Planejamento estratégico, missão, visão e valores são palavras que muitas vezes perdem seu verdadeiro significado. Relembre agora a função de cada uma delas!

Quando se fala em planejamento estratégico muitos empreendedores e gestores coçam a cabeça. Afinal, esse é um trabalho importante e que demanda muito tempo e recursos que nem sempre estão sobrando na empresa.

Para ajudar você a se organizar e poder fazer seu planejamento de uma forma ágil e objetiva, vamos apresentar aqui os principais conceitos ligados a ele, isto é, as definições de planejamento estratégico, missão, visão e valores, além de exemplos destes três últimos e como são usados por grandes empresas no Brasil e ao redor do mundo.

Kit de Planilhas de Vendas

3 planilhas para te ajudar a planejar a sua rotina comercial

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Depois de entender tudo direitinho, aí sim você poderá começar a fazer seu planejamento estratégico ou complementá-lo com novas informações e diretrizes. E para fazer isso com ainda mais propriedade, recomendamos estas duas leituras, postadas aqui em nosso blog: Tudo que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa Matriz BCG: exemplos de como e quando usar em seu negócio.

Planejamento estratégico, missão, visão e valores

Não poderíamos deixar de citar o mestre Philip Kotler ao definirmos o conceito de planejamento estratégico, que retiramos de seu livro “Administração de Marketing, a edição do milênio”:

Planejamento estratégico

O planejamento estratégico orientado para o mercado é o processo gerencial de desenvolver e manter um ajuste viável entre objetivos, habilidades e recursos de uma organização e as oportunidades de um mercado em contínua mudança. O objetivo do planejamento estratégico é dar forma aos negócios e produtos de uma empresa, de modo que eles possibilitem os lucros e o crescimento almejados.

Missão

planejamento estrategico missao visao valores

Missão é a razão de ser da empresa

Já, ao falarmos em missão, recorremos a Peter Drucker, que recomenda que, para se definir a missão, o empreendedor e os gestores da empresa devem responder às seguintes perguntas:

  • Qual é o nosso negócio?
  • Quem é o cliente?
  • O que tem valor para o cliente?
  • Qual será nosso negócio?
  • Como deveria ser nosso negócio?

A missão, em suma, é o detalhamento da razão de ser da empresa e o que ela pretende oferecer à sociedade por meio de um modelo de negócios viável. O objetivo de se formular uma declaração de missão é criar uma direção a seguir para os funcionários, deixando claras as metas e objetivos da organização. Usualmente, as missões de empresas mais bem formuladas são aquelas inspiradas em uma visão de futuro.

Visão

Mais uma vez, segundo Kotler:

Visão é uma espécie de “sonho impossível” que fornece à empresa direcionamento para os próximos 10 a 20 anos.

A visão, muitas vezes, revela um sonho dos fundadores da empresa, que têm uma visão de futuro e querem compartilhar isso com todos os seus colaboradores.

planejamento estrategico missao visao valores

Visão é aquilo que a empresa quer alcançar em 10 ou 20 anos

Valores

Para atingir os objetivos, cumprir a missão da empresa e realizar o sonho de uma visão futura é preciso que os integrantes da organização apoiem-se em valores: comportamentos e atitudes que são defendidos e utilizados pela empresa. Assim, ao ter que tomar certas decisões, tanto os líderes como os demais funcionários podem se basear nos valores da empresa.

Veja um exemplo: uma empresa que tem entre seus valores “promover a saúde e o bem-estar da população” está dando uma orientação para seus funcionários que se associar com uma empresa do ramo tabagista em um patrocínio de vento, por exemplo, não é uma opção aceitável.

planejamento estrategico missao visao valores

Valores são as atitudes que a empresa defende

Planejamento estratégico: missão, visão e valores. Confira exemplos!

Vamos apresentar a seguir como o planejamento estratégico definiu missão, visão e valores de algumas empresas. Você vai notar que nem todas apresentam publicamente alguns desses conceitos.

Petrobras – planejamento estratégico: missão, visão e valores:

Missão: Atuar na indústria de petróleo e gás de forma ética, segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, fornecendo produtos adequados às necessidades dos clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

Visão 2030: Ser uma das cinco maiores empresas integradas de energia do mundo e a preferida dos seus públicos de interesse.

Valores:

  • Desenvolvimento sustentável;
  • Integração;
  • Resultados;
  • Prontidão para mudanças;
  • Empreendedorismo e inovação;
  • Ética e transparência;
  • Respeito à vida;
  • Diversidade humana e cultural;
  • Pessoas;
  • Orgulho de ser Petrobras.

