Captação de leads, o que é isso, afinal?

Captação de leads significa atrair e conseguir de forma ética as informações de contato de pessoas interessadas nas soluções de sua empresa.

Deu para perceber que essa é uma importante atividade para quem trabalha com vendas.

O Guia da Prospecção

Como gerar leads qualificados e prontos para comprar

Neste posts você vai conhecer 7 diferentes técnicas de como captar leads para o seu negócio.

Preparado? Então, vamos lá!

Leia também: Comprar leads vale a pena? Quais as alternativas?

O que são leads, afinal?

Antes de falarmos de captação de leads, é importante saber com certeza o que são leads.

E é muito fácil entender o que é são leads.

Leads são pessoas que se interessam de alguma forma pelas soluções que sua empresa oferece e das quais você tem alguma informação para entrar em contato.

Simples de entender o que são leads, não é mesmo?

Confira também: Saiba o que são leads e conheça 8 dicas para conquistá-los

7 técnicas de captação de leads que você precisa conhecer

1. Marketing de conteúdo

Quando se fala em como captar leads, o marketing de conteúdo surge como uma das técnicas mais efetivas.

O marketing de conteúdo consiste em criar um blog onde os assuntos tratados correspondem às palavras-chave mais usadas por seu público-alvo quando fazem buscas na internet.

Esses textos devem ser extremamente relevantes e informativos. Assim, são valorizados por seus leitores. Além disso, incluem-se nessas postagens links para se baixar materiais ainda mais profundos sobre o conteúdo, como e-books, infográficos, videoaulas e outros.

Dessa forma, os interessados deixam seus e-mails em troca desses materiais, transformando-se em excelentes leads qualificados para seu negócio.

Ficou claro para você como um blog é importante na captação de leads? Então veja mais detalhes neste vídeo:

Saiba mais: Leads inbound: 5 passos para aumentar sua taxa de conversão

2. Cold calling

Ligações frias são realizadas para entrar em contato com possíveis futuros clientes, mas que não as solicitaram.

É uma forma de captação de leads que demanda muito esforço, mas só vai funcionar se o vendedor fizer uma boa pesquisa do perfil dos clientes ideais da empresa e ligar somente para pessoas ou empresas que atendam a esse perfil.

Para isso, é preciso muita pesquisa na internet e nas mídias sociais, como no LinkedIn, por exemplo.

Saiba mais: Táticas de vendas por telefone: aprenda a usar

3. Indicações de clientes

Se seus clientes estão satisfeitos com seus serviços ou produtos, porque não indicariam sua empresa?

Não tenha receio de pedir indicações para clientes. Em alguns casos, você pode até oferecer algo em troca disso. Uma prática bastante comum em B2C, mas que pode ser adaptada para B2B.

Aqui no Agendor, por exemplo, vendedores autônomos que usam nosso plano gratuito são estimulados a apresentarem leads para nossa empresa.

4. Parcerias com empresas não concorrentes e que têm o mesmo público-alvo

Uma empresa que comercializa softwares de gestão corporativa têm o mesmo público-alvo que outra, que faz a manutenção e venda de hardwares para empresas.

Por que não podem compartilhar leads e até mesmo vender pacotes de serviços conjuntos?

Procure empresas com características em comum com a sua e ofereça esse tipo de parceria na captação de leads.

5. Escreva artigos nas redes sociais

O LinkedIn Pulse e o Medium são plataformas onde você pode escrever artigos sobre temáticas relacionadas ao seu negócio e se mostrar um expert no assunto.

Conforme as pessoas forem interagindo e deixando comentários, você automaticamente tem uma brecha para estreitar o relacionamento com elas, transformando-as em leads.

6. Truques simples de marketing digital

O marketing digital envolve muita pesquisa e esforço. Mas existem alguns pequenos truques de como captar leads que você pode fazer empregando ferramentas simples e até mesmo gratuitas.

Formulário de captação de leads

Simples e rápido de fazer com ajuda de ferramentas como o Gloogle Forms, o Typeform ou o SurveyMonkey. Basta você embedar esses formulários em seu site ou blog solicitando aos usuários que preencham com seus e-mails para receberem sua newsletter.

Evite colocar campos desnecessários. Formulários mais curtos aumentam as chances das pessoas fornecerem as informações que você precisa.

Pop-ups interativos

Você já deve ter notado que muitos sites, atualmente, bem na hora que você retira seu cursor deles em direção a outra área de sua tela, abrem um pop-up interativo.

Normalmente eles convidam que o usuário deixe seu e-mail em troca de uma newsletter ou mesmo de outros materiais.

Acha que a programação necessária para isso é complexa e cara? Errado!

Existem ferramentas prontas para você usar em seu site. Inclusive algumas delas são gratuitas.

Confira as mais usadas:

7. Dê palestras e realize webinars

Uma tática que parece offline, mas que, na verdade, também é online.

Ao realizar uma palestra gratuita presencial, você estará recebendo uma grande quantidade de potenciais leads. Basta colocar na recepção uma pessoa coletando e-mails e outros dados em troca do “kit do evento”, que pode ser um bloco, caneta e crachá.

Mas você pode dar um passo à frente e transmitir sua palestra ao vivo, como um webinar. Convide as pessoas com antecedência, por meio das redes sociais e de seu blog, e solicite seu e-mail para receberem o link para assistirem ao webinar.

Se preferir, pode fazer somente o webinar online. Assim, os custos são bem menores.

Veja mais: Como gerar leads para vendas com o marketing?

Gostou dessas dicas de captação de leads? Que tal mais algumas? Confira esta apresentação de slides criada pela equipe do Agendor:

E se quiser saber ainda mais maneiras de conquistar leads, baixe nosso e-book gratuito: O Guia da Prospecção – Como gerar leads qualificados e prontos para comprar