Estratégia do oceano azul: transforme a competição com concorrentes em irrelevante, criando inovação de valor fora do oceano vermelho!

Principais aprendizado deste artigo: 

  • Oceano Azul é o nome dado a um mercado que ainda não foi explorado, com baixa pressão nas estratégias de precificação e baixa competição.
  • O chamado Oceano Vermelho é um cenário extremamente competitivo, onde suas condições levam a margens de lucro muito pequenas e, em alguns casos, à comoditização de produtos e serviços. 
  • As estratégias de oceano azul buscam simultaneamente explorar os benefícios do baixo custo e da diferenciação.
  • Os riscos da estratégia do Oceano Azul envolvem a dificuldade para encontrar o mercado certo, entrar no mercado muito cedo, ser muito diferente ou muito novo e não conseguir conquistar a confiança do cliente.
  • Uma das etapas de aplicação da estratégia do Oceano Azul é a Feira de estratégia visual, que consiste em construir uma matriz de avaliação de valor com base no que viu e pedir feedback de clientes, clientes de concorrentes e não-clientes. Conheça as melhores ferramentas para colher feedbacks de clientes em: Guia prático | Como transformar o feedback dos clientes em vendas

Quando se fala em planejamento estratégico organizacional, as empresas normalmente optam por diferenciação, liderança em custos ou exploração de um nicho.

Em outras palavras, elas fazem melhor que os concorrentes, produzem mais barato que eles, ou se especializam em um público muito particular. A estratégia do oceano azul busca, ao mesmo tempo, fugir disso e encontrar um meio termo entre as duas primeiras estratégias.

Para ajudar você a entender em mais detalhes os segredos da estratégia do oceano azul, preparamos a seguir uma lista com explicações de seus 8 pontos principais e como empregá-los em seu negócio, além de um breve resumo de algumas ferramentas. 

Depois, veja o exemplo do Cirque du Soleil e como ele se aproveitou desta estratégia.

Boa leitura!

Dica de ouro

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  • parar de ser visto como amigo de todos;
  • deixar de microgerenciar;
  • posicionar-se como líder;
  • ter um pensamento crítico;
  • delegar;
  • escutar a verdade;
  • tomar a iniciativa;
  • resolver conflitos.

Qual a diferença entre o oceano azul e oceano vermelho?

O chamado Oceano Vermelho é um cenário extremamente competitivo. Além disso, suas condições levam a margens de lucro muito pequenas e, em alguns casos, à comoditização de produtos e serviços. 

Afinal, a luta acirrada entre as empresas pode transformar rapidamente toda a inovação duramente alcançada em algo obsoleto, mediante os esforços dos demais players em superar cada iniciativa do mercado.

Tanto para se oferecer um benefício valorizado pelos clientes em um patamar superior aos concorrentes, quanto para produzir com custo mais baixo é preciso um enorme esforço operacional, financeiro e de estratégias de marketing. Da mesma forma, atender a um nicho exige um profundo conhecimento deste pequeno mercado e, muitas vezes, ele não é grande o suficiente para gerar um volume aceitável de receitas.

Nesse contexto, W. Chan Kim e Renée Mauborgne escreveram no ano de 2005 o famoso livro “A Estratégia do Oceano Azul”. Ensinando a fazer o que alguns resumem como “detectar e explorar novos mercados, livres de concorrentes” a metodologia apregoada pelos dois apresenta uma série de ferramentas. 

Além disso, a obra apresenta 8 pontos fundamentais que devem ser seguidos por aqueles que desejam fugir do sangrento e competitivo oceano vermelho para navegar com muito mais sucesso pelas calmas águas de um oceano azul e próspero.

Como aplicar a estratégia do oceano azul?

A aplicação da estratégia do Oceano Azul pode ser compreendida por 4 diferentes etapas.

A seguir, falaremos brevemente sobre cada uma delas. 

