Artigo cedido pela Revista VendaMais. Todos os direitos reservados.

Estamos passando por um momento de transformação tão rápido e intenso no mundo atual que os próximos vinte anos serão marcados pela eminente necessidade de se adaptar aos novos costumes e se posicionar diante das mudanças representativas nas relações humanas.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Quando buscamos as reais necessidades de melhoria de nossas equipes comerciais, normalmente nos deparamos com problemas rotineiros, como:

  • falta de disciplina;
  • desmotivação;
  • falta de foco;
  • e, principalmente, falta de empenho adequado para cumprir uma missão.

Nossos vendedores não estão preparados para serem gestores de suas metas e darem o valor adequado a suas possíveis conquistas. Essa realidade acaba criando um paradigma entre manter as metas com pessoas que ocupam cargos de gestão ou admitir que uma gestão que educa formará pessoas com bons valores para superar qualquer adversidade.

No entanto, atualmente, isso é uma verdadeira distorção, uma dissonância entre a prática e a teoria, tanto para os vendedores, quanto para os gestores.

Por isso, neste post, vamos abordar uma maneira de superar esses desafios da gestão de equipe de vendas por meio da gestão baseada em valores; valores como estes:

  1. Propósito social;
  2. Prazer decorrente do trabalho;
  3. Autonomia;
  4. Reconhecimento;
  5. Relacionamentos positivos.

Leia também: Gestão por indicadores: o que é, quais são seus benefícios e 6 dicas de como implementar na sua empresa

E se você quer motivar seus colaboradores e, assim, melhorar a gestão de equipe de vendas, que tal sugerir alguns filmes inspiradores?

O que significa gestão baseada em valor?

A gestão baseada em valor parte do princípio de que tudo na vida tem que ter um significado, ou seja, precisamos de propósitos e motivos fortes para superar desafios todos os dias. Realizar tudo isso com prazer, ou seja, sem sofrimento e desgaste emocional, é quase que um sonho. Assim, quando se torna a base referencial de uma equipe comercial, a gestão por valores incentiva e desenvolve fatores essenciais para uma relação de harmonia e oxigenação da cultura organizacional. 

O impacto inicial é fantástico, pois todos ganham uma nova visão e um novo conceito de como lidar com as relações humanas e seus conflitos; oportunidades de crescimento profissional e planejamento de carreira.

O principal e mais valioso ganho é que todos passam a cultivar o saudável hábito do aprendizado. Teremos, assim, vendedores realmente profissionais, que buscam o conhecimento e o desenvolvimento individual.

Os fatores primordiais que tornarão sua equipe mais motivada, disponível para mudanças e engajadas com a missão da organização são 5.

Os 5 fatores primordiais para a gestão baseada em valores

1. Propósito social

As pessoas querem se sentir úteis umas para as outras. Querem realizar coisas que contribuam com a sociedade.

Assim, mais do que atingir os objetivo do negócio e da área de vendas, é preciso sentir que se está contribuindo para algo maior, em prol da sociedade.

2. Prazer decorrente do trabalho

O ambiente organizacional precisa ser estimulante a ponto de as pessoas se dedicarem de corpo e alma a todas as suas tarefas. As metas são consequência dessa realização pessoal.

Alinhar metas pessoais com as metas da empresa é uma maneira de se conseguir isso. Veja, neste vídeo, uma dica de como fazer esse alinhamento tão importante para a gestão baseada em valores:

Veja também: Entenda o conceito de clima organizacional e como mudá-lo

3. Autonomia

As pessoas não querem rotinas. Elas querem é se sentir livres para solucionar problemas e tomar decisões sobre o próprio trabalho.

Quando as pessoas tomam as próprias decisões sobre aquilo que fazem, têm um sentimento de maior pertencimento às tarefas que realizam, consideram aquilo uma construção sua e, por isso, se engajam mais.

4. Reconhecimento

Os profissionais querem realizar trabalhos que correspondam às suas habilidades pessoais, cujos resultados sejam reconhecidos por todos.

Por isso, o feedback é fundamental. Quando um colaborador atende às expectativas, deve ser não apenas elogiado, assim como premiado por isso.

Os elogios em público, quando não exagerados e dentro de critérios objetivos, motivam também o restante da equipe. Todos percebem a possibilidade real de serem reconhecidos – e premiados! – da mesma forma que aquele colaborador em destaque no entanto.

Veja mais: Você sabe como fazer feedback? Aprenda com 10 dicas práticas

5. Relacionamentos positivos

Os colaboradores precisam estabelecer uma relação de confiança e credibilidade para a construção de um ambiente de prazer em fazer parte do time.

É interessante perceber como tudo isso é simples e universal. Quanto mais nos sentirmos capazes de trabalhar em projetos estimulantes, quanto mais capazes formos de influenciar nosso modo de trabalhar, melhor será nosso desempenho.

A necessidade de gerar mais força e maior potencial em nossa equipe é o fator predominante para garantirmos valores importantes, que possam alinhar todos os colaboradores para uma gestão de equipe de vendas moderna e eficaz nas nossas organizações.

José Bicalho Junior é consultor em gestão estratégica humana, com especialização em implantar a gestão por valores nas empresas, e sócio-diretor da Eagles Educação Corporativa.

Que achou do conceito de gestão baseada em valores? Acredita que ela pode ajudar na gestão de equipe de vendas, motivando e engajando? Se você está procurando algumas frases para inspirar e motivar seu time, trouxemos alguns exemplos, confira:

Depois de adotar a gestão baseada em valores, é importante monitorar o desempenho equipe para verificar se está surtindo o efeito desejado.

Por isso, baixe nossa planilha gratuita: Planilha de avaliação de desempenho de vendedores em Excel GRÁTIS!