.

É possível, por exemplo, que a sua empresa se dedique a atender uma região específica da sua cidade, estado ou país. Ou, então, destinar suas soluções apenas para mulheres negras empreendedoras de 30 a 40 anos.

Você também pode identificar um nicho de mercado considerando valores, crenças e hábitos de consumo do seu público-alvo.

Veja mais: Como segmentar o mercado e aumentar as vendas

Precisando segmentar seus clientes para escolher um nicho e definir estratégias? Veja como um sistema CRM pode alcaufar você a fazer isso:

Como saber se um nicho de mercado é bom?

Para saber se um determinado nicho de mercado é realmente promissor, é preciso ser feita uma avaliação sobre as necessidades desse recorte do mercado que ainda não foram atendidas.

Além disso, é importante entender também a relação entre esse nicho e as outras empresas. Será que esses clientes estariam dispostos a trocar essas marcas pela sua?

Faça também uma pesquisa para saber o quão dispostos os seus potenciais clientes estão a pagar por uma solução que contemple de forma plena suas atuais necessidades.

Veja também: 3 formas de classificar clientes para definir estratégias com mais assertividade

Como escolher um nicho de mercado lucrativo?

Agora que você já sabe o que significa nicho de mercado, por que é importante definir e como identificar, é hora de descobrir algumas dicas que vão te ajudar a escolher um nicho capaz de gerar bons lucros para a sua empresa.

  • Reveja as suas estratégias de negócio do ponto de vista quantitativo (metas de vendas e lucro) e qualitativo (valores, missão, responsabilidade corporativa);
  • Investigue as necessidades do mercado e de seus clientes atuais;
  • Entenda como seus produtos e serviços ajudam seus clientes hoje e como é possível ajudá-los ainda mais;
  • Faça diferentes recortes do mercado e avalie qual está mais alinhado aos objetivos da sua empresa;
  • Identifique seus diferenciais competitivos;
  • Realize projeções financeiras para avaliar o potencial de retorno dos nichos de mercado.

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Bom, ficou claro o que significa nicho de mercado e a importância de fazer essa segmentação?

Lembre-se de que conseguir identificar nichos promissores pode ser determinante para a sobrevivência e desenvolvimento do seu modelo de negócio.

Ao segmentar corretamente seu mercado e escolher nichos de atuação mais lucrativos e rentáveis, sua empresa pode se tornar muito mais bem-sucedida. 

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