  1. Consciencialização visual: etapa em que o negócio é analisado em comparação com os concorrentes diretos. É uma espécie de visualização, na qual são destacados os pontos de melhoria e atitudes que não se deve reproduzir. 
  2. Exploração visual: no segundo momento, as informações da etapa anterior são usadas para explorar caminhos possíveis para desenvolver um plano de ação. Esta etapa tem, como foco, encontrar um aspecto diferencial do negócio, no qual deve-se investir. 
  3. Apresentação da estratégia visual: aqui, a estratégia construída é apresentada para um público-chave (formado por clientes, não-clientes e até clientes de concorrentes), para que sejam avaliadas as propostas e aprimoradas as ideias. 
  4. Comunicação visual: por fim, as informações desenvolvidas são condensadas em um modelo final, cujo objetivo é garantir o maior lucro possível e o menor risco agregado.

Quais são as principais características da estratégia do oceano azul? 

Para manter um crescimento sustentável e vantagens competitivas relevantes, cada vez mais as empresas se enfrentam em uma férrea competição que só traz como resultado um “mar de sangue”, apelidado de oceano vermelho.

Entenda o porquê de as organizações utilizam a estratégia do oceano azul como uma forma de conseguir lucros e rentabilidade, em 8 características principais:

1. Uma estratégia baseada em dados e fatos concretos

A estratégia do oceano azul foi baseada em décadas de estudos e centenas de movimentos estratégicos que abordaram mais de 30 ramos industrias ao longo de mais de 100 anos.

2. Alinhamento entre diferenciação e baixo custo

Os mestres e gurus da administração sempre disseram: você produz com qualidade diferenciada ou produz com baixo custo. Contrariando essa máxima, as estratégias de oceano azul buscam simultaneamente explorar os benefícios do baixo custo e da diferenciação. É um raciocínio de somar vantagens e não ter de optar por uma delas em detrimento da outra.

3. Mapeamento de um espaço inexplorado no mercado

O objetivo dessa estratégia de oceano azul não é acirrar a competição e derrotar seus adversários. A questão é tornar seus competidores irrelevantes ao se criar um novo limiar para o seguimento que se quer explorar, uma perspectiva totalmente nova.

4. Ferramentas poderosas para entender as oportunidades

Para fugir da competição e se desenvolver em um oceano azul ainda inexplorado é preciso saber enxergar as oportunidades e como criar e desenvolver tudo isso. Para tal, existem diversas ferramentas que você pode consultar neste site: Blue Ocean Strategy.

5. Passo a passo pronto a ser seguido

A estratégia deve ser baseada em 6 fronteiras a serem superadas e implementada por meio de 4 passos bem definidos e amplamente testados para se entender como transformar não-clientes em clientes e como fidelizar clientes novos.

As 6 fronteiras da estratégia do oceano azul: O que examinar? 

  1. setores alternativos
  2. grupos estratégicos dentro dos setores
  3. cadeia de compradores
  4. ofertas de produtos e serviços complementares
  5. apelos funcionais e emocionais dos compradores
  6. transcurso do tempo

Os 4 passos da estratégia do oceano azul

Bem como explicamos anteriormente, as quatro etapas para a implementação da estratégia do oceano azul incluem:

  1. Despertar visual: Comparar sua empresa com os concorrentes e verificar o que deve ser alterado.
  2. Exploração visual: Sair a campo para explorar as seis fronteiras, observar vantagens e que fatores se devem eliminar, criar ou mudar.
  3. Feira de estratégia visual: Construir uma matriz de avaliação de valor com base no que viu e pedir feedback de clientes, clientes de concorrentes e não-clientes.
  4. Comunicação visual: Criar e distribuir perfis estratégicos em uma única página e apoiar apenas aqueles que permitem implementar a estratégia.

Veja um exemplo de matriz de avaliação de valor:

estratégia do oceano azul
Para cada parâmetro deve-se avaliar o valor em cada concorrente

O Cirque du Soleil encontrou seu oceano azul abandonando algumas atrações circenses caras e práticas de preço desfavoráveis, focando em refinamento.

