Entender qual é a finalidade da taxa Selic é um passo essencial para qualquer pessoa que deseja começar a investir. Até porque esse sistema afeta o quanto você pode ganhar ao colocar seu suado dinheirinho para render na renda fixa e até mesmo a quantia de juros que tem a receber. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira. Ela é usada para calcular todos os tipos de juros, como empréstimos e alguns tipos de investimentos
  • Até mesmo os investimentos para empresas, normalmente os de renda fixa, são afetados pela flutuação da taxa Selic. 
  • A principal finalidade deste sistema é controlar a inflação e, assim, manter a economia equilibrada, ao gerenciar a quantidade de dinheiro em circulação.
  • Não basta saber como a taxa Selic afeta os investimentos. É preciso se preparar para fazer o dinheiro render. Para os vendedores, isso envolve conquistar mais clientes. Por isso, confira o audiobook: como elaborar e implementar um processo de vendas com técnicas infalíveis

Pois é, sabe aquela graninha extra que estava sobrando de uma venda incrível que você fez e, como não queria gastá-la, resolveu colocá-la em algum investimento de renda fixa? O quanto você pode ganhar depende diretamente dessa taxa. 

A princípio, pode parecer um “bicho de sete cabeças” e, por isso, estamos aqui para ajudar. No artigo a seguir, você aprende:

  • o que é e qual é a finalidade da taxa Selic; 
  • como esse sistema surgiu; 
  • como a taxa Selic é definida; 
  • e como ela afeta seus investimentos. 

Boa leitura!

O que é a taxa Selic?

A taxa Selic é o nome dado à taxa básica de juros da economia brasileira. Logo, ela afeta o cálculo de todos os outros tipos de juros, como empréstimo e investimentos, razão pela qual é crucial saber sua importância e como funciona. Por sinal, Selic é uma sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia. 

Essa taxa é definida pelo Banco Central a partir das negociações de títulos públicos federais — empréstimos feitos e negociados pelo Governo — e é usada para fazer a gestão da inflação do país. 

No mais, é preciso saber que existem dois tipos de taxa Selic. A Selic Meta, que é a média de juros do país, e a Selic Over, que é uma referência usada pelas instituições bancárias para calcular a média de juros cobrados entre elas e que costuma variar todos os dias. 

Logo abaixo, você aprende um pouco mais, porque explicamos como surgiu a taxa Selic e qual é a finalidade desse sistema para a economia. Vamos lá?

Como surgiu a taxa Selic?

A taxa Selic foi criada em 1979 pela Associação Nacional das Instituições do Mercado Aberto — Andima — para facilitar a compra e venda dos títulos públicos emitidos pelo governo. Isto é, dos empréstimos feitos para que o país arrecade dinheiro para suas obras.

Inicialmente, a ideia era criar um sistema de controle para a inflação, já que a economia do país estava bastante instável na época e, assim, garantir o poder de compra da população. 

Contudo, atualmente, a taxa Selic é usada em diversos cálculos, como quanto você paga por um empréstimo ou quanto recebe quando faz certos tipos de investimentos. Legal, não é mesmo? Então, continue com a leitura para descobrir qual é a finalidade da taxa Selic.

>>>> Você pode se interessar: 5 táticas para vender mais, mesmo que você não seja um vendedor

Qual é a finalidade da taxa Selic?

Até hoje, a finalidade da taxa Selic é controlar a inflação — o aumento desenfreado dos preços. Esse sistema também afeta a quantia de dinheiro que está em circulação e, consequentemente, o quanto as pessoas gastam.

Por exemplo, digamos que você é um representante comercial e precisa de dinheiro para investir na compra de um carro para facilitar suas visitas aos clientes. No entanto, como não tem o dinheiro em mãos, opta por pedir um empréstimo ao banco. 

Neste caso, o que determina quanto de juros você pagará em cima do valor contratado, inicialmente, é a taxa Selic. Ficou claro?

Como a taxa Selic é definida?

A taxa Selic é definida com base nas negociações diárias feitas pelo sistema. Na prática, ela representa a média de todas as transações feitas em um dia pelos bancos do país. Ou seja, daquelas movimentações que vencem na mesma data. 

Quem faz esse trabalho é o Comitê de Política Monetária — o Copom —, que é um órgão vinculado ao Banco Central. A definição é feita a cada 45 dias, quando o Copom realiza reuniões para analisar a situação econômica e tomar uma decisão referente ao valor da taxa Selic. 

Como descobrir a taxa Selic?

O Banco Central costuma divulgar o percentual anual da taxa Selic sempre que há alguma atualização na previsão. Logo, para descobrir, basta acompanhar as novidades nos principais sites de notícias. 

Por exemplo, a previsão da taxa Selic para o final de 2024 é de 9,00% e, para 2025, é de 8,50%, segundo projeções feitas pelo Banco Central e divulgadas pelo UOL. Porém, também é possível calcular o valor por mês.

Para isso, usa-se a Calculadora do Cidadão, que foi criada pelo Banco Central para facilitar o cálculo. Você precisa apenas definir as datas para entrada e retirada dos valores, o total inicial e calcular a correção. 

Por exemplo, digamos que você ganhou uma boa comissão por exceder suas metas de vendas em janeiro e, como esse é um dinheiro extra, resolveu investir em um título bancário para retirar dois meses depois, em março. 

Neste caso, precisa apenas adicionar o valor total investido e as datas (de quando o colocou para render e de quanto poderá retirar). O resultado é a correção, representando quanto você vai receber.  

Ficou claro como descobrir a taxa Selic? Siga lendo para ver como esse sistema pode afetar os investimentos que você fizer!

Como a taxa Selic afeta seus investimentos?

O principal tipo de investimento afetado pela taxa Selic é o Tesouro Direto, que é um título de dívidas federais, já que ele costuma ser calculado com base nesse sistema. Porém, ele não é o único. 

O rendimento da poupança também está atrelado a ela. Outros tipos de investimentos cuja rentabilidade é afetada por essa taxa são os de renda fixa, como as letras de crédito e os certificados de depósito bancário. 

Na prática, quanto mais baixa for a taxa Selic, menor será o rendimento desses investimentos. Ao mesmo tempo, essa redução significa que você pagará menos juros, caso precise fazer algum empréstimo. 

Agora que você já sabe qual é a finalidade da taxa Selic, já decidiu que quer fazer seu dinheiro render investindo em renda fixa? Então, temos uma dica extra bem interessante para você: monitore seus ganhos para planejar melhor os investimentos.

E, sim, isso pode ser bem fácil com a ajuda de um CRM, já que a ferramenta permite analisar os dados para fazer uma previsão de vendas. Neste caso, você consegue antecipar quanto receberá e, desse modo, preparar-se para investir uma boa quantia.

Quer testar? Faça seu cadastro no Agendor e confira como nosso CRM pode ajudar você a crescer!