« Início Estratégias de vendas Ferramentas Produtividade Novas ideias Dicas de CRM Cases de CRM Atualizações do Agendor

SQL e MQL: entenda o que são e como ajudarão na sua conversão de vendas

Escrito por
Gustavo Paulillo

Imagine um time de vendas eficiente e capaz de otimizar a conversão de vendas da sua empresa. Parece sonho, mas é possível!

Quando pensamos em vendas, uma das principais metas dos gestores desse setor é a otimização de todo esse processo, tornando cada vez mais clara e prática a conversão de leads em clientes.

No entanto, a conversão de vendas só pode ser otimizada se entendermos os conceitos de MQL e SQL e como eles impactam no setor comercial da sua empresa. Ficou curioso para saber mais? Continue com a leitura!

SQL e MQL

SQL e MQL: entenda o que são e como ajudarão na sua conversão de vendas

O que é MQL?

MQL (Marketing Qualified Leads) é um estágio específico em que algumas leads se encontram. Nesse momento, elas já estão em um estágio de educação mais avançado — sabem quais os problemas possuem e o que precisam para resolvê-los, mas ainda estão em busca de uma empresa capaz de suprir essas necessidades.

No entanto, essas leads já estão dispostas a conhecer sua empresa como uma solução para os problemas que encontrou. Elas já tiveram muito contato com o conteúdo fornecido pela sua empresa: já baixaram alguns e-books, assistiram alguns webinars e, por isso, estão mais qualificadas e educadas a respeito do seu produto ou serviço.

É esse o divisor de águas para os MQLs: leads educadas que estão em busca de empresas para resolver o problema.

Podemos identificar um MQL também por suas características. Quando trabalhamos o processo de nutrição de leads, é possível perceber se ela se encaixa no perfil de possíveis clientes. Não existe uma proporção preestabelecida para saber quantos MQLs vão se tornar SQLs e quantos dessas SQLs converterão em vendas.

Para isso, é preciso observar o comportamento das suas leads e entender como trabalhá-las junto às metas de vendas da sua empresa.

Por exemplo, ao observar o comportamento das leads percebemos que são necessários 5 MQLs para gerar um SQL, assim como são necessários 4 SQLs para gerar uma venda.

Sendo assim, se a meta de conversão de vendas da empresa é de 32 clientes fechados por mês, são necessárias 128 SQLs e 640 MQLs, gerados pelo departamento de marketing para auxiliar o time de vendas.

O segredo para gerar MQLs qualificados é fazer o processo de nutrição da melhor forma possível. Para que isso aconteça, é fundamental que a sua equipe de marketing consiga levar o conteúdo certo para a persona certa no momento certo!

Para isso, indicamos o uso de ferramentas de automação de marketing — elas são fundamentais para otimização do processo e do tempo de trabalho da sua equipe.

O que é SQL?

SQL (Sales Qualified Leads) são as leads que estão realmente inclinadas para efetuar uma compra com a sua empresa. Nesse estágio, é possível encontrar as melhores opções em conversão de vendas e deixar que o seu time de vendas trabalhe em cima desses usuários.

Nesse momento, os critérios de qualificação são mais específicos: a lead já sabe que sua empresa possui uma solução para o problema e está considerando as opções.

Trata-se de uma lead educada que entrará em contato com seus consultores.

O departamento de marketing é que vai decidir qual MQL é qualificado o suficiente para ser um SQL. Após receber uma lista de SQLs, o time de vendas entrará em contato com a lead e trabalhará na conversão de vendas.

De modo geral, trata-se de um trabalho de construção de relacionamento com as suas leads. O processo de nutrição de vendas é fundamental e precisa ser feito com atenção e cuidado.

O time de marketing precisa, além disso, analisar estrategicamente cada lead para encontrar opções qualificadas para fechar contrato.

A sua equipe de marketing já cuida disso? Você tem alguma sugestão ou dúvida sobre o assunto? Escreva para nós através dos comentários!

Funil de Vendas do Agendor Coloque em prática essas dicas com nossa plataforma de aprimoramento em vendas Teste por 14 dias grátis!

Novas Ideias



Artigos relacionados

Venda com todo seu potencial!

Experimente por 14 dias grátis