Captação de leads, o que é isso, afinal?

Principais aprendizados deste artigo:

  • Uma das formas que podem ser utilizadas para a captação de leads é a produção de conteúdo informativo e relevante.
  • Outra forma de captar leads é através da carteira de clientes da própria empresa. Clientes satisfeitos sempre estão dispostos a indicar o seu negócio para amigos e conhecidos. 
  • O site da sua empresa é por si próprio uma ótima fonte de geração de leads. Para captá-los você pode inserir formulários de solicitação de contato.
  • Além de captar os leads, é preciso entender como conduzi-los para as próximas etapas do funil de vendas.
  • A ferramenta de geração de leads do Agendor ajuda a identificar e adquirir leads qualificados de forma eficiente, gerando uma lista de leads validados com o perfil de seus melhores clientes, junto à informações e contatos das pessoas certas para a tomada de decisão.

Captação de leads significa atrair e conseguir de forma ética as informações de contato de pessoas interessadas nas soluções de sua empresa.

Deu para perceber que essa é uma importante atividade para quem trabalha com vendas.

Neste post você vai conhecer 7 diferentes técnicas de como captar leads para o seu negócio.

Preparado? Então, vamos lá!

Leia também: Comprar leads vale a pena? Quais as alternativas?

O que é um lead?

Antes de falarmos de captação de leads, é importante saber com certeza o que são leads.

Leads são pessoas que se interessam de alguma forma pelas soluções que sua empresa oferece e das quais você tem alguma informação para entrar em contato.

Simples de entender o que são leads, não é mesmo?

Confira também: Saiba o que são leads e conheça 8 dicas para conquistá-los

E o que é um lead qualificado? 

Dentre essas pessoas que se interessam de alguma forma pelo seu produto ou serviço, os leads qualificados são aquelas pessoas que realmente tem o perfil de maior aderência e maior propensão a comprar.

Portanto, nem todos os leads que demonstram interesse na sua empresa, são realmente leads qualificados. 

Imagina o seguinte cenário: uma agência de publicidade busca uma sistema de CRM para implantar na empresa, no entanto, não há budget suficiente para iniciar o projeto no momento. Será preciso aguardar o próximo semestre para ter o investimento necessário disponível pelos diretores.

Logo, esta empresa é um lead. Mas pelo fato de não conseguir dar andamento no projeto e ter baixa propensão de compra, não é um lead qualificado.

Em outro cenário, se essa agência tivesse o orçamento disponível para iniciar o projeto, seria, sim, um lead qualificado, já que possui a necessidade e o investimento preciso para implementar o CRM. Ficou claro o que é um lead qualificado?

Confira a seguir agora 7 técnicas de captação de leads.

Como fazer captação de leads?

Agora que você sabe o que é um lead, e o que é um lead qualificado, é necessário conhecer as melhores técnicas de captação para “pescar” as melhores oportunidades de vendas e expandir seus negócios! 

1. Marketing de conteúdo para captação de leads

Quando se fala em como captar leads, o marketing de conteúdo surge como uma das técnicas mais efetivas.

O marketing de conteúdo consiste em criar um blog onde os assuntos tratados correspondem às palavras-chave mais usadas por seu público-alvo quando fazem buscas na internet.

Esses textos devem ser extremamente relevantes e informativos. Assim, são valorizados por seus leitores. Além disso, incluem-se nessas postagens links para se baixar materiais ainda mais profundos sobre o conteúdo, como e-books, infográficos, videoaulas e outros.

Dessa forma, os interessados deixam seus e-mails em troca desses materiais, transformando-se em excelentes leads qualificados para seu negócio.

Ficou claro para você como um blog é importante na captação de leads? Então veja mais detalhes neste vídeo:

Saiba mais: Leads inbound: 5 passos para aumentar sua taxa de conversão


2. Marketing Conversacional na captação de leads

Ao passo que o marketing de conteúdo é uma das melhores estratégias existentes para trazer usuários qualificados até o seu site ou blog, é preciso dar um passo além para transformar esses visitantes em leads e, consequentemente, em oportunidades de negócio.

E o Marketing Conversacional faz isso muito bem. Essa estratégia se utiliza de ferramentas de mensagem, como chatbots, para gerar uma comunicação proativa, personalizada e muito mais humanizada com o visitante do site.

É possível definir, por exemplo, um CTA personalizado de acordo com o conteúdo que o usuário está consumindo naquele momento – e fazer a captação dos dados e a qualificação em um formato de conversa.

Dessa forma, você retém a atenção do usuário e consegue obter mais informações do que o formulário tradicional, aumentando assim as chances de fazer a captação de leads qualificados.

Para colocar em prática esta metodologia, teste a Leadster gratuitamente por 14 dias.


3. Captação de leads por cold calling

Ligações frias são realizadas para entrar em contato com possíveis futuros clientes, mas que não as solicitaram.

É uma forma de captação de leads que demanda muito esforço, mas só vai funcionar se o vendedor fizer uma boa pesquisa do perfil dos clientes ideais da empresa e ligar somente para pessoas ou empresas que atendam a esse perfil.

Para isso, é preciso muita pesquisa na internet e nas mídias sociais, como no LinkedIn, por exemplo.

Saiba mais: Táticas de vendas por telefone: aprenda a usar

3. Indicações de clientes para captação de leads

Se seus clientes estão satisfeitos com seus serviços ou produtos, porque não indicariam sua empresa?

Não tenha receio de pedir indicações para clientes. Em alguns casos, você pode até oferecer algo em troca disso. Uma prática bastante comum em B2C, mas que pode ser adaptada para B2B.

Aqui no Agendor, por exemplo, vendedores autônomos que usam nosso plano gratuito são estimulados a apresentarem leads para nossa empresa.

4. Parcerias com empresas não concorrentes e que têm o mesmo público-alvo

Uma empresa que comercializa softwares de gestão corporativa tem o mesmo público-alvo que outra, que faz a manutenção e venda de hardwares para empresas.

Por que não podem compartilhar leads e até mesmo vender pacotes de serviços conjuntos?

Procure empresas com características em comum com a sua e ofereça esse tipo de parceria na captação de leads.

5. Escreva artigos nas redes sociais

O LinkedIn Pulse e o Medium são plataformas onde você pode escrever artigos sobre temáticas relacionadas ao seu negócio e se mostrar um expert no assunto.

Conforme as pessoas forem interagindo e deixando comentários, você automaticamente tem uma brecha para estreitar o relacionamento com elas, transformando-as em leads.

6. Truques simples de marketing digital

O marketing digital envolve muita pesquisa e esforço. Mas existem alguns pequenos truques de como captar leads que você pode fazer empregando ferramentas simples e até mesmo gratuitas.

Formulário de captação de leads

Simples e rápido de fazer com ajuda de ferramentas como o Google Forms, o Typeform ou o SurveyMonkey. Basta você embedar esses formulários em seu site ou blog solicitando aos usuários que preencham com seus e-mails para receberem sua newsletter.

Evite colocar campos desnecessários. Formulários mais curtos aumentam as chances das pessoas fornecerem as informações que você precisa.

Pop-ups interativos

Você já deve ter notado que muitos sites, atualmente, bem na hora que você retira seu cursor deles em direção a outra área de sua tela, abrem um pop-up interativo.

Normalmente eles convidam que o usuário deixe seu e-mail em troca de uma newsletter ou mesmo de outros materiais.

Acha que a programação necessária para isso é complexa e cara? Errado!

Existem ferramentas prontas para você usar em seu site. Inclusive algumas delas são gratuitas.

Confira as mais usadas:

7. Dê palestras e realize webinars

Uma tática que parece offline, mas que, na verdade, também é online.

Ao realizar uma palestra gratuita presencial, você estará recebendo uma grande quantidade de potenciais leads. Basta colocar na recepção uma pessoa coletando e-mails e outros dados em troca do “kit do evento”, que pode ser um bloco, caneta e crachá.

Mas você pode dar um passo à frente e transmitir sua palestra ao vivo, como um webinar. Convide as pessoas com antecedência, por meio das redes sociais e de seu blog, e solicite seu e-mail para receberem o link e assistirem ao webinar.

Se preferir, pode fazer somente o webinar online. Assim, os custos são bem menores.

Veja mais: Como gerar leads para vendas com o marketing?

O que são as ferramentas para captação de leads e como elas funcionam?

As ferramentas de captação de leads são recursos altamente eficazes, quando calibradas adequadamente, para as empresas que possuem produtos digitais e que utilizam estratégias de marketing digital.

Esses programas automatizam as táticas de marketing para chamar a atenção de um leads e colher seus dados de contato. A partir das ferramentas para captação de leads é possível entender qual é o comportamento desses leads para melhor qualificá-los ao longo do funil de marketing.

Isso pode ser feito de várias maneiras, como por meio de marketing de conteúdo, e-mail marketing, teste gratuito em produtos digitais, SEO, posts nas redes sociais, links patrocinados, entre outros. É papel da ferramenta de captação de leads organizar, monitorar e colher os resultados dessas estratégias.

Além de facilitar a gestão das táticas de marketing digital, as ferramentas de captação de leads:

  • aumenta a atração do público-alvo;
  • reduz o trabalho operacional do time de vendas e marketing;
  • promove a produtividade dos colaboradores;
  • melhora a qualidade do lead;
  • encurta o ciclo de vendas;
  • aumenta as vendas;
  • eleva a presença da sua marca na internet.

Veja agora algumas opções disponíveis no mercado:

Facebook Lead Ads

Com este recurso, você pode criar anúncios pagos bem segmentados e coletar as informações fornecidas pelos leads que, de alguma forma, interagiram com esses anúncios.

Hello Bar

O Hello Bar é um plugin do WordPress que simula uma pequena barra no topo de sites que, também, coleta as informações de contato disponibilizadas e melhora as taxas de conversão da página.

Lahar

Com um sistema mais refinado, a Lahar é um software de automação de marketing que nutre os leads, automatiza e-mails e SMSs, landing pages, e outros recursos para gerar mais vendas.  

Geração de leads do Agendor

A ferramenta de geração de leads do Agendor é uma solução que ajuda a identificar e adquirir leads qualificados de forma eficiente. Com a capacidade de acelerar e aprimorar o processo de geração de leads, esse recurso permite:

  • Gerar uma lista de leads validados: você pode criar listas de leads que se alinham com o perfil dos seus melhores clientes diretamente do CRM. Isso significa que você estará focando seus esforços nas empresas e/ou pessoas mais propensas a se interessarem por seus produtos ou serviços.
  • Obter informações e contatos de decisores: a ferramenta fornece acesso direto à informações valiosas, como telefone, e-mail de contato das empresas, informações públicas de decisores em conformidade com a LGPD e dados da Receita Federal, como CNPJ, razão social e endereço. Isso simplifica a comunicação com os tomadores de decisão e agiliza o processo de vendas.

Entenda:

Gostou dessas dicas de captação de leads? Que tal mais algumas? Confira esta apresentação de slides criada pela equipe do Agendor:

E se quiser saber ainda mais maneiras de conquistar leads, baixe nosso e-book gratuito: O Guia da Prospecção – Como gerar leads qualificados e prontos para comprar