Você sabe o que significa a sigla AIDA? Tem ideia sobre como funciona o método AIDA de marketing e vendas?

A jornada de compra dos clientes é composta por uma série de etapas que vão desde o primeiro contato com a empresa até o momento em que a venda é concretizada.

Para organizar as estratégias em cada momento da jornada, utiliza-se o modelo AIDA. É ele que vai ajudar a definir as diretrizes para que os times de marketing e vendas possam conduzir cada uma das oportunidades de negócio.

Continue a leitura deste artigo para descobrir:

  • O que significa a sigla AIDA?
  • O que é o método AIDA?
  • Quem criou o modelo AIDA?
  • Como trabalhar com a técnica AIDA na sua empresa?

Leia mais: O que é funil de vendas? Como criar um? Veja o passo a passo!

O que significa a sigla AIDA?

AIDA é a sigla para 4 etapas que vão orientar o funil de vendas. São elas:

  • Atenção;
  • Interesse;
  • Desejo;
  • Ação. 

Leia também: O que é Aidala e como aumentar as vendas com ela?

Existem diversas outras formas de se dividir as etapas do processo de decisão de compras. Veja esta, um pouco mais complexa que o modelo AIDA:

O que é o método AIDA?

O modelo AIDA se baseia no comportamento de potenciais clientes e é utilizado por profissionais de marketing e vendas para orientar suas estratégias na hora de conduzir esses leads pelo funil de vendas.

O método AIDA considera também necessidades, desejos e expectativas dos clientes e reconhece a importância desses fatores para gerar leads e fazer com que eles avancem de uma etapa a outra até chegar à decisão de compra.

Veja também: 3 Tipos de funil de vendas B2B e como criá-los

Quem criou o modelo AIDA?

A técnica AIDA foi desenvolvida pelo pioneiro da publicidade Elmo Lewis, no final do século XIX.

Lewis acreditava que as vendas seriam mais bem sucedidas se os vendedores conseguissem chamar a atenção de potenciais clientes, despertar o interesse deles nas soluções oferecidas e criar neles o desejo de adquiri-las.

O elemento Ação, que viria a formar o acrônimo AIDA, foi inserido um pouco mais tarde pelo próprio Elmo Lewis.

O modelo AIDA é o primeiro funil de vendas, dividindo a jornada do cliente em etapas que vão se estreitando até o fechamento da compra.

Veja mais: Como criar um funil de vendas e atingir melhores resultados

Você conhece as vantagens de trabalhar usando um funil de vendas? Então, confira este infográfico:

Veja mais: O que é jornada do cliente? O seu segredo para vender mais!

Como trabalhar com a técnica AIDA na sua empresa?

Agora que você já sabe o que significa a sigla AIDA, a origem desse método e para que ele serve, é hora de conferir como você pode implementar a técnica AIDA na condução do processo de vendas da sua empresa.

1. Chame a atenção de clientes em potencial

Na primeira etapa da metodologia AIDA, a empresa deve se dedicar a chamar a atenção de potenciais clientes. 

No funil de vendas, esse é o momento de prospecção; é quando o prospect descobre a sua empresa e dá início a um contato inicial pois se sentiu atraído por uma peça publicitária, um post nas redes sociais ou um artigo no blog, por exemplo.

2. Desperte o interesse por suas soluções

Após conquistar a atenção de um cliente em potencial, você deve despertar e nutrir o interesse dele por suas soluções.

Esse é o momento em que o lead passa a se informar mais sobre a empresa e sobre os produtos e serviços que ela oferece.

Além disso, o lead começa a entender melhor os problemas que ele enfrenta e passa a amadurecer a ideia de fechar negócio com a sua empresa.

Nesse momento, deve-se nutrir o lead com conteúdos mais ricos e complexos e manter o foco em aspectos do seu produto com maior relevância para os problemas que o seu lead enfrenta.

3. Estimule o desejo por suas soluções

Aqui o lead evolui do estágio de interesse por seu produto para o estágio de desejo. Ele já está maduro o suficiente para enxergar o valor das suas soluções, mas ainda está considerando outras alternativas

As estratégias de vendas devem ser direcionadas a explicitar os benefícios que só o seu produto pode oferecer.

4. Conduza o lead para a ação

Na última etapa do método AIDA, o lead está pronto para a ação de compra. Para ser bem sucedido nessa fase, ofereça condições exclusivas, períodos de teste, descontos que incentivem o lead a tomar uma decisão favorável para a empresa.

Você pode também criar um senso de urgência para agilizar a decisão de compra.

Bom, ficou claro como você pode utilizar o método AIDA na sua empresa? Faça isso e otimize o seu processo de vendas.

Saiba mais: Touchpoint: por que é importante se atentar aos pontos de contato entre a marca e seus clientes

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