Como fazer matriz SWOT sem mistérios: saiba como determinar as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades de sua organização e decidir ações práticas

Muitos empreendedores e gestores quebram a cabeça em busca de um planejamento estratégico adequado. Isso porque querem definir ações, objetivos, metas e iniciativas para direcionar a operação de seus negócios.

E nessa busca por uma direção a dar para sua empresa, invariavelmente uma das ferramentas que surge em seu auxílio é a matriz SWOT.

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Nesse momento, logo vem à mente desses empreendedores e gestores palavras como:

  • forças,
  • fraquezas,
  • ameaças,
  • oportunidades,
  • ambiente interno e ambiente externo.

Afinal, praticamente todo mundo sabe que esses são elementos presentes na análise SWOT de uma empresa.

Está sem tempo para ler o conteúdo sobre o modelo SWOT? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play e, assim, descobrir de uma vez por todas como fazer análise SWOT! Agradecemos o seu feedback nos comentários 🙂

Mas na hora de por tais conceitos em prática, muitas vezes percebem que não sabem realmente como fazer uma matriz SWOT.

Na verdade, não existem grandes segredos em como fazer uma análise SWOT. Aliás, ela foi criada em forma de matriz exatamente para facilitar sua elaboração e análise. Porque, dessa forma intuitiva e que segue certas regras de fácil aplicação, tudo se torna mais assertivo.

Para ajudar você a entender cada uma das definições presentes na matriz SWOT e, além disso, descobrir como fazer seu planejamento estratégico com ajuda dessa poderosa ferramenta, escrevemos esta postagem de uma forma bem esclarecedora.

Assim, por meio da leitura você aprenderá a fazer uma Matriz SWOT, entenderá cada um de seus conceitos com explicações objetivas e saberá como analisar as informações, tirar suas conclusões e definir suas estratégias de negócio com a determinação de ações e iniciativas práticas.

Veja a seguir um passo a passo de como fazer uma análise SWOT, além da definição de seus principais conceitos.

Outra importante atividade estratégica de um gestor ou empreendedor é saber operacionalizar suas vendas. Para saber ainda mais sobre este assunto, baixe nosso e-book: Guia: Como elaborar e implementar o processo de vendas.

Análise SWOT como fazer

A análise dos ambientes interno e externo são fundamentais na matriz SWOT

Matriz SWOT: como fazer em 6 passos

Antes de montarmos o passo a passo de como fazer uma matriz SWOT, vamos entender os conceitos que são usados ao usar esta ferramenta de análise estratégica.

Os 6 conceitos principais usados na análise SWOT

Para começar, vamos traduzir a sigla SWOT: Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats.

Análise SWOT como fazer

4 conceitos importantes da análise SWOT e sua tradução: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

Essas palavras em português significam, respectivamente:

  • Forças
  • Fraquezas
  • Oportunidades e
  • Ameaças

Por isso, a matriz SWOT também é chamada de análise FOFA, correspondendo às iniciais das palavras acima!

Agora é que vem o pulo do gato de como fazer uma análise SWOT e que muitos não se atentam:

A análise do ambiente interno é que determina suas forças e fraquezas. E a análise do ambiente externo é que possibilita a definição das oportunidades e ameaças.

  • Ambiente interno: usualmente o ambiente interno é definido como aquele sobre o qual a empresa tem controle. Isto é, tem como agir sobre ele. É neste domínio que você encontrará as forças e fraquezas de sua empresa.

Vamos explicar isso de forma mais clara: como o próprio nome diz, o ambiente interno é tudo que “está dentro”, faz parte, se relaciona ou pertence a empresa. Entenda isso de uma forma ampla, uma patente, por exemplo: ela não está “dentro da empresa”, mas você tem controle sobre ela. Portanto, todos os fatores sobre os quais é possível intervir são parte do ambiente interno, como seu pessoal, maquinário, políticas de vendas, tecnologias empregadas, softwares e sistemas de gestão, frotas de veículos, rede de filiais, carteiras de clientes, a cultura organizacional, capacidade de investimento etc.

É dentro do ambiente interno que você encontrará suas forças e fraquezas

Forças

elementos e características de seu ambiente interno que representam uma vantagem sobre a concorrência.

Por exemplo: um hotel que tem uma excelente localização de frente para o mar e com facilidade de acesso pode considerar isso como forças.

Da mesma forma, um hospital que tem um corpo médico extremamente qualificado, assim como uma marca de roupas prestigiada e desejada pelo público têm nessas características exemplos de forças.

Fraquezas

de forma análoga, as características e elementos de seu ambiente interno que desfavorecem sua empresa em relação à concorrência são suas fraquezas.

Imagine uma fábrica de alimentos enlatados que se localiza muito distante dos grandes centros e por isso tem custos de transporte elevados; ou uma empresa aérea que tem uma frota de aeronaves antiga e por esse motivo tem mais gastos de manutenção e problemas de atrasos em seus voos.

Perceba que nesses dois exemplos a empresa tem controle sobre essas fraquezas e pode tentar mudar isso de alguma forma, mesmo que seja algo muito caro, como nesses dois casos.

Veja o que considerar no ambiente externo ao fazer a análise SWOT de uma empresa

O ambiente interno engloba fatores sobre os quais a empresa não tem controle, como o clima, taxa de juros, mudanças de legislação, câmbio, desastres naturais, políticas ambientais, guerras, embargos econômicos, crises econômicas, eleições etc.

Oportunidades

sempre que um fator externo cria um cenário favorável para a empresa, ele representa uma oportunidade. Imagine um hotel durante as Olimpíadas no Brasil e mesmo a companhia aérea do exemplo anterior neste período dos Jogos. Isso é uma excelente oportunidade!

Ameaças

todos os elementos ou conjunturas que criam um ambiente desfavorável para a empresa (e sobre os quais a empresa não tem controle) são ameaças para o negócio.

No caso do hotel, uma temporada de fortes tempestades e clima ruim são ameaças, assim como o aumento do preço dos combustíveis e do dólar são ameaças para a companhia aérea.

Sabe como fazer uma matriz SWOT com essas definições? Você deve determinar como suas forças podem defender sua empresa das ameaças ou potencializar suas oportunidades. E, da mesma forma, que ações deve tomar para que suas fraquezas não potencializem ainda mais as ameaças ou prejudiquem suas oportunidades.

Para isso, siga estes passos:

Matriz SWOT: como fazer essa análise passo a passo

  1. Defina suas forças.
  2. Determine suas fraquezas.
  3. Liste as oportunidades.
  4. Enumere as ameaças.
  5. Coloque os dados nos locais da planilha conforme a figura.
  6. Faça as correlações entre os fatores da matriz e determine:
  • Forças podem potencializar quais oportunidades.
  • Forças podem combater quais ameaças.
  • Fraquezas podem prejudicar quais oportunidades.
  • Fraquezas podem potencializar quais ameaças.

 

Matriz SWOT como fazer

Modelo de Matriz SWOT. Fonte: blog.iset.com.br

Imagine o exemplo do hotel e que a análise do gestor encontrou o seguinte:

Forças:

  • Localização
  • Infraestrutura interna com muitas atividades indoor
  • Gastronomia nota 10

Fraquezas:

  • Altos custos operacionais
  • Atendimento precisa melhorar

Oportunidades:

  • Olimpíadas
  • Alta do dólar

Ameaças:

  • Temporada de tempestades
  • Precariedade do transporte público

Veja um plano de ações derivado desta matriz SWOT e como fazer a estratégia funcionar:

  1. Aproveitar a oportunidade da alta do dólar (reais mais baratos para estrangeiros!) para criar pacotes internacionais com preços que compensem a fraqueza dos altos custos operacionais.
  2. Aproveitar as forças da gastronomia e atividades indoor para atrair e encantar os hóspedes que se sentirem prejudicados pelas ameaças do clima e do transporte precário.
  3. Criar um programa de capacitação dos funcionários para diminuir a fraqueza do atendimento e aproveitar melhor a oportunidade da Olimpíada.

Perguntas que você pode fazer para descobrir forças/fraquezas e oportunidades/ameaças

Para realmente saber como fazer análise SWOT é fundamental entender como descobris as forças e fraquezas, oportunidades e ameaças.

Para isso, sugerimos uma série de perguntas que você pode fazer. Confira!

Perguntas para descobrir forças e fraquezas:

  • Como a qualidade de nosso pessoal pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a nossa competência em gestão e qualidade dos líderes pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva
  • Como a nossa infraestrutura pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a nossa tecnologia pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a nossa localização pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a nossa marca pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a nossa estrutura de capital pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a nossa cadeia de suprimentos pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?
  • Como a nossa cadeia de distribuição pode ser uma vantagem (ou desvantagem) competitiva?

