O futuro de sua empresa em suas mãos… Essa é a importância do plano de negócios!

A importância do plano de negócios ao se montar um novo empreendimento é fundamental. Planejar é estudar o presente, trazer as lições do passado e traçar ações e metas para o futuro. É, isso não é fácil não!

Para ajudar você nessa importante tarefa de planejar seu negócio, vamos apresentar alguns elementos de análise que vão te auxiliar muito a encontrar o caminho das pedras. Fique atento e veja como aplicar tudo isso em sua empresa.

A importância do plano de negócios

A importância do plano de negócios está em definir os caminhos da empresa

A importância do plano de negócios para realizar seus objetivos

Quem não sabe para onde está indo, nunca chegará a lugar nenhum.

Ditado popular

É seu plano de negócios que mostrará o rumo a seguir. Evidentemente, essa é um atarefa complexa, mas podemos passar para você algumas dicas que vão te ajudar bastante.

Vantagem competitiva, o que é isso afinal?

Esse é um dos fatores mais importantes de um plano de negócios: o que você faz melhor que os outros e te garante uma vantagem competitiva sustentável? Todo mundo fala sobre isso, mas no final das contas ninguém explica direito o que é uma vantagem competitiva, ainda mais uma que seja sustentável. Bom, lá vai a resposta que você esperava:

VRIO!

Vamos explicar melhor: uma vantagem competitiva sustentável tem que atender a 4 critérios, cada um deles começando por uma dessas inicias:

  1. Valiosa: Essa vantagem deve gerar valor à percepção que seu cliente tem de seu produto ou serviço.
  2. Rara: Não adianta saber fazer algo valioso para o cliente se todo mundo já faz isso. Por exemplo: postos de gasolina que só vendem combustível e não oferecem serviços extras (e mesmo estes têm um monte por aí!).
  3. Inimitável (ou difícil de imitar): Ok, você domina como fazer algo valioso e tem poucos concorrentes. Mas e se todo mundo te copiar rapidamente? (um exemplo disso foram as Paletas Mexicanas e as casas de bolo caseiro: apesar de terem valor para o cliente, logo foram imitados).
  4. Organizável: Tem como sua empresa usar isso de verdade e produzir em escala? Pense naqueles “inventores malucos” que bolam engenhocas superinteressantes, mas impossíveis de produzir pelo preço certo.
A importância do plano de negócios

Vantagem competitiva tem que ser Valiosa, Rara, Inimitável e Organizável

E aí? Seu negócio tem um VRIO? Sem isso, sem essa vantagem competitiva sustentável sobre os concorrentes será difícil prosperar. Daí a importância do plano de negócios. Basicamente, um modelo de negócios deve conter 5 elementos:

  1. Mercado Alvo e Posicionamento
  2. Proposta de valor
  3. Cultura, missão e valores
  4. Estrutura de processos (cadeia de valor)
  5. Vantagem Competitiva

É a correta definição dos 4 primeiros que levará a construção de uma vantagem competitiva sustentável.

Normalmente, antes de definir esses 4 elementos que vão te ajudar a criar a vantagem competitiva, é preciso analisar os pontos fortes e fracos de sua empresa, por meio da famosa análise SWOT. Como já falamos sobre ela em postagens anteriores, vamos assinalar o link para você saber tudo sobre o assunto e focar na definição dos outros elementos importantes do modelo de negócios, ok?

Mercado Alvo e Posicionamento

A importância disto para seu plano de negócios é evidente. Normalmente as empresas devem optar por dois tipos de posicionamento: ou elas são líderes em custos, e por isso podem produzir mais barato (e vender mais em conta), ou elas podem se diferenciar, isto é: oferecer aos clientes um benefício superior, diferenciado-se dos concorrentes. Em decorrência disso, poderá definir seu público-alvo, tanto em função da renda, como outras características, tais como sexo, idade etc.

Isso fica mais fácil de entender com um exemplo: O Habib’s é claramente posicionado como líder em custos e seu público-alvo terá um menor valor aquisitivo. Já o Outback tem uma proposta de diferenciação e qualidade, com um público-alvo mais abonado.

A importância do plano de negócios

Mercado-alvo e posicionamento estão intimamente ligados

Proposta de valor

Ela deve ter sintonia com seu posicionamento. A proposta de valor é o problema que você está resolvendo para seu cliente. No exemplo citado acima, podemos dizer que a proposta de valor do Habib’s é oferecer uma refeição de preço acessível e que você pode fazer rapidamente. Essa proposta de valor tem a ver com preço e praticidade. Já a proposta de valor do Outback é totalmente diferente: uma comida muito gostosa em um ambiente superbacana, para curtir com os amigos e a família.

Cultura, missão e valores

A cultura de sua empresa vai ajudar seus funcionários a cumprirem suas tarefas sem fugir do posicionamento e da proposta de valor. As culturas do Habib´s e do Outback provavelmente são diferentes. Uma delas é mais focada nos custos, a outra na qualidade, mas é claro que os dois se preocupam com essas duas questões, mas com diferentes enfoques.

Missão é a razão de ser de sua empresa e deve ajudar seu time a tomar decisões. Os valores são atitudes das quais sua empresa não abre mão (exemplos: honestidade, qualidade, respeito ao meio ambiente, cliente em primeiro lugar etc.).

Para ver mais detalhes sobre isso, confira este artigo de nosso blog: GUIA: Planejamento estratégico, missão, visão e valores.

Estrutura de processos

Essa é uma parte muito técnica e, muitas vezes, sua vantagem competitiva está focada aqui. A vantagem competitiva não é apenas um produto ou serviço superior, mas muitas vezes é algo que só você sabe fazer direito. Por exemplo: como será que o Outback organiza seus processos apara tudo ficar tão gostoso e bem servido? E como será que o Habib´s faz para conseguir vender tão barato?

Como você viu, a importância do plano de negócios está em saber coordenar estes 4 elementos de uma forma que gerem a tão desejada vantagem competitiva sustentável.

Um exemplo de vantagem competitiva sustentável (usado pela Apple, entre outras empresas) é o design. Veja mais sobre este assunto: Como melhorar a competitividade empresarial usando o design