Você sabe o que é BDR e SDR? Conhece a diferença entre ambos? Sabe no que esses profissionais podem ajudar a sua empresa para subir o seu número de vendas?

Aqui nós explicamos para você.

Muitas empresas têm dificuldades em saber a diferença entre BDR e SDR. Embora pareçam ser profissionais iguais, garantimos que a diferença entre eles é gritante.

Ambos os profissionais são responsáveis pela pré-venda do produto da sua empresa, ou seja, são eles que encontrarão e qualificarão potenciais compradores para o seu produto.

Mas, a forma de trabalhar de cada um desses profissionais é diferente.

Abaixo explicaremos o que fazem e qual a diferença entre BDR e SDR.

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O que é SDR?

SDR significa “Sales Development Representative”. Então o que é  Sales Development Representative?

Esse é o profissional responsável pela pré-venda por meio de uma lista de leads já criada.

Ou seja, o SDR recebe uma lista de leads que já foi capturado por algum meio (como uma newsletter) e faz o trabalho de pesquisa em cima dessa lista já estabelecida.

Ele é responsável por identificar e fazer o primeiro contato da empresa com esses potenciais interessados para ver se eles realmente tem interesse no produto que a empresa fornece.

Em outras palavras, ele faz a filtragem da lista de leads, e entrega para os seus vendedores somente os prospects mais qualificados que essa lista conseguiu fornecer.

Com essa lista “filtrada” pelo SDR, o vendedor pode fazer um serviço muito mais assertivo para a concretização da venda, otimizando o tempo da empresa como um todo e também otimizando a mão de obra dos profissionais.

Agora que você já sabe o que é  Sales Development Representative, vamos passar para o próximo tópico.

O marketing digital é uma das melhores fontes de leads para um SDR. Saiba mais sobre ele:

Veja mais: 5 formas de melhorar seus resultados com marketing digital para vendas

O que é BDR?

O BDR (Business Development Representative) tem uma função semelhante ao SDR, mas que se difere muito quando analisada mais de perto.

A função do BDR é também entregar uma lista de leads com clientes realmente interessados no produto oferecido pela empresa. Mas a diferença é que o BDR precisa produzir essa lista a partir do “nada”.

Em outras palavras, o BDR busca uma lista de leads para “lapidar” em locais onde que a prospecção dessa lista não costuma chegar.

Por exemplo, é esse profissional que entrará em contato com potenciais clientes que nem conhecem a sua empresa, que nunca entraram no seu blog, site ou em suas redes sociais. Isto é: que não foram encontrados por sua estratégia de marketing digital.

Esse profissional tem um trabalho bem mais complexo, pois precisa buscar pessoas e empresas que têm interesse no seu produto, mas que ainda não sabem da existência do seu negócio.

A partir da lista que o BDR cria inicialmente, ele desenvolve um trabalho igual ao do SDR posteriormente. Ou seja, entra em contato com esse lead para identificar os reais potenciais compradores e direciona a lista “filtrada” para os vendedores da empresa.

Veja algumas dicas de prospecção do Eduardo Muller que podem ajudar um BDR:

Leia também: Os 7 segredos da prospecção de clientes

BDR e SDR

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o que é SDR e o que é BDR, vamos realizar uma análise um pouco diferente.

Imagine que os seus clientes são o “ouro” da sua empresa (o que não deixam de ser, na verdade).

O SDR é o responsável por garimpar a mina (lista de Leads) e encontrar todo o ouro que ela pode oferecer, ou seja, os clientes que realmente desejam comprar o seu produto.

Por outro lado, o BDR é a pessoa que precisa procurar e identificar as minas de ouro em potencial. Após fazer toda essa pesquisa e busca prospectiva, é que ele vai garimpar a mina de ouro.

Ou seja, o SDR já recebe a mina de ouro da empresa para garimpar, enquanto que o BDR precisa procurar essa mina em locais que a empresa não costuma procurar (e onde quase ninguém conhece a empresa), localizá-las e só depois começar o processo de garimpar.

Seja um BDR ou um SDR, ambos precisam fazer a qualificação de leads. Para isso, existem algumas técnicas. Confira neste infográfico:

Vendas_consultivas

Leia mais: Como qualificar os leads para fechar os melhores negócios?

O que eles têm em comum?

Alguns pontos que BDR e SDR tem em comum, são:

  • Transformar uma lista de leads em potenciais clientes;
  • Conhecer profundamente os produtos da empresa;
  • Saber sanar as dúvidas e desafios propostos por esses leads;
  • Agilizar o processo de venda da empresa (só chega no vendedor o cliente realmente disposto a comprar o produto);
  • Realizar a pré-venda do produto.

Outra forma de descrever os dois profissionais é a seguinte:

SDRs costumam trabalhar com leads Inbound, fazendo a abordagem ser mais “suave” e dinâmica pois parte do ponto que o potencial cliente já demonstrou interesse no produto.

Já os BDRs trabalham somente com ligações e e-mails frios, o chamado outbound marketing, fazendo com que seja necessária uma persistência maior para que o potencial cliente demonstre algum tipo de interesse.

Saiba mais: SDR: o que é e qual a importância para a área de vendas?

Gostou da explicação sobre a diferença entre esses profissionais? Se ficou com alguma dúvida, deixe lá nos comentários, que logo responderemos.

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