Chatbots são robôs, isto é, algoritmos que são usados em chats para imitar uma conversa humana. Assim, eles podem responder e interagir com seus usuários, automaticamente, usando inteligência artificial e aprendizado de máquina para solucionar dúvidas ou fornecer outras informações solicitadas.

Agora você sabe o que é, mas como funciona o chatbot?

Esses robôs conversacionais têm revolucionado a maneira com que as empresas se relacionam com seu público e vêm ganhando cada vez mais adeptos.

Quer saber mais? Então continue a leitura deste conteúdo para conferir:

  • O que é chatbot;
  • Como funciona o chatbot: Respostas pré-programadas vs Inteligência Artificial;
  • Como usar chatbot no atendimento;
  • As aplicações do chatbot marketing.

Veja também: Chatbot para vendas: o que é essa ferramenta e como usá-la para impulsionar o faturamento do seu negócio

O que é chatbot?

Podemos definir o que é chatbot como um robô (bot) conversacional (chat). Trata-se de um programa de computador que se comunica e interage com usuários humanos por meio de mensagens automatizadas.

A troca de mensagens entre o chatbot e a pessoa de verdade é feita através de uma plataforma no formato bate-papo, que permitem o envio e recebimento de mensagens instantâneas.

Alguns robôs conversacionais são hospedados em plataformas já prontas, como:

  • WhatsApp;
  • Telegram;
  • Facebook Messenger;
  • Skype.

Outros são hospedados no próprio site ou aplicativo da empresa.

Quer mais explicações sobre o que é um chatbot e como ele funciona? Então, dê uma olhada neste vídeo do pessoal da Nerdologia:

Chatbot: como funciona na prática?

Na prática, os chatbots funcionam a partir de duas metodologias:

  • Uma com base em regras para respostas pré-programadas;
  • Outra baseada em Inteligência Artificial (IA).

Chatbot baseado em regras para respostas

Nesse tipo de chatbot, cadastram-se respostas prontas, que serão acionadas quando o robô receber do usuário um comando específico, uma palavra-chave que serve de gatilho para acionar determinadas respostas.

Ou seja, para cada palavra-chave que o usuário digitar para o chatbot, uma resposta pronta correspondente a essa palavra-chave será acionada e enviada para ele.

Suponhamos que o usuário pergunte ao chatbot de uma loja de roupas, em seu e-commerce: “Qual o preço das camisetas masculinas?”.

O robô, então, vai identificar as palavras-chave “preço” e “camisetas masculinas”, buscar respostas em seu banco de dados e enviar a resposta previamente programada para o usuário.

Caso o chatbot não consiga identificar nenhuma palavra-chave cadastrada no sistema, ele poderá responder algo como “Desculpe, não entendi”.

Chatbot com Inteligência Artificial

O chatbot com Inteligência Artificial possui uma lógica de funcionamento um pouco mais complexa.

O software do robô conversacional armazena todas as frases que o usuário enviou, bem como o histórico de atendimentos. Esses dados são armazenados e processados pelo sistema e as respostas são dadas de acordo com o assunto identificado no registro de interações.

Quanto mais o usuário interage com o chatbot de IA, mais o robô aprende e passa a fornecer respostas cada mais precisas para as perguntas enviadas, simulando, assim, a linguagem humana.

Os chatbots de Inteligência Artificial são capazes de identificar a intenção da conversa e não apenas palavras-chave isoladas.

Saiba mais: Chatbot marketing: como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa a aumentar as vendas?

Inteligência Artificial, este conceito está claro para você? Entenda todos os detalhes neste vídeo da TecMundo:

Como usar chatbot no atendimento?

Agora que você já sabe o que é chatbot e como ele funciona, deve estar se perguntando de que maneira é possível usar esses robôs.

Bom, as aplicabilidades desse recurso tecnológico são variadas. Mas, de um modo geral, as empresas costumam utilizar o chatbot para atendimento.

Com esses softwares, é possível otimizar bastante o atendimento, tendo em vista que a empresa não precisará contar com atendentes humanos para responder solicitações que se repetem com muita frequência entre os clientes.

Dessa forma, a equipe de atendimento pode se concentrar em funções de maior valor para a empresa e solucionar demandas de caráter mais complexo.

O cliente também sai ganhando quando o atendimento é feito por um chatbot. Suas dúvidas e pedidos de suporte são solucionados de maneira mais ágil e menos burocrática. Isso impacta positivamente em sua satisfação.

Leia também: Chatbot para atendimento: 4 dicas para melhorar a experiência do cliente

Chatbot marketing

As empresas também fazem uso de chatbot marketing. A intenção é, por meio dessa ferramenta, ampliar o alcance das campanhas de marketing e se aproximar mais do público-alvo.

No marketing, os chatbots são utilizados para vários fins. Por exemplo:

  • Enviar conteúdo relevante para os leads;
  • Emitir alertas de promoções e ofertas exclusivas;
  • Lembrar o usuário de finalizar uma compra (abandono de carrinho).

O chatbot pode ser um grande aliado para conduzir os leads por todo o funil de vendas e construir um relacionamento.

Veja mais: Como gerar leads com chatbot? Confira estratégias e dicas inovadoras

Chatbots são eficientes ferramentas de marketing digital para gerar leads, mas existem outras. Veja mais neste post de nosso canal no YouTube:

Bom, agora que você já sabe mais sobre o que é chatbot, que tal implementar essa ferramenta na sua empresa?

Outra ferramenta importante para quem quer aumentar vendas em seu negócio é um software de CRM. Estes aplicativos permitem gerenciar clientes, a força de vendas, as oportunidades de negócio em andamento, acompanhar KPIs e o funil de vendas e muito mais.

Veja, em nossos e-books gratuitos dicas de como usar o CRM em sua empresa com sucesso: