Há um velho ditado que segue muito útil em nossos tempos marcados pela tecnologia. Ele diz o seguinte: quem não é visto, não será lembrado. O mercado mudou, sofreu transformações, e estar bem posicionado no mundo digital tornou-se necessidade.

Afinal, boa parte dos seus clientes costuma passar mais tempo na internet do que em qualquer outro ambiente. Então imagine se, durante esse tempo, eles pudessem conhecer mais sua empresa e escolher mais produtos? Seria um excelente negócio para todos.

Portanto, para aqueles que desejam alavancar o número de vendas, é essencial estar presente na internet, e o primeiro passo para isso é criar um site de vendas.

Confira o passo a passo para criar um site de vendas

Já é de conhecimento geral que a pandemia de Covid-19 trouxe diversas mudanças ao mundo, seja no meio das empresas ou até no nível pessoal e social. Uma das mudanças mais notáveis foi o alto crescimento e a aplicação de ferramentas digitais para garantir o contínuo crescimento das empresas, mesmo em tempos de confinamento.

Se você for um empreendedor mais antigo ou que já esteja há muito tempo batalhando para crescer no mercado, talvez migrar para o mundo digital possa parecer algo difícil. Porém, essa dificuldade é apenas aparente! 

Em suma, criar um site de vendas é tão importante quanto cumprir com outras obrigações como a regulamentação junto aos órgãos fiscais, tributações e gestão de equipe. Afinal, essa prática pode representar a garantia de futuro para o seu negócio.

Desse modo, confira o passo a passo do que precisa ser feito e inicie o seu projeto hoje mesmo!

Defina o seu público

Antes mesmo de iniciar o projeto, existem alguns passos importantes a serem tomados. Não basta abrir um site, ter boas imagens e alguns produtos bonitos.

É essencial ter em mente, desde muito cedo, quem será o seu público-alvo. A criação de um site para vendas não pode ser vista como uma peça de adorno para o seu negócio.

O site precisa ser funcional, ou seja, uma ferramenta que possibilite vendas, e isto deve estar bem claro desde o começo.

Para isso, o seu site deve estar direcionado, isto é, falar com um público em específico, que são justamente os seus potenciais clientes.

Não pense que essa é uma etapa descartável, pois não é. Sem um público muito bem definido, as chances do seu site de vendas não gerar resultados serão enormes.

Escolha o nome do seu site preparado para vendas

No mundo digital, para que algo dê certo e efetivamente funcione, é necessário que se faça a escolha de bons nomes. Empresas com nomes longos e complicados não fixam na mente dos navegantes, o que pode impactar de forma negativa o número de vendas.

Além disso, é importante que o nome do site seja simples para facilitar a pesquisa dos clientes. 

Imagine se centenas de usuários tentassem encontrar seus produtos na internet, mas fossem direcionados para um site de nome semelhante e acabassem por comprar de algum concorrente.

Desse modo, a escolha do nome é também um passo essencial, que faz parte do próprio marketing de vendas e não pode ser deixado de lado.

Registre o domínio do seu site de vendas

O próximo passo é o registro do famoso domínio de site. O domínio nada mais é do que um endereço conjunto que aglutina sua própria marca e o país onde está localizada.

Essa é a porta oficial de entrada de um negócio na internet! Sem um domínio registrado, sem chances de ter o seu próprio site de vendas, entendido?

Para registrar um domínio é fácil: acesse o site registro.br e faça seu cadastro, ou então contrate um serviço especializado em criação de sites para tornar todo o processo mais fácil e rápido.

Selecione uma plataforma para site de vendas

Uma vez registrado o domínio, chegou a hora de colocar a mão na massa. Seu site passa a existir, mas ainda necessita de uma roupagem, uma estrutura apresentável.

O desenvolvimento do seu site pode ser feito através da utilização de alguma plataforma (gratuita ou paga) de e-commerce ou através da criação original, “do zero”. A criação do zero, entretanto, demanda mais tempo e conhecimento técnico suficiente para estabelecer tudo o que é necessário.

