Ninguém sabe o que o futuro nos reserva. Então, a melhor maneira de prevê-lo, é construindo-o você mesmo!

Estratégia, segundo o professor Alfred Chandler, de Harvard, pode ser definida como:

“A determinação de metas e objetivos básicos, em longo prazo, assim como a adoção de cursos de ação e alocação de recursos para atingir as metas”

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Mas como se chega a essas metas, objetivos e cursos de ação? Em outras palavras: como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa, passo a passo?

Usualmente, a resposta para isso está na busca de vantagens competitivas sustentáveis, segundo a visão de Michel Porter, outro guru da administração e professor de Harvard.

Vantagens competitivas precisam ser pautadas por 4 elementos. Elas devem ser:

  1. Valiosas: alguém se interessa em pagar por elas por enxergar valor
  2. Raras: nem todo mundo pode oferecer
  3. Difíceis de imitar: os demais competidores vão ter dificuldade em fazer igual
  4. Organizáveis: é possível criar um modelo de negócio e ganhar dinheiro a partir delas

Portanto, a elaboração do planejamento estratégico visa encontrar essa vantagem competitiva e organizá-la em um modelo de negócios.

Veja, a seguir, os cinco passos de como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa e tudo que é preciso fazer para determinar seus diferenciais, metas e objetivos de forma prática e assertiva.

Como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa

Não preveja o futuro, crie o seu!

Dentre essas metas, com certeza, uma delas será a meta de vendas. E para alcançá-la, é fundamental um bom gerenciamento da equipe comercial. Baixe gratuitamente nosso e-book: Guia para a gestão eficiente da equipe de vendas e alcance seus objetivos assim que forem determinados ao final da elaboração do planejamento estratégico.

Como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa passo a passo

A elaboração de planejamento estratégico envolve determinar um modelo de negócios, que é composto de 5 elementos básicos:

  1. Mercado-alvo e posicionamento
  2. Proposta de valor
  3. Cultura, valores e comportamentos
  4. Estrutura, cadeia de valor e processos
  5. Vantagens competitivas

Mas para se chegar nessas definições estratégicas do modelo de negócios, é preciso antes estudar os ambientes interno e externo da empresa, além do ambiente competitivo.

Como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa

Matriz SWOT – Fonte: www.questionpro.com

Passo 1: Análise dos ambientes

A análise dos ambientes interno e externo é feita através da tradicional análise SWOT, que determina as forças e as fraquezas da empresa, ao olhar o ambiente interno (que a empresa pode controlar), e as oportunidades e ameaças do ambiente externo (sob o qual a empresa não tem controle).

Para entender melhor como fazer a análise SWOT, confira estas postagens de nosso blog:

Para definir o ambiente competitivo, você deve usar a análise das forças competitivas de Michael Porter, na qual devem ser ponderados:

  • O poder de barganha dos clientes
  • O poder de barganha dos fornecedores
  • A ameaça de novos entrantes (novos concorrentes)
  • A ameaça de produtos substitutos
  • O nível de rivalidade entre os competidores já estabelecidos

Confira o quadro esquemático abaixo:

Como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa

Análise das Forças Competitivas – Fonte: empreendedorabela.wordpress.com

Passo 2: Definir o mercado-alvo e o posicionamento

Tendo os dados dessas duas análises em mente, você já terá como elaborar um planejamento estratégico de sua empresa.

Portanto, é o momento de definir qual o mercado em que a empresa poderá entrar com mais facilidade, usando suas forças para aproveitar as oportunidades e tentado se adequar ao ambiente da concorrência.

É importante lembrar que um mercado-alvo é definido tanto pelas características dos consumidores como do produto ou serviço que é oferecido a eles.

Assim, existe um mercado de distribuição de roupas esportivas para meninas adolescentes, que não é o mesmo segmento de mercado de distribuição de roupas esportivas para homens adultos.

Da mesma forma, existe um mercado de cervejas para homens adultos, e um outro segmento do mercado de vinhos para homens adultos.

Para definir esse mercado, usa-se a Matriz de Ansoff, também conhecida como Matriz Produto X Mercado.

Com ela, você deve determinar se sua empresa vai atuar em um mercado novo ou em um mercado em que já atua, e se fará isso com produtos ou serviços novos ou com os que já tem, o que leva a 4 possíveis estratégias de mercado:

  1. Penetração de mercado: Produtos existentes em mercados existentes
  2. Desenvolvimento de produtos: Produtos novos em mercados existentes
  3. Desenvolvimento de mercado: Produtos existentes em novos mercados
  4. Diversificação: Produtos novos em mercados novos
Como elaborar um planejamento estratégico de uma empresa

Matriz de Ansoff – Fonte: www.elirodrigues.com

Com isso em mente, você deverá definir seu posicionamento nesse mercado, isto é:

“Ação de projetar o produto e a imagem da empresa para ocupar um lugar diferenciado na mente do público-alvo com a finalidade de maximizar a vantagem potencial da empresa”

Philip Kotler

Esse conceito está intimamente ligado ao de proposta de valor, que veremos em seguida.

Passo 3: Determinar a proposta de valor de seu produto ou serviço

Por exemplo: se você escolheu lançar um produto novo, digamos uma nova marca de máquinas de corte, pois já atua no mercado de equipamentos para o setor têxtil, e pretende atingir clientes de alto luxo, deve se posicionar com uma proposta de valor baseada em um produto de qualidade e eficiência, que custa um pouco mais caro, mas conta com a mais moderna tecnologia.

Seu valor aos olhos do cliente está no diferencial que um equipamento de última geração poderá realizar.

Passo 4: Estrutura da cadeia de valor e dos processos

Nesse ponto é preciso determinar como as forças e oportunidades que você descobriu no passo 1 podem ajudar a entregar esse valor de sua oferta, apresentado acima.

Em nosso exemplo, sua fábrica possivelmente já utiliza processos automatizados e outras técnicas de produção que garantem a qualidade dos produtos.

Para se desenhar os processos mais adequados em uma organização, é indicado o uso de softwares de análise de processos de negócios.

Passo 5: Definir Missão, Visão e Valores

Missão é a razão de ser de um a empresa. Visão é o que ela pretende atingir dado um período de tempo, como um marco a ser alcançado.

Assim, a Missão da empresa de maquinário de nosso exemplo poderia ser: oferecer ao cliente de alto luxo máquinas de corte da mais avançada tecnologia.

Sua visão poderia ser: tornar-se a maior fabricante de máquinas de corte do Brasil em 20 anos.

A soma de todos esses elementos estratégicos em um conjunto é que define um planejamento estratégico.

Se você quiser conhecer uma outra abordagem de elaboração de planejamento estratégico passo a passo, consulte este texto de nosso blog: Planejamento estratégico com Balanced Scorecard funciona?