Existem diversos tipos de riscos de investimentos, que são definidos considerando fatores que fazem com que as aplicações tenham chances maiores ou menores de retorno ou perda de recursos.

Principais aprendizados deste artigo:

  • É preciso saber bem quais são os tipos de risco de investimento, antes de colocar para render o dinheiro que você ganhou “suando” com as vendas
  • Os investimentos de baixo risco, por exemplo, são mais previsíveis, enquanto os de médio e alto risco podem ser influenciados por fatores externos, como crises e tendências do mercado.
  • Para escolher o correto, é preciso analisar a tolerância aos riscos do seu perfil de investidor e, ainda, os objetivos pessoais, já que o tipo afeta o rendimento e o prazo para retirada.
  • Já sabe por onde começar a investir, mas deseja ter mais recursos? Então, aprenda como elaborar e implementar um processo de vendas que trará mais clientes e, consequentemente, mais comissões para seu bolso. 

Basicamente, os riscos são as ameaças que podem rondar os investimentos. Para ficar mais claro, são as variáveis que podem fazer com que eles não sejam tão rentáveis e até gerar risco de perda de dinheiro. 

Vale destacar que nenhum investimento é totalmente livre de riscos, ok? O que acontece é que alguns são mais baixos do que outros; e isso deve ser analisado na hora de escolher onde colocar seu dinheiro para render. 

No decorrer deste artigo, explicamos para você quais são os 3 tipos de riscos de investimentos e, ainda, quais as melhores opções para cada categoria. Confira!

Como fazer a análise de risco de investimento?

A análise de risco de investimento é feita considerando uma série de fatores e como eles afetam as chances de ganhar dinheiro. Por exemplo, as taxas de juros, o risco de crédito — ou seja, de não receber o que foi prometido, o famoso “levar um calote” — e até mesmo a capacidade dos gestores de investimento, como acontece em algumas aplicações. 

Adicionalmente, existe o risco de liquidez, que é a facilidade em fazer o dinheiro render e o quão rápido ele pode ser resgatado. Neste caso, ter uma liquidez baixa é mais arriscado do que uma liquidez alta. 

Para ficar mais claro, confira este exemplo. Você fez uma venda incrível, que bateu as metas da empresa e, por isso, ganhou uma comissão alta em um mês. Como não precisa do dinheiro no momento, decide investir para fazê-lo render.

Porém, como qualquer vendedor que boa parte da renda depende das comissões, você não sabe como serão os meses seguintes. Logo, precisa de um investimento no qual possa reaver a quantia a qualquer momento. 

Neste caso, é preciso procurar uma opção de alta liquidez, já que você não precisa esperar a data de vencimento e sabe que ganhará algum valor.

Quais são os tipos de risco de investimentos?

Os tipos de risco de investimento podem ser divididos nestas 3 categorias:

  • baixo; 
  • médio; 
  • alto. 

Confira as características e variáveis de cada um deles!

1. Baixo

Os investimentos de baixo risco, como o nome já indica, têm o potencial de perda mais baixo das três classificações. Ou seja, as chances de perder dinheiro são praticamente zero. 

No geral, são investimentos emitidos por instituições que oferecem uma garantia e os rendimentos são calculados levando como base as taxas de juros do país. Logo, você tem uma noção de quanto ganhará. 

Em paralelo, eles costumam ser mais fáceis de fazer e podem ser resgatados pouco tempo após o investimento, sem grandes riscos de perda. No entanto, o retorno não é muito alto. 

2. Médio

Já os investimentos de médio risco — ou moderados — estão ali no meio do caminho. Quem investe nesse tipo pode ter proteção contra calotes e pode fazer uma previsão sobre os ganhos. 

Entretanto, o retorno pode ser influenciado por crises econômicas — ou no setor investido — e pode não ser possível resgatar o valor em pouco tempo, sendo necessário esperar a data de vencimento para não perder dinheiro. 

3. Alto 

Por último, os investimentos de alto risco são aqueles que apresentam uma maior chance de perda. A renda variável se encaixa nessa categoria. Isso acontece porque não dá para prever o retorno, inclusive tendo altas chances de ganhar ou perder. 

Vale a pena mencionar que os investimentos de médio/alto risco são aqueles que dão as maiores chances de retorno. Em contrapartida, são os que apresentam a maior probabilidade de perda, já que acompanham as flutuações do mercado.

>>>> Aproveite para ler: investimentos para empresas — veja os tipos e como funcionam!

Quais os melhores investimentos para cada perfil de risco?

Agora que você já sabe quais são os tipos de risco de investimento, chegou o momento de conferir as melhores aplicações para cada um. Vamos lá?

1. Baixo

Alguns exemplos de investimentos rentáveis de baixo risco são:

  • Tesouro Selic; 
  • Certificado de Depósito Bancário (CDB); 
  • Letras de Crédito. 

Todas essas opções possuem alta liquidez e podem ser previstas, sendo uma ótima opção para os iniciantes.

>>>> Confira mais opções em: tipos de investimento para iniciantes — quais são os principais?

2. Médio

Já os investimentos de médio risco podem ser:

  • Fundos Imobiliários; 
  • Tesouro IPCA; 
  • Fundos Multimercado; 
  • Debêntures. 

Ao investir nesse tipo, é preciso tomar um certo cuidado e ficar atento à liquidez para não acabar perdendo dinheiro. 

3. Alto

Para completar, os investimentos de alto risco costumam ser:

  • ações; 
  • compra e venda de moedas estrangeiras; 
  • criptomoedas. 

Em todos esses casos, é praticamente impossível prever com exatidão quanto você ganhará — ou até mesmo se o investimento renderá ou trará perdas. 

Como escolher um tipo de risco de investimento?

A escolha do melhor tipo de risco de investimento depende dos objetivos e do perfil do investidor. Se você não tem medo de ousar e quer ter um retorno maior em menos tempo, os investimentos de médio/alto risco são as melhores opções.

Por outro lado, se deseja apenas fazer uma reserva de emergência e não quer perder nenhum centavo, é melhor optar por investimentos rentáveis de baixo risco.

De qualquer forma, antes de investir, é preciso seguir alguns passos fundamentais, como:

  • determinar suas metas pessoais;
  • organizar as finanças para saber quanto poderá aplicar;
  • preparar a mente para se manter motivado mesmo em cenários de oscilação dos investimentos (o que ocorre principalmente em opções de alto risco). 

Quer uma mãozinha para dar o start na sua versão investidora? Então comece lendo nossos artigos sobre como alcançar metas pessoais e técnicas de automotivação para lidar com as diferentes performances das aplicações no mercado financeiro!