Como é feita a qualificação de leads de marketing na sua empresa?

Para que a sua empresa possa ter um bom desempenho comercial, é de extrema importância se dedicar à geração e à qualificação dos leads.

E, neste contexto, sabemos que mais importante do que simplesmente a quantidade de leads, é a combinação com a qualidade das oportunidades de negócio que são enviadas para o time de vendas fazer a conversão.

Para te ajudar nesse assunto, elaboramos aqui um guia sobre Marketing Qualified Leads, ou, simplesmente, MQL. Continue a leitura para conferir a seguir uma série de respostas a estas perguntas:

  • O que é um MQL?
  • Qual a diferença entre MQL e SQL?
  • Por que qualificar um lead é importante?
  • Como gerar leads qualificados de marketing?
    • Defina as suas personas com clareza
    • Leve o conteúdo certo, no momento certo e para a pessoa certa
    • Faça uso do lead scoring

E estas siglas, você conhece? BDR e SDR: Desvende essa sopa de letrinhas!

O que é um MQL?

MQL é a sigla em inglês para Marketing Qualified Leads ou, em livre tradução, leads qualificados por marketing.

Basicamente, são pessoas que demonstraram interesse no que a sua empresa tem a oferecer com base nas estratégias de marketing da marca e estão dentro do perfil definido para as campanhas.

Quando o lead chega ao estágio de MQL, ele já possui um nível de educação mais avançado no que se refere aos problemas que possuem e às possibilidades de solução.

No entanto, apesar de ter mais conhecimento e clareza sobre as dores que enfrenta, o lead que chega ao estágio de MQL ainda está na busca por uma empresa que seja realmente capaz de atender suas necessidades.

Geralmente, para chegar neste estágio, o MQL já acessou seus conteúdos mais aprofundados sobre as suas soluções, como e-books e webinars. No entanto, ele ainda busca por informações que o ajude a decidir sobre a melhor solução para seus problemas.

Nesse caso, cabe ao time de marketing desprender esforços para convencer o MQL sobre o valor do seu produto.

Confira em nosso blog: Comprar leads vale a pena? Quais as alternativas?

Qual a diferença entre MQL e SQL?

SQL é sigla para Sales Qualified Leads ou, em livre tradução, leads qualificados por vendas.

A diferença entre MQL e SQL é que este já se encontra maduro o suficiente para receber uma proposta comercial do time de vendas e ser impactado pelas estratégias e discursos que visam convertê-lo em cliente.

O SQL está bem mais inclinado a fechar negócio com a sua empresa do que o MQL. Ele já está bem nutrido, sabe que você tem uma solução para o problema dele e, nesta fase, o lead está considerando as opções disponíveis.

Leia também: O que é MQL e SQL? Entenda o que são e como ajudarão na sua conversão de vendas

Por que qualificar um lead é importante?

A qualificação dos leads por meio das estratégias de marketing antes de encaminhá-los para o fechamento da venda é extremamente importante para que se consiga obter bons resultados comerciais.

Se o lead é encaminhado para a conversão de vendas sem estar maduro o suficiente, há grandes chances de a empresa perder essa oportunidade.

Isso acaba gerando desperdício de tempo e de esforços do time de vendas, que poderia estar se dedicando a leads mais bem nutridos e prontos para tomar sua decisão de compra.

A qualificação é uma forma de manter os leads interessados e estreitar o relacionamento entre eles e a marca, aumentando a confiança no seu discurso e nas suas soluções.

Veja também: Confira 8 principais gargalos na qualificação de leads e saiba como corrigi-los e otimizar o seu processo comercial

Uma das melhores formas de gerenciar seus leads e qualificá-los adequadamente é por meio de uma ferramenta de funil de vendas. Veja como usar o Agendor, neste webinar gravado e gratuito:

Como gerar leads qualificados de marketing?

Para conseguir gerar leads qualificados de marketing, existem algumas boas práticas que você pode implementar na sua empresa.

1 – Defina as suas personas com clareza

É importante que você tenha clareza sobre quem são as buyer personas do seu modelo de negócio e também sobre o perfil ideal de clientes.

2 – Leve o conteúdo certo, no momento certo e para a pessoa certa

Um aspecto importante da qualificação trata do conteúdo produzido pelo time de marketing para nutrir os leads. Ferramentas de automação de marketing te ajudam a fazer com que o conteúdo certo chegue até a pessoa certa e no momento mais adequado.

3 – Faça uso do lead scoring

O lead scoring consiste em pontuar os leads de acordo com seu perfil e nível de engajamento. Essa prática serve para saber se o lead já está maduro o suficiente para pular de fase e ser encaminhado para o time comercial.

Veja mais dicas sobre a gestão de leads e sua qualificação em sua empresa neste infográfico exclusivo do Agendor:

os 6 passos da gestão de leads

Saiba mais neste posts de nosso blog: 

Bom, agora que você já sabe mais sobre MQL, não deixe de nutrir os seus leads de marketing e aumente as chances de concretizar as oportunidades de venda.

Se você quer se tornar um expert na gestão de leads e qualificação dessas oportunidades de vendas em sua empresa, então baixe nosso e-book gratuito: Ebook | Guia definitivo para qualificação de leads