Como você aborda um potencial cliente, ou parceiro, com um email de apresentação comercial?

Gerar negócios e estabelecer parcerias faz parte do dia a dia, mas algumas vezes, acabamos gastando um tempo elaborando nosso discurso quando vamos enviar emails de apresentação para clientes.

Achei interessante compartilhar essa experiência e ao mesmo tempo, ajudar essa iniciativa bacana.

Esses dias, recebi um email do Vitor Moya, responsável pela iniciativa Startups Brasil, nos apresentando a proposta deles da seguinte forma:

“Olá Agendor nós somos o Startups Brasil, o maior banco de dados de Startups e universidades do Brasil.

A Startups Brasil é um projeto sem fins lucrativos com o objetivo de ajudar as Startups no seu desenvolvimento linkando universitarios, técnicos e profissionais para estas empresas que procuram uma mão de obra qualificada. O portal, ja possui um total de mais de 700 Startups cadastradas e geolocalizadas que funciona da seguinte forma: o usuario entra no mapa de Startup coloca o seu endereço e o serviço te encaminhara para a Startup mais próxima de sua casa ou universidade.”

apresentação de empresa por email

Você está com seu discurso bem treinado?

Veja também: Conquistando clientes por email: Tudo o que você precisa saber sobre cold email

Criar email de apresentação de empresa para novos clientes não é fácil.

Mas ele conseguiu chamar minha atenção em pouco tempo, lendo somente as primeiras frases.

E após isso, eu já tinha lido o email todo e respondido ele. Por quê? Vou explicar meus motivos abaixo e você vai descobrir como fazer uma apresentação por email.

5 itens principais do discurso de apresentação de empresa por email

  • #1. Ele descreveu o que faz em uma frase. Foi rápido, sucinto e digerível (sem palavras complicadas).
  • #2. Falou sobre nós. Quando ele coloca “objetivo de ajudar as Startups no seu desenvolvimento”, ele está mostrando que o que eles fazem é para nós (somos uma startup, só para esclarecer).
  • #3. Mostrou o resultado que podemos obter. Veja que ele explica em um passo-a-passo bem objetivo, algo que seria complicado de entender se colocado de outra forma: “o usuario entra no mapa de Startup coloca o seu endereço e o serviço te encaminhara para a Startup mais próxima de sua casa ou universidade.”
  • #4. Apresentou uma solução para algo que precisamos. Encontrar profissionais comprometidos e com preparo é difícil. Então um meio que facilita o contato com universitários é uma solução bem interessante.
  • #5. Terminou com uma “chamada para ação”. Ao final de sua apresentação de empresa por email, ele já expressou o que queria e propôs formas de agirmos:

“Para que o projeto Startups Brasil dê certo e que a sua empresa tenha um relacionamento amigável com o site, queria a sua ajuda para a divulgação do nosso projeto, fazendo um post no blog da empresa ou em qualquer seção que você preferir contendo o link de nosso site e se você preferir pode apenas colocar o link de nosso site na seção de links uteis.”

Só tenho uma crítica a fazer: ele não pesquisou quem está por trás do Agendor para adicionar no email!

Teria muito mais impacto se eu recebesse um email assim: “Olá Gustavo e Equipe do Agendor, nós somos o Startups Brasil, o maior banco de dados de Startups e universidades do Brasil.”.

Quer causar mais impacto ainda em sua apresentação de empresa por email? Adicione meu nome no assunto do email e você ganhará minha atenção bem rápido.

Saiba mais: 20 dicas de como criar um email comercial perfeito

Sobre o projeto Startups Brasil

Deixando que eles mesmos expliquem o que seria a iniciativa Starutps Brasil:

“Nossa iniciativa busca chamar a atenção para resolver esse problema de escassez de jovens profissionais qualificados e conscientizar eles de que trabalhar em uma Startup pode ser fundamental para sua carreira. Buscamos proporcionar aos estudantes universitários, oportunidades de estagiar em Startups, complementando sua formação acadêmica e garantindo experiência profissional para um bom início de carreia. Além disso oferecemos diversas dicas, para que o seu começo em uma Startup seja bem sucedido.

A iniciativa é muito bacana e pelo que eu vi, há muito material para preparar os estudantes para o mercado de trabalho, incentivando-os a buscarem startups, ao invés de grandes empresas.

Olha só o Agendor no Startups Brasil 🙂

Desejo sucesso à iniciativa e espero ouvir falarem bastante do projeto!

Você costuma fazer a apresentação de empresa por email? Que técnicas usa? Conte para a gente nos comentários?

Quer mais dicas de como abordar clientes? Baixe esta apresentação de slides e compartilhe com sua equipe: 12 maneiras de ter sucesso na abordagem de vendas