O uso de chatbots é uma tendência de mercado que só vem ganhando força nos últimos anos. É crescente o número de empresas adeptas dessa ferramenta e que têm obtido bons resultados em marketing, vendas e atendimento ao cliente.
Os chatbots permitem estabelecer um relacionamento com o público, otimizando as estratégias de prospecção e fidelização de clientes.
Para saber mais, convidamos você a continuar a leitura e conferir neste conteúdo:
- O que é Chatbot?
- Qual a origem do Chatbot?
- Como funciona o Chatbot?
- Para que serve o Chatbot?
- Opções de uso do chatbot
- Chatbot vs e-mail marketing: qual é melhor?
- Quanto custa um Chatbot?
- Qual o melhor Chatbot?
O que é Chatbot
O que é chatbot pode ser definido como um software que simula conversas entre duas pessoas. Trata-se de um robô conversacional que troca mensagens com usuários humanos. As interações ocorrem de maneira automatizada com uso de recursos de Inteligência Artificial.
Leia também: O que é chatbot: definição, funcionamento e aplicabilidade no atendimento e no marketing
Entenda mais sobre chatbots neste vídeo do canal Nerdologia:
Qual a origem do Chatbot?
O primeiro chatbot data do ano de 1966, quando o cientista e pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), Joseph Weizenbaum, desenvolveu o software Eliza.
Eliza era um chatbot projetado para conversar com humanos a partir de respostas previamente definidas.
Esse primeiro robô conversacional conseguia reconhecer aproximadamente 250 tipos de frases.
Como funciona o Chatbot?
Os Chatbots funcionam a partir de uma plataforma para troca de mensagens instantâneas, como WhatsApp, Telegram, Messenger e Skype.
Há, basicamente, duas possibilidades para um chatbot operar. A primeira delas é por meio de respostas pré-definidas em seu banco de dados.
Tais respostas serão enviadas para os usuários à medida em que determinados comandos e palavras-chave forem acionados.
A outra modalidade é através de Inteligência Artificial e Machine Learning. Quanto mais os usuários conversarem com o chatbot, mais “inteligente” ele fica, sendo capaz de enviar respostas personalizadas e mais precisas.
Chatbots desse tipo têm a capacidade de identificar a intenção da conversa, não se limitando a reconhecer palavras-chave.
Para que serve o Chatbot?
O Chatbot é uma ferramenta que serve para automatizar o atendimento, sem precisar dispor de atendentes humanos 24/7. Com os chatbots, é possível atender demandas de baixa complexidade, otimizando tempo e esforços, além de provendo retorno rápido para os clientes.
Veja mais: Como gerar leads com chatbot? Confira estratégias e dicas inovadoras
Opções de uso do chatbot
Os chatbots podem ser úteis de diversas formas. Veja a seguir algumas das principais opções de uso desse tipo de ferramenta:
- Prospecção de novas oportunidades de negócio;
- Qualificação de leads com conteúdos relevantes;
- Envio de lembretes de abandono de carrinho, no caso de e-commerces;
- Integração de informações úteis sobre seus produtos ou serviços presentes no site da empresa;
- Coleta e análise de feedback dos clientes;
- Execução de estratégias de pós-venda e fidelização.
Veja também: Chatbot para atendimento: 4 dicas para melhorar a experiência do cliente
Chatbot vs e-mail marketing: qual é melhor?
Para as estratégias de marketing e relacionamento, muitas empresas ainda ficam na dúvida sobre qual ferramenta é a melhor: o chatbot ou o e-mail marketing?
O uso de um não necessariamente deve excluir a necessidade de outro. Ambas as ferramentas possuem suas vantagens.
No chatbot, por exemplo, as chances são maiores de o usuário abrir uma mensagem que você disparar. Além disso, os robôs de mensagens instantâneas são a preferência de usuários mais jovens.
Por outro lado, o e-mail marketing permite nutrir os leads com conteúdos mais ricos e aprofundados.
A escolha da ferramenta mais adequada vai depender das características do seu público-alvo e das estratégias de qualificação e relacionamento que você quer adotar.
Ao usar diferentes formas de captação de leads, como chatbots, e-mail marketing, blogs e outras, é importante segmentar essas origens de clientes para descobrir quais são as estratégias mais efetivas. Veja como fazer isso com o Agendor:
Quanto custa um Chatbot?
O valor do investimento para desenvolver e implementar um chatbot na sua empresa depende do tipo de software que você quer usar e das funcionalidade que você deseja integrar à plataforma.
Tendo isso em vista, os preços costumam variar de 10 a 70 dólares por mês por agente de atendimento.
Qual o melhor Chatbot?
Existem várias opções de chatbots disponíveis no mercado. Confira a seguir algumas delas e veja qual é melhor para a sua empresa:
Bom, agora que você já conhece mais sobre chatbots, que tal investir em uma ferramenta dessa para a sua empresa?
Depois de começar a usar chatbots em seu negócio, é fundamental acompanhar os resultados e comparar seus KPIs de vendas antes e depois desse projeto.
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