Sabe por que você deve investir tempo e recursos no pré-vendas pelo WhatsApp? Uma pesquisa da Opinion Box revelou que 79% dos usuários se comunicam com empresas pelo aplicativo e 59% o consideram adequado para comprar produtos e serviços. E mais: 69% dos participantes disseram que o app é um ótimo canal de contato com as marcas.

Principais aprendizados deste artigo:

  • A prospecção de clientes pelo WhatsApp pode ser feita de forma ativa, quando o vendedor entra em contato com o lead que não interagiu com a marca, e passiva, quando o prospect deixa seus dados em algum canal da marca.
  • Os maiores benefícios de investir no pré-vendas pelo WhatsApp são: redução do tempo de resposta do lead, agilidade no atendimento, redução do ciclo de vendas e maior taxa de engajamento, de abertura, de conversão e de agendamento.
  • Algumas estratégias podem ser utilizadas para prospectar pelo WhatsApp, como integrá-lo ao sistema de CRM e armazenar dados para depois consultá-los e analisá-los; usar o click to chat; criar listas de transmissão; e enviar materiais ricos e relevantes.
  • Para potencializar a prospecção é necessário fazer follow-up periodicamente, qualificar os leads, definir os materiais que podem ser enviados de acordo com cada etapa do funil de vendas, definir o perfil do cliente ideal e estudar profundamente sobre ele etc.
  • Para que haja sucesso na aplicação das estratégias, a chave é monitorar os resultados regularmente. Saiba quais são os principais KPIs de venda! Coloque o aprendizado em prática e faça um teste gratuito do CRM do Agendor para acompanhar os indicadores!

Isso quer dizer que se sua empresa ainda não adotou essa estratégia de pré-vendas está perdendo diversas oportunidades de negócio, ficando para trás da concorrência. Que tal mudar essa situação e explorar todo o potencial que essa ferramenta corporativa oferece?

Pode até parecer trabalhoso implementar mais um canal de comunicação na empresa. Porém, saiba que todo o esforço e a dedicação serão compensados ao avaliar o retorno sobre o investimento ao longo do tempo.

Afinal, os leads e clientes estão lá e sua marca precisa aproveitar essa forma de conexão para criar relacionamentos mais próximos e duradouros. E o primeiro passo de um relacionamento com o cliente é o pré-vendas! 

Por isso, trouxemos neste artigo tudo o que você precisa saber sobre como efetuar prospecção de vendas pelo WhatsApp, explicando como funciona esse processo, suas maiores vantagens e dicas de estratégias para usar. Boa leitura!

Como funciona a prospecção de clientes por WhatsApp?

A prospecção de clientes por WhatsApp pode ser feita de duas formas: prospecção ativa e passiva. A passiva, é quando o cliente procura a marca para comprar um produto/serviço, tirar dúvidas ou pedir informações. Já a ativa é quando o profissional entra em contato com o lead sem que ele tenha interagido com a empresa.

A prospecção passiva pode acontecer, por exemplo, quando o lead é impactado por algum anúncio, post em rede social ou texto no blog e clica no ícone do aplicativo para iniciar uma conversa.

E o melhor é que a empresa pode usar chatbots com inteligência artificial para agilizar o atendimento e segmentar o assunto que a pessoa deseja tratar. Dessa forma, a conversa é iniciada entre usuário e robô, que o pode atender rapidamente tirando uma dúvida simples ou então encaminhando  a interação para o profissional mais adequado.

Vantagens do pré-vendas pelo WhatsApp

Inserir o WhatsApp como um canal de pré-vendas é excelente para empresas de qualquer porte e segmento. Até mesmo as microempresas B2C utilizam esse aplicativo para venderem e se relacionarem com clientes. Ou seja: dá certo.

E dá certo por diversos motivos, confira as maiores vantagens de investir no pré-vendas pelo WhatsApp:

  • redução do tempo de resposta do lead;
  • otimização da qualificação de leads;
  • melhora do atendimento e da experiência do cliente;
  • redução do ciclo de vendas;
  • possibilidade de otimizar o atendimento com chatbot e automatização de mensagens;
  • maior taxa de engajamento: o aplicativo possui taxa média de engajamento de 80% e de quase 100% de abertura;
  • maior taxa de conversão: a taxa média de conversão no WhatsApp é de 9%, enquanto no e-commerce é de 1% a 2%;
  • aumento da taxa de agendamento.

Principais estratégias de pré-vendas pelo WhatsApp

O WhatsApp possibilita a aplicação de diversas estratégias de pré-vendas, como integração com sistemas de CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente), uso do click to chat em anúncios e conteúdos da marca, grupos, listas de transmissão e envio de material educativo de alta qualidade.

Entenda melhor sobre cada uma delas!

  1. Integração do WhatsApp com o CRM

A melhor ferramenta para fazer a gestão do relacionamento com o cliente é o CRM. Ele reúne em só local todas as informações sobre o público e as interações realizadas com ele, em todos os canais disponibilizados pela empresa. Inclusive, claro, o WhatsApp.