No entanto, apesar desse esforço maior, um site original entrega muitas vantagens, já que você consegue determinar a estrutura (páginas, layout, etc) sem molde anterior algum.

Nesse mesmo desenvolvimento, será bastante útil e interessante imaginar como você quer que o seu site fique ao final do processo. Deseja incluir um blog? Haverá alguma apresentação da marca ou da empresa? Deseja também contar sua história ou apenas oferecer produtos?

É na fase da definição da estrutura dentro da plataforma que esse tipo de escolha deve ser tomada. Portanto, defina essa etapa com bastante cuidado.

Defina a identidade visual do seu site de vendas

Se você já escolheu um nome, registrou o domínio e escolheu a plataforma, chegou um dos momentos mais esperados: definir a identidade visual do seu site de vendas!

Nesta etapa, é importante escolher bem as cores e as fontes. 

Juntas, elas irão refletir a personalidade do seu negócio, que pode ser mais séria, mais formal, ou até mesmo mais descontraída, moderna e leve.

A identidade visual de um site preparado para vendas costuma ser um grande fator que contribui para o aumento das taxas de conversão e, consequentemente, de lucro.

Pense um pouco: você faria uma compra online de um site mal estruturado, com identidade confusa e pouco clara? A resposta provavelmente é não. Uma identidade bem feita transmite confiança, e isso é essencial para ter vendas recorrentes.

Para ter esse tipo de identidade estratégica, você pode utilizar algum serviço de design profissional ou de criação de sites.

Não tenha medo de investir nela, pois o seu site de vendas será tão atraente e chamativo que não deixará de captar novos clientes todos os dias.

Crie conteúdos relevantes 

Conteúdos relevantes são aqueles que trazem imagens chamativas, informações sobre produtos ou dicas úteis que facilitam a vida dos clientes antes e após a compra.

Sobretudo para plataformas que possuam um blog ativo, indicamos que sejam criados conteúdos altamente relevantes. Esse tipo de publicação aumenta o interesse do seu público e eleva seu nível de autoridade na web.

Se você não tem tempo ou disponibilidade para produzir conteúdos desse tipo, saiba que existem diversos serviços de redação que os fornecem, e não é difícil achar um que sirva bem o seu site.

Dessa forma, o engajamento dos visitantes que chegam será mais alto e, consequentemente, suas vendas serão melhores. 

Realize testes com seu site para vendas

O último passo, mas não menos importante que os demais, é justamente a realização de testes que comprovem que o seu site funciona corretamente.

Tente buscar, por exemplo, o nome dele em algum buscador. Seu site está posicionado dentro das opções de busca? Se a resposta for positiva, esse é um ótimo sinal de que tudo funciona bem.

Procure testar também o funcionamento interno, como mecanismos de compras, troca de páginas, acesso a artigos, links de contato e quaisquer outros recursos que o seu site possua.

Com tudo em linha, seu site para vendas pode operar com tranquilidade, captar bons leads e realizar vendas todos os dias.

Conclusão

A criação de sites é uma tarefa que demanda organização, responsabilidade e tempo.

Mas os resultados são imensamente satisfatórios: após criado, o site marcará a presença do seu negócio nos meios digitais, e dessa maneira estará alinhado com as reais necessidades do mundo atual.

Por essa razão, indicamos fortemente que você procure algum tipo de serviço especializado que crie sites para vendas atrativos.

Mas fique atento: atualmente, existem vários serviços assim disponíveis no mercado. Tente buscar os melhores, que já possuem resultados comprovados, que atenderam a várias outras empresas e que sabem o que estão fazendo. O site para vendas da sua empresa não é coisa qualquer, portanto, dedique-se a ele cumprindo todos os passos essenciais.

E então, gostou do artigo? Para mais conteúdos como esse, não se esqueça de seguir o nosso blog e ficar por dentro de tudo o que acontece nas nossas redes sociais.

Este artigo foi escrito por Lucas W. Pelisari, da fábrica de sites UpSites, que ajuda empresas a vender mais na web através de sites otimizados para SEO.