Fontes: Veja mais aqui e aqui.

Bradesco – planejamento estratégico: missão, visão e valores:

Missão: Atender às necessidades e objetivos de investimento de nossos clientes, por meio da atuação de equipes de profissionais focados no atendimento das demandas específicas de cada perfil de investidor.

Visão: Ser reconhecida, nacional e internacionalmente, como uma gestora de recursos capaz de agregar resultados consistentes aos objetivos de seus clientes.

Valores:

  • Melhoria contínua;
  • Inovação constante;
  • Pioneirismo em tecnologia;
  • Conduta ética;
  • Prezar pelo bem-estar e capacitação dos colaboradores;
  • Promover o desenvolvimento social;
  • Respeitar o meio ambiente.

Fontes: Veja mais aqui.

Nestlé – planejamento estratégico: missão e valores:

Missão: Oferecer ao consumidor brasileiro produtos reconhecidamente líderes em qualidade e valor nutritivo, que contribuam para uma alimentação mais saudável e agradável, gerando sempre oportunidades de negócios para a empresa e valor compartilhado com a sociedade brasileira.

Valores:

  • Pessoas em primeiro lugar;
  • Qualidade de nossos produtos e serviços;
  • Segurança é inegociável;
  • Respeito para todos, dentro e fora da empresa;
  • Responsabilidade em toda decisão;
  • Paixão pelo que fazemos.

Fonte: Veja mais aqui.

Grupo pão de açúcar – planejamento estratégico: missão, visão e valores:

Missão: Garantir a melhor experiência de compra para todos os nossos clientes, em cada uma de nossas lojas.

Visão: O GPA almeja ampliar a participação no mercado brasileiro de varejo e tornar-se a empresa mais admirada por sua rentabilidade, inovação, eficiência, responsabilidade social e contribuição para o desenvolvimento do Brasil.

Valores:

  • Humildade;
  • Disciplina;
  • Determinação e garra;
  • Equilíbrio emocional.

Fonte: Veja mais aqui.

Ford – planejamento estratégico: missão, visão e valores:

Missão: Somos uma família globalmente diversificada, com um legado do qual nos orgulhamos e estamos empenhados em fornecer produtos e serviços excepcionais.

Visão: Tornar-nos numa empresa líder a nível mundial em produtos e serviços automobilísticos.

Valores: Fazemos o que é certo para as pessoas, para o nosso ambiente e sociedade, mas acima de tudo, fazemos o que é certo para os nossos clientes.

Fonte: Veja mais aqui.

Adidas – planejamento estratégico: missão, visão e valores:

Missão: Ser a marca líder mundial em artigos esportivos.

Visão: Nossa paixão por esportes faz do mundo um lugar melhor.

Valores: Apaixonados, Autênticos, Comprometidos, Honestos, Inovadores e Inspiradores.

Fonte: Veja mais aqui.

Embraer – planejamento estratégico: missão, visão e valores:

Missão (Negócios): O negócio da Embraer é gerar valor para seus acionistas por meio da plena satisfação de seus clientes. Por geração de valor, entende-se a maximização do valor da Empresa e a garantia de sua perpetuidade, com integridade de comportamento e consciência social e ambiental. A Empresa se concentra em três áreas de negócios e mercados: Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Sistemas.

Visão: A Embraer continuará a se consolidar como uma das principais forças globais dos mercados aero​náutico e de defesa e segurança, sendo líder nos seus segmentos de atuação e reconhecida pelos níveis de excelência em sua ação empresarial.

Valores:

  • Nossa gente é o que nos faz voar;
  • Existimos para servir nossos clientes;
  • Buscamos a excelência empresarial;
  • Ousadia e inovação são a nossa marca;
  • Atuação global é a nossa fronteira;
  • Construímos um futuro sustentável.

Fonte: Veja mais aqui.

Agora que você viu por meio de exemplos como o planejamento estratégico relaciona-se com a missão, visão e valores da empresa, reveja esses conceitos em seu negócio e entenda a importância deles. Evite que se tornem apenas plaquinhas bonitas enfeitando as salas de reunião ou frases de efeito para constar nos sites da internet. Use a missão, a visão e os valores como ferramentas de direcionamento de seu planejamento estratégico!

Idealizar metas, definir estratégias são apenas uma parte do planejamento. Implementar o que foi definido é igualmente importante. Baixe nosso e-book: Guia: Como elaborar e implementar o processo de vendas e descubra como fazer isso da melhor forma.