Fonte: http://slideplayer.com.br/slide/1267428/

6. Aumento de oportunidades e redução de riscos

É possível testar a viabilidade comercial de suas ideias e depois refiná-las para fugir dos riscos e aumentar as possibilidades de sucesso por meio do chamado Teste de Ideias do Oceano Azul (TOA).

Exemplo de Teste de Ideias do Oceano Azul (TOA):

Estratégia do oceano azul
É preciso avaliar cada item (positivo ou negativo) para validar sua ideia

Fonte: http://pt.slideshare.net/luisbsoares/estratgia-oceano-azul-livro-resumo

7. Da execução à estratégia

O processo bem definido e as ferramentas apresentadas estão disponíveis. Além disso, são fáceis e intuitivas de entender, permitindo uma implementação efetiva e apoiada no conhecimento coletivo da companhia.

8. Resultado ganha-ganha

Por ter uma visão integrada, a estratégia mostra como alinhar valor, lucro e pessoas. Dessa forma, assegura que sua empresa está convencida da efetividade da aplicação das novas diretrizes estratégicas.

Quais as vantagens e desvantagens da estratégia do oceano azul?

Você já deve ter percebido quais são as maiores vantagens da estratégia do oceano azul. Em síntese, elas se centralizam em três pontos:

  1. Ausência de competição ou competição mínima;
  2. Pioneirismo;
  3. Não há pressão de preço.

Essas vantagens envolvem o cenário perfeito de uma estratégia do oceano azul, no entanto, existem riscos que podem prejudicar o negócio. 

As desvantagens da estratégia do oceano azul são:

  1. Dificuldade para encontrar o mercado certo;
  2. Risco de entrar no mercado muito cedo;
  3. Ser muito diferente ou muito novo;
  4. Não conseguir conquistar a confiança do cliente.

Erros e falhas fazem parte da realidade de muitos empreendedores, principalmente aqueles que são resilientes e audaciosos. Veja o que diz Albert Einstein:

Estratégia do oceano azul: exemplos reais!

A seguir, conheça dois casos de sucesso de estratégia de oceano azul aplicado em empresas mundialmente reconhecidas.

Cirque du Soleil 

Umas das mais famosas companhias circenses do mundo, o Cirque du Soleil, descobriu esse novo oceano azul ao explorar: nem circo, nem teatro, nem balé, mas uma mistura de tudo isso. 

Nela, a alta qualidade dos atores, cenografia e figurino os diferencia dos concorrentes; enquanto a estrutura que abandona atrações e práticas custosas (como animais e descontos) leva a um custo melhor administrado. Isso é o que cria um oceano azul, sem concorrentes, a ser explorado! 

Esse é um dos mais bem-sucedidos exemplos de implantação de uma estratégia de oceano azul.

Marvel

As chances de você não conhecer a Marvel e suas produções que conquistaram uma legião de fãs nos últimos anos é quase nula. Mas, o que você não deve saber, é que a Marvel é um dos exemplos de empresas que se transformaram através da estratégia do oceano azul. 

A Marvel coleciona grandes sucessos de bilheteria, o que torna difícil imaginar que, nos anos 90, a empresa sofreu um sério risco de falência. 

A trajetória da Marvel se inicia com um único personagem conhecido, o Capitão América. Gradualmente, a empresa foi conquistando mais e mais compradores de quadrinhos, principalmente depois da apresentação de personagens como o Homem-Aranha, Homem de Ferro, Hulk e os X-men.

No entanto, em 1980, a Marvel foi vendida e os novos proprietários adotaram uma dura estratégia de oceano vermelho que acabou por afundar o valor da marca.

Em 1999, sob nova direção, a virada da Marvel foi marcada pela sua entrada na indústria cinematográfica, criando assim a Marvel Studios, que levou os grandes sucessos dos quadrinhos às telonas.

Atualmente, a Marvel faz parte do grupo Disney, e foi vendida por mais de US $ 4 bilhões! 

Se você quer conhecer outra ferramenta estratégica empregada por grandes empresas, releia esta postagem anterior de nosso blog: Balanced Scorecard: conceito, perspectivas e como aplicar

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