Tem um dinheirinho “dando sopa” ou quer atingir um objetivo financeiro, mas está perdido por onde começar? Então, saiba que existem diversos tipos de investimentos para iniciantes com os mais diversos perfis, desde os que preferem um retorno seguro, até aqueles que se arriscam mais. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • Existem vários tipos de investimentos voltados para iniciantes, que englobam os 3 perfis de investidor e as diferentes perspectivas de rendimento, para ajudar você a alcançar seus objetivos.
  • Antes de começar a investir, é preciso saber se o perfil é mais aberto ou fechado a correr riscos, ponderar sobre as modalidades de rendimento, estudar as tendências de mercado e pensar em como diversificar sua carteira.
  • Adicionalmente, é vital investir em educação financeira. Por sinal, leia livros sobre investimentos e acompanhe conteúdos produzidos por pessoas que entendem do assunto.
  • Um bom investidor sabe encontrar as melhores oportunidades e negociar. Para aprender, baixe nosso guia gratuito com as regras de ouro da negociação, que pode ser aplicado tanto nas vendas, quanto no seu dia a dia. 

Ninguém nasce sabendo de tudo e, para começar a investir, é preciso iniciar de algum ponto. Para dar o primeiro passo, o comum são os investimentos considerados mais seguros e fáceis de entender. Aqueles que dão um gostinho do que está por vir. 

Quer saber quais são eles? Então, siga conosco. Neste artigo, trouxemos os melhores tipos de aplicações para quem está começando e dicas de como evitar perder dinheiro, incluindo recomendações de livros de investimentos para iniciantes. 

Boa leitura!

Como começar a investir? Dicas para evitar perder dinheiro 

Antes de saber quais são os melhores investimentos para iniciantes, é preciso tomar alguns cuidados antes de colocar seu dinheiro em algum lugar. Afinal, você quer fazê-lo render e não acabar saindo no prejuízo, certo? 

Posto isso, confira algumas dicas de ouro que separamos para você!

1. Fique atento aos tipos de investimento

A primeira dica é entender que existe mais de um tipo de investimento para iniciantes, cada um com as próprias características que interferem diretamente no rendimento e na segurança.

O primeiro é o investimento de renda fixa. Aqui, o rendimento final fica definido na hora da aplicação. Ou seja, você já sabe quanto vai receber e quando vai poder recuperar o capital, pois o cálculo é feito sob os juros do valor.

O segundo tipo é o de renda variável. Como o nome já dá a entender, não dá para saber quanto você vai ganhar — e nem se terá algum lucro. Isso acontece porque o rendimento depende das flutuações do mercado, como o que acontece com as ações de empresas.

2. Descubra seu perfil de investidor 

Saber qual é o seu perfil de investidor permite escolher quais os investimentos mais adequados para sua carteira, considerando a tolerância de perder dinheiro — ou passar por alguns estresses — no meio do caminho. 

Os perfis são categorizados da seguinte maneira:

  • conservador: prefere “jogar no seguro”, evitando correr riscos desnecessários, optando por investimentos de renda fixa, já que se pode prever o retorno;
  • moderado: é aquela pessoa que está no meio do caminho; não arrisca tanto, mas pode se aventurar caso veja que as chances de retorno sejam boas; 
  • agressivo ou arrojado: busca ter o maior ganho possível e sabe que, para isso, deve-se correr alguns riscos, por isso, prefere renda variável, na qual a promessa de retorno costuma ser maior. 

Apenas por essas características, já dá para ter uma pequena noção de qual é o seu perfil. Para confirmar, saiba que algumas corretoras disponibilizam testes gratuitos para descobrir sua classificação assertivamente. 

3.  Diversifique sua carteira

Não importa qual seja o perfil, evite colocar todos os ovos em um único cesto. O que queremos dizer é que é interessante diversificar sua carteira de investimentos, colocando dinheiro em vários tipos de aplicações, sempre considerando a relação risco-retorno. 

É importante também estudar as tendências do mercado. Em outras palavras, monitorar as mudanças para tentar prever qual tipo de investimento será mais vantajoso.

