Leads qualificados são a porta aberta para o aumento nas suas vendas. Você sabe como qualificar os seus leads?

Existe um mundo inteiro de oportunidades para as empresas que sabem como qualificar os leads para fechar os melhores negócios, ainda mais com a internet e a quebra de barreiras geográficas, que coloca qualquer empreendedor no mapa mundial das vendas.

Contudo, com tantas possibilidades, a equipe de vendas deve estar mais focada do que nunca nos leads certos, do contrário pode acabar dispersando seus esforços e comprometendo os resultados com leads que pouco ou nada têm a ver com o negócio. E como fazer isso? Veja a seguir.

Como qualificar as leads para fechar os melhores negócios

Como qualificar as leads para fechar os melhores negócios

Verifique se o seu produto é adequado para a necessidade do lead

Você sabe que o seu produto não serve para todo mundo, não é mesmo? Então deixe de “atirar para todos os lados” e vá em busca das pessoas que realmente podem aproveitar o que você tem a oferecer com qualidade e garantia de satisfação.

Quando você se concentra em qualificar os leads que realmente podem gerar melhores negócios, você converte esforços e recursos para o que traz resultado para a sua empresa.

Tenha a certeza de estar falando com o tomador de decisões

Um setor de compras pode ter vários funcionários, assim como o marketing, o financeiro, etc. Mas sempre existe um tomador de decisões na empresa, aquele que dá o aval final para uma compra, e é com essa pessoa que você deve falar.

Quanto mais tempo você perder com pessoas que não podem dizer sim ou não, menores serão as chances de fechar o negócio.

Sendo assim, pergunte quem pode definir o futuro da sua negociação e convide essa pessoa para participar das apresentações dos produtos ou serviços.

Inclua o tomador de decisões em suas apresentações e reuniões

Inclua o tomador de decisões em suas apresentações e reuniões

Ouça mais para compreender o problema

Lembre-se que o processo de vendas deve estar centrado no cliente, não na sua solução.

Quando você se foca nos benefícios do seu produto ou serviço, deixa de ouvir qual é a real necessidade do cliente e, consequentemente, qualificar esse lead com perguntas que realmente poderiam lhe mostrar o melhor caminho para abordá-la e fechar melhores negócios.

Crie conexões emocionais

A necessidade de um cliente, seja ele B2B ou B2C, é um problema, uma dor que precisa ser solucionada.

Quando você chega até as emoções dele, descobre suas expectativas e frustrações e mostra uma saída, conquista muito mais do que uma venda, conquista um negócio que pode se estender para muitos outros.

Capacite sua equipe para qualificar os leads

Sua equipe de vendas deve ter os mesmos conhecimentos que você para identificar e qualificar uma lead de imediato, fazendo as perguntas certas e investigando a fundo qual é a necessidade dela.

Quando você tem várias pessoas fazendo isso, melhora consideravelmente seus resultados de vendas, fechando melhores negócios.

Capacite sua equipe para fechar os melhores negócios

Capacite sua equipe para fechar os melhores negócios

Saiba como seu lead se sente sobre os produtos e serviços que utiliza atualmente

Um lead satisfeito com as soluções que tem, dificilmente fará uma mudança, portanto, procure saber como esse lead está se sentindo em relação às soluções que utiliza.

Foque-se naqueles que estão insatisfeitos, ou que vislumbram um processo de expansão no curto prazo e precisarão de novas ferramentas de trabalho.

Saiba se seu produto atende às expectativas do seu lead

Finalmente, é preciso ser frio e racional neste momento para analisar se a sua solução pode mesmo resolver todos os problemas de seu lead.

Caso não seja possível, seja sincero e diga que neste momento, não há como ajudá-lo, mas que assim que tiver outras oportunidades de negócios, você entrará em contato.

Além de não perder o lead pela insatisfação algum tempo depois, você estabelece uma relação de confiança, que pode ser utilizada mais tarde para gerar melhores negócios.

E você, como qualifica os seus leads? Conte para nós através dos comentários!