Acompanhar indicadores-chave de desempenho é algo indispensável para que a sua empresa possa entender de maneira objetiva o resultado dos esforços individuais e coletivos em direção às metas objetivos do negócio.

E um desses indicadores é o LTV. Basicamente, essa métrica serve para mensurar quanto vale cada um dos seus clientes ao longo do tempo.

Para esclarecer melhor o LTV, convidamos você a conferir nos parágrafos a seguir um conteúdo que elaboramos para tirar todas as suas dúvidas sobre esse importante indicador.

Nas próximas linhas, você vai conferir:

  • O que é LTV?
  • Por que é importante acompanhar o LTV?
  • Como calcular o LTV?
  • Como aumentar o LTV da sua empresa?
  • Por que não dá para calcular LTV em fase inicial de uma empresa?

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O que é LTV?

LTV é sigla para Life Time Value. Em livre tradução, significa valor vitalício ou valor do tempo de vida.

Trata-se de um indicador-chave de desempenho (KPI) que tem como objetivo mensurar quanto, em média, o valor que cada cliente representa para a empresa durante todo o tempo em que ele mantém um relacionamento ativo com ela.

Ou seja, quanto de dinheiro cada cliente injeta no caixa da sua empresa no decorrer de todo o tempo em que ele compra de você? A resposta para essa pergunta é o seu LTV.

Veja mais: O que é LTV: entenda essa métrica e sua importância para o negócio

Por que é importante acompanhar o LTV?

O Life Time Value é um indicador essencial para saber se a saúde financeira da sua empresa está sob controle.

Acompanhar LTV é importante por inúmeros motivos. Um deles é maior assertividade na hora de definir o plano de marketing da empresa, especialmente no que se refere ao investimento na aquisição de novos clientes.

Isso porque o custo para adquirir novos clientes não deve ser superior ao valor que eles vão gastar durante o tempo de relacionamento com a empresa.

Além disso, com base no LTV, a empresa consegue prever melhor as entradas no caixa e se planejar financeiramente.

A partir do cálculo e monitoramento do LTV, fica mais fácil tomar decisões estratégicas.

Como calcular o LTV?

Por falar em cálculo, é hora de conferir qual é a fórmula para calcular o Life Time Value.

  • LTV = Ticket Médio x Tempo de Retenção de Clientes

O ticket médio é um outro indicador de desempenho que se refere a quanto, em média, cada cliente gera de receita para a empresa durante um período específico. 

Já o tempo de retenção trata da duração do relacionamento entre a empresa e seus clientes. Ou seja, de quanto tempo eles permanecem comprando seus produtos e serviços.

Essa segunda variável no cálculo de LTV é mais fácil de definir em modelos de negócio que trabalham com cobrança recorrente e assinatura mensal.

Então, tomando um exemplo um cliente que se manteve ativo durante 6 meses (seu tempo de retenção) e que, neste período, teve como ticket médio mensal R$ 2.500,00, seu LTV será: 6 x R$ 2.500,00 = R$ 15.000,00.

Saiba mais: As principais métricas SaaS que você precisa ficar de olho!

Para acompanhar suas métricas com facilidade, use um painel de métricas no Excel, com ajuda do Agendor:

Como aumentar o LTV da sua empresa?

Basicamente, para aumentar o resultado do LTV do seu modelo de negócio, é preciso fazer com que os clientes ativos estendam o tempo de relacionamento com a empresa e injetem mais dinheiro no caixa.

Tendo isso em vista, veja a seguir algumas dicas essenciais que vão te ajudar a alavancar o Life Time Value:

1 – Ofereça um atendimento de qualidade

Mostre-se sempre disposto a solucionar as dores dos seus clientes. Ao solucionar suas dúvidas e atender às suas necessidades, os clientes desenvolvem um relacionamento mais profundo com a marca e tendem a se tornar fiéis ao negócio.

Veja, aqui, algumas dicas de atendimento ao cliente:

6 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

2 – Melhore a percepção de valor que os clientes têm de seus produtos e serviços

É fundamental ter um posicionamento claro que mostre como suas soluções podem ajudar a facilitar a vida de seus clientes. É dessa forma que eles enxergam todo valor de seus produtos e serviços.

Este post pode ajudar você: Conheça a equação que ensina como criar valor para o cliente

3 – Ajude o cliente a alcançar o sucesso com as soluções que você vendeu para ele

Sucesso do cliente significa que ele conseguiu atingir os objetivos que desejava ao usar as soluções de sua empresa. Para isso, você precisa praticamente treiná-lo a usar seus produtos e serviços, ensinar a melhor maneira de tirar o máximo proveito deles.

Veja mais aqui: Sucesso do Cliente: o que é e como irá ajudar a retê-los

4 – Crie um programa de fidelidade com recompensas relevantes

Programas de fidelidade oferecem vantagens extras para clientes fiéis, que consomem mais de sua marca.

Para isso, ele precisa oferecer prêmios relevantes para seu público-alvo e, além disso, ter uma mecânica simples para a troca de pontos por esses prêmios.

A gente explica isso em mais detalhes neste post: Como criar um programa de fidelidade: 6 dicas para reter clientes com essa tática

5 – Pratique o upsell e o cross-sell

Upsell significa tentar fazer com que o cliente passe a comprar produtos ou serviços de maior valor e de melhor qualidade. Já o cross-sell consiste em oferecer produtos ou serviços adicionais para que os clientes aumentem seu ticket médio de compra.

Veja como fazer isso aqui: Aprenda o que é cross selling e up selling e como fazer usando CRM

Veja também: 25 ideias para aumentar a lealdade e fidelizar clientes

Por que não dá para calcular LTV em fase inicial de uma empresa?

Para calcular o LTV e obter um resultado sólido e confiável, é preciso que a empresa já tenha um tempo considerável de experiência no mercado. 

Em negócios que estão na fase inicial, o LTV pode flutuar bastante. O recomendado é esperar que a empresa ganhe capilaridade e se estabeleça melhor no mercado antes começar a calcular o LTV.

Como está a saúde do seu indicador de LTV?

Bom, agora que você já conhece mais sobre o LTV, que tal mensurar e monitorar esse indicador no seu modelo de negócio?

Leia também: Churn Rate: sinal de alerta para a perda de clientes

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