4. Tenha objetivos claros 

Não comece a investir por capricho. As chances de desistir no meio do caminho são grandes. O ideal é ter objetivos financeiros claros, como criar uma reserva de emergência, aumentar seu patrimônio ou fazer uma viagem. 

>>>> Veja também: planejamento estratégico de metas e objetivos — acerte na mosca!

5. Estude

É preciso estudar sobre educação financeira e o mercado antes de começar a investir. Assim, você já começa sabendo o que esperar e não tem surpresas desagradáveis em relação aos níveis de risco ou tributações sobre os ganhos. 

Para começar, é interessante ler alguns livros de investimentos para iniciantes, como “Os segredos da mente milionária”, de T. Harv Eker, e “Faça fortuna com ações antes que seja tarde”, de Décio Bazin, ambos disponíveis em português. 

Também vale muito a pena acompanhar podcasts e canais de YouTube sobre o tema, para conferir dicas e ficar por dentro de todas as atualizações. 

Agora, chegou o momento que todos esperavam, que é a resposta para a dúvida: quais os melhores tipos de investimentos para iniciantes? Vamos nessa!

Quais os melhores tipos de investimentos para iniciantes?

Os melhores investimentos para iniciantes são:

  • tesouro direto; 
  • letras de crédito; 
  • fundos imobiliários; 
  • certificado de depósito bancário. 

Confira as características de cada um deles a seguir!

1. Tesouro direto

O tesouro direto dispõe de títulos públicos que o governo federal usa para captar recursos a fim de financiar suas obras. Na prática, você empresta dinheiro para o estado, que o retorna depois de um certo prazo, com juros — que são seu rendimento. 

Esse é considerado um investimento de baixo risco, ideal para quem tem perfil conservador ou moderado, podendo ser feito facilmente pela internet e com um valor baixo. Além disso, você pode escolher o prazo para resgate. 

Vale destacar que existem diferentes tipos de tesouro direto, como o atrelado à taxa Selic, que considera os juros brasileiros, e o tesouro IPCA, que leva em conta uma taxa fixa e a inflação sobre os rendimentos. 

2. Letras de crédito

As letras de crédito são investimentos de renda fixa emitidos por uma instituição financeira. Elas podem ser voltadas para o agronegócio (LCA) ou para o setor imobiliário (LCI). De qualquer modo, é uma forma de empréstimo para o fomento desses segmentos. 

O rendimento vem dos juros pagos aos investidores no final do prazo de resgate. Aliás, as pessoas físicas que investem em letras de crédito têm isenção no imposto de renda, mas o mesmo não é válido para pessoas jurídicas (PJ).

3. Fundos imobiliários

Os fundos de investimentos imobiliários se encaixam no tipo de renda variável. Uma característica interessante é que eles são coletivos. Aqui, várias pessoas se juntam para inserir capital no setor de imóveis e são gerenciados por um profissional. 

Isso significa que são ótimas opções para iniciantes, já que toda a administração fica nas mãos de uma pessoa capacitada e que entende do mercado financeiro. 

Justamente por esse motivo, o ideal é procurar por opções confiáveis. Afinal, você vai deixar seu dinheiro nas mãos de alguém, que, inclusive, tem a expertise para conferir se o mercado que o fundo investe é realmente rentável, trazendo boas chances de ter lucro. 

4. Certificado de depósito bancário

A última dica é outro investimento de renda fixa: o certificado de depósito bancário (CDB). Aqui, você cede dinheiro para uma instituição bancária, que o retorna depois de um tempo acrescido de juros. Fácil de entender, concorda?

O lado bom desse tipo de investimento para iniciantes é que o Fundo Garantidor de Créditos (FGC) assegura que, em caso o banco vá à falência e não possa pagar, os investimentos de até R$ 250 mil são retornados. Logo, são bem seguros. 

No mais, você pode escolher ter uma liquidez diária, podendo retirar o valor investido na hora que quiser, sem se preocupar com prazos. 

Quer investir, mas está com aquele friozinho na barriga para começar? Então, confira nossos artigos com 99 frases motivacionais e como alcançar metas pessoais para pegar inspiração e, finalmente, arriscar!