Veja alguns exemplos de respostas que são forças ou fraquezas de sua empresa:

  • Pessoal qualificado X pessoal desqualificado
  • Fata de profissionais X  quadro de profissionais completo
  • Líderes capazes e confiáveis x líderes que precisam melhorar seu desempenho
  • Infraestrutura e maquinário moderno X infraestrutura e maquinário desatualizado e obsoleto
  • Domínio das tecnologias necessárias para a sustentabilidade do negócio X necessidade de aprimoramento tecnológico
  • Transformação digital em andamento X necessidade de iniciar a transformação digital
  • Localização privilegiada próxima dos centros de consumo x localização distante dos centros de consumo
  • Localização privilegiada próxima das matérias primas x localização distante das matérias primas
  • Localização privilegiada próxima de hubs de transporte, como portos e aeroportos x localização distante de hubs de transporte
  • Marca forte e conhecida X marca jovem e desconhecida
  • Empresa bem capitalizada X empresa com necessidade de aporte de capital
  • Cadeia de suprimentos ágil e confiável X cadeia de suprimentos lenta e pouco confiável
  • Cadeia de distribuição capilarizada e eficiente X cadeia de distribuição esparsa e pouco eficiente

Perguntas para descobrir oportunidades e ameaças

Normalmente as perguntas sobre oportunidades e ameaças giram em torno da chamada análise PESTEL. Ela tem esse nome porque engloba temas como estes:

Fatores da análise PESTEL:
  1. Políticos
  2. Econômicos
  3. Sociais
  4. Tecnológicos
  5. Ambientais (Environmental, em inglês)
  6. Legais

Assim, as perguntas que você deve fazer são:

  • Que fatores políticos podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores econômicos podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores sociais podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores tecnológicos podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores ambientais podem significar uma ameaça para meu negócio?
  • Que fatores legais podem significar uma ameaça para meu negócio?

Veja alguns exemplos de respostas que são forças ou fraquezas de sua empresa:

Governo estável X governo instável

Reformas positivas para o país em andamento X reformas paralisadas

  • Real valorizado x real desvalorizado – dependendo do setor, um real valorizado pode ser tanto oportunidade (para quem importa matéria prima) como ameaça (para quem exporta ou trabalha com turismo interno)
  • Juros baixos X juros altos
  • Inflação baixa X inflação alta
  • Diminuição de carga tributária X aumento de carga tributária
  • Queda do desemprego X aumento do desemprego
  • Disponibilidade de crédito na praça X carência de crédito na praça
  • Crescimento populacional X estagnação populacional
  • Melhora na qualidade da educação X piora na qualidade da educação
  • Tendência e modismos favoráveis ao seu negócio X Tendência e modismos desfavoráveis ao seu negócio
  • Chegada de novas tecnologias acessíveis ao seu negócio X chegada de novas tecnologias que seu negócio não está preparado para lidar
  • País com bom nível de desenvolvimento tecnológicos X país com pouco desenvolvimento tecnológico
  • Novas leis de proteção ambiental que afetam negativamente seu negócio X leis de proteção ambiental que se enquadram nos valores das empresa e seu posicionamento
  • matriz energética do país poluente X matriz energética do país limpa e sustentável
  • Novas leis trabalhistas que encarecem a mão-de-obra X desregulamentação das leis trabalhistas

Veja mais dois exemplos de matriz SWOT:

Banco

exemplo de matriz swot - banco

Forças

  • Marca forte e reconhecida no mercado
  • Ótimo time de analistas financeiros
  • Fortemente capitalizado

Fraquezas

  • Plataforma tecnológica defasada
  • Agências com localização ruim
  • Poucos caixas eletrônicos

Oportunidades

  • Novo programa do governo para financiar investimentos em tecnologia
  • Queda na taxa de juros nos EUA
  • Alta demanda por financiamento na indústria de construção

Ameaças

  • Volta da CPMF
  • Turbulências políticas
  • Atrazo nas reformas de infraestrutura no país

Empresa de software SaaS

exemplo de matriz swot - saas

Forças

  • Excelente plataforma tecnológica
  • Time de fundadores capaz e motivado
  • Tecnologia própria e difícil de ser copiada

Fraquezas

  • Marca jovem e ainda desconhecida
  • Falta de um especialista em marketing na equipe
  • Pouco capital disponível para investimento

Oportunidades

  • Investidores anjos interessados em capitalizar a empresa
  • Novo pólo de startups sendo criado na mesma cidade da empresa
  • Alta demanda pela solução desenvolvida pela empresa

Ameaças

  • Alta iminente da taxa de juros
  • Empresa multinacional com solução semelhante vindo para o Brasil
  • Déficit nio mercado de trabalho de profissionais que dominem as competências necessárias para o crescimento da empresa

Esses são apenas alguns exemplos de como fazer uma análise SWOT. O importante é ter entendido os conceitos e principalmente como correlacionar adequadamente as forças e as fraquezas com as oportunidades e as ameaças. Que achou da matriz SWOT? Já sabe como fazer a sua?

Veja aqui mais informações que podem ajudar você: Tudo que você tem de saber sobre análise SWOT de uma empresa.