Logo, ao utilizar a extensão do Agendor e o WhatsApp Web, por exemplo, o vendedor consegue inserir informações de modo rápido, salvar conversas importantes e até armazenar áudios! E, depois, caso precise se lembrar de algum dado ou negociação, basta acessar o histórico pelo CRM.

Outro fator é o preenchimento de cadastro automático: o pré-vendedor (BDR ou SDR) adiciona o CNPJ do lead e o sistema acessa os dados da Receita Federal, completando as informações faltantes.

Há também a possibilidade de automatizar envio de mensagens, por exemplo, aviso de e-mail importante, material rico, eventos ou proposta comercial.

Leia também: CRM para WhatsApp: integrando duas potências para atingir melhores resultados (com o Agendor!)

  1. Click to chat

Essa estratégia de pré-vendas é bastante usada pelas marcas, pois possui alto retorno. O click to chat é um botão inserido em anúncios, sites, blogs e landing pages que leva o potencial cliente diretamente para a conversa com a marca pelo WhatsApp.

Isso tudo com apenas um clique.

O que facilita e agiliza a comunicação, aproxima o lead com a empresa e elimina as barreiras de contato.

Essa prática pode ser realizada por meio de links do WhatsApp Business inserido nos perfis das redes sociais e anúncios que levam o usuário para a conversa pelo aplicativo.

  1. Anúncios e promoções

Um dos métodos de atrair leads no pré-vendas é oferecer uma condição especial a eles, com o objetivo de despertar interesse e gerar atenção. E isso pode ser feito pelo WhatsApp.

A pesquisa da Opinion Box citou que 51% dos usuários preferem receber promoções por esse canal de contato.

Lembra que falamos mais acima da alta taxa de conversão, abertura e engajamento que esse aplicativo tem? Quando associamos isso à preferência de receber ofertas e descontos pelo WhatsApp, a eficiência das vendas se torna ainda mais alta!

Porém, é importante conhecer profundamente a LGPD para não infringir a lei e abordar leads sem a prévia autorização.

Continue aprendendo: LGPD: como as novas leis de proteção de dados podem afetar sua captação de prospects

  1. Listas de transmissão

A equipe de pré-vendas é responsável por realizar o primeiro contato com o lead, qualificá-lo e prepará-lo para a atuação posterior dos vendedores.

Logo, em alguns casos, é necessário enviar materiais ricos e úteis, que ajudem o prospect a entender seu problema e buscar a solução correta ou então mandar apresentação de produtos/serviços específicos.

E quando o pré-vendedor realiza a segmentação dos contatos corretamente, é possível compartilhar conteúdos específicos para cada etapa do funil ou setor de atuação. Essa segmentação pode ser feita de várias formas conforme o objetivo da empresa.

Isto é: o WhatsApp permite criar listas de transmissão que, em apenas um envio, o profissional compartilha a mensagem com todos os participantes do grupo. Porém, lembre-se de que menos é mais: pense em mensagens estratégicas, sem encher os leads de notificações invasivas e repetitivas.

Saiba mais: Chatbots para prospecção: vale a pena utilizá-los na sua estratégia?

Como efetuar a prospecção de vendas pelo WhatsApp?

Há diversas formas de otimizar a sua prospecção de vendas pelo WhatsApp: faça follow-up regularmente, aplique corretamente o método de qualificação de leads, separe as perguntas estratégicas que serão feitas para obter informações valiosas sobre o prospect; defina o perfil do cliente ideal e estude profundamente seu comportamento e suas necessidades.

Dessa forma, o lead sentirá que o pré-vendedor conhece seus desafios e pode ajudá-lo a superá-los.

Além de pré-selecionar as perguntas, separe materiais ricos, como e-books, catálogos e vídeos que eduquem o lead e tire suas dúvidas.

Os conteúdos podem ser separados previamente de acordo com cada etapa do funil de vendas, por exemplo:

  • topo: vídeos curtos, e-books que abordem o assunto de forma mais geral e guias completos com passo a passo que ajudem o lead a descobrir seus problemas e como resolvê-los;
  • meio: vídeos mais longos, e-books mais aprofundados, cases de sucesso, depoimentos de clientes e guias sobre assuntos mais específicos para que o lead conheça as soluções para suas necessidades;
  • fundo: agora é hora do lead decidir se vai comprar com sua empresa ou a concorrência. Envie cases de sucesso, depoimentos, demonstrações gratuitas de produtos ou serviços, descontos etc.

Não se esqueça que uma prospecção bem-feita é quando é monitorada em tempo real. E isso o CRM é a escolha certa! Ele fornece relatórios completos e personalizados para gerenciar o pré-vendas pelo WhatsApp e outros canais de contato. Quer saber como ele funciona na prática? Faça um teste gratuito do CRM do Agendor e confira!