Você alguma vez já teve a impressão de que as coisas ao seu redor estão acontecendo com muito mais velocidade do que há uns 5, 10 ou 20 anos?

Se sim, fique tranquilo porque você não está sozinho nessa. Na verdade, as mudanças têm ocorrido de forma cada vez mais rápida, complexa e imprevisível, especialmente no mundo dos negócios.

E é sobre isso que se trata o conceito de mundo VUCA. Você já ouviu falar?

Neste artigo, vamos esclarecer tudo o que você precisa saber sobre o que é VUCA e como lidar com ele a partir de 6 competências essenciais:

  1. Liderança;
  2. Resiliência;
  3. Visão estratégica;
  4. Multidisciplinaridade;
  5. Flexibilidade;
  6. Comunicação.

Leia também: Mundo BANI: o que é e como impacta os negócios e as vendas?

Mundo VUCA: significado

O conceito de ambiente VUCA é utilizado para se referir às constantes mudanças observadas no mundo contemporâneo.

Podemos começar definindo o que é VUCA pelo significado desse acrônimo:

  • Volatilidade (Volatility);
  • Incerteza (Uncertainty); 
  • Complexidade (Complexity);
  • Ambiguidade (Ambiguity).

Esse conceito de ambiente VUCA foi criado no contexto de pós-Guerra Fria, no início dos anos 1990, para tentar explicar o cenário de incertezas na geopolítica mundial.

Não demorou muito para que o conceito de mundo VUCA fosse incorporado também pelo mundo dos negócios para tentar compreender as transformações ocasionadas pelo fenômeno da globalização e pelos avanços das tecnologias.

Por isso, ele pode ser usado para ajudar você na hora de entender cenários para descobrir oportunidades e ameaças ao criar seu planejamento estratégico.

Você sabe como fazer um? Relembre aqui: GUIA: Planejamento estratégico, missão, visão e valores

O que é VUCA: entenda os 4 pilares do ambiente VUCA

Como bem vimos no tópico anterior, o conceito de ambiente VUCA se sustenta em 4 pilares. Cada um deles descreve as principais características de um mundo que passa constantemente por transformações complexas e que levam a um cenário de incertezas.

Volatilidade

As mudanças no ambiente empresarial VUCA ocorrem com muita rapidez. Novas demandas, tecnologias e comportamentos surgem a todo instante.

A forma com que uma empresa está acostumada a se relacionar com o seu público, por exemplo, pode não fazer mais sentido daqui a um ou dois anos devido às constantes transformações.

Incerteza

Com tudo mudando a todo tempo, fica cada vez mais difícil prever como as coisas serão no futuro. Por mais que você baseie suas previsões em dados concretos (o que é ótimo), não é possível ter certeza sobre nada.

Complexidade

Uma única mudança pode gerar consequências em cadeia no ambiente empresarial VUCA. Diferentes fatores se conectam criando uma rede complexa, em que um pequeno detalhe pode causar grandes repercussões.

Ambiguidade

No mundo VUCA, pode ser perigoso fazer afirmações categóricas pois nada é uma coisa só.

A união de diferentes fatores complexos nos leva a diferentes interpretações e pontos de vista.

Inspire-se com essa citação de Henry Ford que pode servir de estímulo para lidar com o Mundo VUCA:

6 competências essenciais para o mudo VUCA

Para que a sua empresa não fique para trás, é preciso se adaptar ao mundo VUCA, tendo em vista as mudanças tecnológicas, o grande volume de dados e as mudanças no comportamento dos clientes.

Nesse sentido, existem algumas competências essenciais para o mundo VUCA que você precisa desenvolver para lidar melhor com a volatilidade, as incertezas, a complexidade e as ambiguidades do mundo atual.

1. Liderança

No ambiente VUCA, é fundamental saber liderar a equipe de modo a manter os colaboradores motivados e com objetivos muito claros.

Leia mais: 15 Dicas de liderança: o que fazer e, principalmente, não fazer

2. Resiliência

A resiliência é uma característica indispensável para trabalhar com eficiência no mundo VUCA. Você deve ser capaz de superar desafios, enfrentar mudanças inesperadas e manter uma postura otimista.

Veja também: Resiliência durante a quarentena: veja como desenvolver esta habilidade

3. Visão estratégica

Mesmo em um cenário de mudanças imprevisíveis e incertezas, é importante pensar a longo prazo, analisar diferentes cenários, assumir riscos calculados e definir estratégias criativas.

Veja mais: Como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa

4. Multidisciplinaridade

Contar com uma equipe multidisciplinar será crucial para que você consiga enfrentar problemas complexos. Diferentes pontos de vista podem te ajudar a encontrar soluções inovadoras.

5. Flexibilidade

Ser flexível é uma característica muito útil para lidar com situações de imprevistos e com o futuro incerto dentro de uma organização.

Mudar de opinião, sem ser obstinado, permite ter o famoso jogo de cintura para superar desafios e surpresas.

6. Comunicação

Em um ambiente volátil e imprevisível, comunicar-se com clareza pode fazer toda a diferença no desempenho das equipes. As ideias e informações precisam fluir bem entre os colaboradores para que todos possam trabalhar em sintonia.

Confira: Como se comunicar bem: 4 dicas para quem quer vender mais 

Para que você tenha ainda mais conhecimentos sobre o conceito de mundo VUCA, selecionamos este vídeo da Alessandra Alkmim, bem completo e didático, confira:

Se o mundo VUCA afeta o ambiente corporativo, impacta também as suas vendas!

Bom, espero que tenha ficado claro para você o  conceito de mundo VUCA. Procure desenvolver as competências que citamos aqui e lide melhor com as mudanças na sua empresa.

A pandemia de Covid-19 é um bom exemplo de como o mundo pode mudar rapidamente, de forma complexa, trazendo incertezas.

Você precisa de ajuda para enfrentar esse momento VUCA? Então, baixe nossa cesta de materiais, como planilhas, ferramentas, cursos e artigos: Materiais para lidar com os impactos da crise da Covid-19 nos negócios