Análise SWOT de uma empresa: saiba como lidar com as forças, fraquezas, ameaças e oportunidades do seu negócio

Fazer a análise SWOT de uma empresa é um dos mais tradicionais métodos usados para definir estratégias de negócios.

Juntamente com a Matriz de Porter, a Matriz BCG e a Matriz de Ansoff, podemos considerar esse conjunto de matrizes como o quarteto de ouro das ferramentas de marketing estratégico mais tradicional, empregadas até hoje para se definir planos de negócios, planejamentos anuais de empresas e planejamentos estratégicos.

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Para conhecer mais a fundo a metodologia da Matriz BCG, você pode conferir este post de nosso blog: A maneira mais simples de entender o que é a matriz BCG.

Todas têm em comum o fato de tentarem criar uma metodologia razoavelmente simples e que pode ser resumida em um quadro final, uma matriz de fácil visualização e entendimento, que condensa tudo que foi definido durante a pesquisa e o estudo da empresa que se quer analisar.

Hoje, uma metodologia mais contemporânea e muito usada por grandes corporações é o Balanced Scorecard, conhecido como BSC, que emprega um conceito mais amplo e detalhado.

Para que você entenda melhor a análise SWOT de uma empresa, vamos começar com uma breve introdução sobre essa matriz, seguida de um passo a passo de como manter uma matriz SWOT para o seu negócio. Depois, vamos apresentar um exemplo prático.

Fique atento, em breve você saberá exatamente como montar a a matrix SWOT empresarial, que também é conhecida como "análise FOFA de uma empresa", que em português é a sigla que representa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças.

Pensando em fazer a análise SWOT de uma startup? Baixe nosso e-book: Guia: como elaborar e implementar um processo de vendas em sua startup e tenha mais informações para utilizar em seu planejamento estratégico.

análise SWOT de uma empresa

Toda empresa deve fazer análise SWOT periodicamente

Como fazer a análise SWOT de uma empresa

A metodologia SWOT de análise de empresas tem o objetivo de dar um direcionamento estratégico para a organização baseando-se em seu ambiente interno e em seu ambiente externo.

  • Ambiente interno: tudo que está dentro dos domínios da empresa e, portanto, ela pode controlar. Seriam coisas como instalações, treinamentos, pessoal, maquinário, layout, propaganda, localização, pontos de venda, benefícios e salários (dentro dos limites da lei), clima organizacional, valores, planejamento etc.
  • Ambiente externo: tudo que está fora da “jurisdição” e do alcance da empresa e que, portanto, ela não pode controlar. São fatores naturais, como o clima, catástrofes, aquecimento global, escassez de água etc., e fatores conjunturais e institucionais, como taxa de juros, variações cambiais, decisões do governo, alíquotas de impostos, crise política, instabilidade institucional, legislações trabalhistas, ambientas ou de exportação, entre outros.

A empresa só pode atuar sobre o que tem controle.

Essa é a premissa básica da análise SWOT, ou seja, entender as forças e fraquezas de seu ambiente interno para poder enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades do ambiente externo.

  • Exemplo de forças de uma empresa: tecnologia superior, atendimento qualificado, localização privilegiada, alta capacidade de investimento, pesquisa e desenvolvimento trazendo inovações constantes, clima organizacional muito positivo, empresa que atrai talentos, marca forte e consolidada, entre outros.
  • Exemplos de fraquezas de uma empresa: maquinário obsoleto, falta de treinamento, funcionários desmotivados, problemas com fluxo de caixa, pessoal desqualificado, identidade visual antiquada, comunicação e propaganda sem sintonia com o público, produtos e serviços sem diferenciais competitivos, posicionamento estratégico confuso, dificuldades de distribuição e muitos outros.

Perceba que forças e fraquezas são fatores internos à empresa e que, se necessário, ela pode tentar modificá-los. Diferente do ambiente externo, que é impossível de ser alterado, veja:

  • Exemplos de ameaças para uma empresa: aumento do preço da energia, estradas que deslocam sua produção em péssimo estado, barreiras à exportação impostas por um país estrangeiro, seca, inflação e outros.
  • Exemplos de oportunidades para uma empresa: alta do dólar (para uma empresa exportadora), construção de um aeroporto nas proximidades, diminuição do imposto sobre algumas de suas matérias-primas, saída de um concorrente multinacional do mercado, verão com clima quente (para uma rede de hotéis na praia, por exemplo).

Cabe à análise FOFA de uma empresa determinar como sanar fraquezas e aproveitar suas forças para superar ameaças e se beneficiar das oportunidades.

análise SWOT de uma empresa

É preciso ser criativo para entender as forças e as fraquezas, as oportunidades e as ameças de uma empresa

Passo a passo para fazer a análise SWOT de uma empresa

  1. Monte uma tabela de 4 quadrantes, com duas linhas e duas colunas, como se fosse um quadrado cortado por duas retas transversais.
  2. Ao lado esquerdo da primeira linha, do lado de fora do quadrado, escreva Ambiente Interno.
  3. No primeiro quadrado desta linha, escreva FORÇAS.
  4. No segundo quadrado da mesma linha, escreva FRAQUEZAS.
  5. Ao lado esquerdo da segunda linha, do lado de fora do quadrado, escreva Ambiente Externo.
  6. No primeiro quadrado desta linha, escreva OPORTUNIDADES.
  7. No segundo quadrado da mesma linha, escreva AMEAÇAS.
  8. Agora, escreva dentro de cada quadrado correspondente as oportunidades e ameaças, forças e fraquezas de sua empresa.
  9. Em seguida, tente determinar sua estratégia e como usar os fatores internos para contornar ou potencializar os fatores externos.

Achou complicado? Calma que aqui vai um exemplo de como fazer a matriz SWOT de uma empresa.

Leia também: Planejamento estratégico metas e objetivos: acerte na mosca!

Exemplo de análise SWOT de uma empresa

Imagine uma escola de inglês de bairro com uma única unidade, vamos detalhar os elementos da matriz SWOT:

Forças:

  • Professores nativos que moram no Brasil há anos (alguns fundaram a escola);
  • Baixo custo operacional;
  • Atendimento próximo e personalizado aos alunos;
  • Localização excelente.

Fraquezas:

  • Marca desconhecida;
  • Pouco capital;
  • Nenhuma presença na grande mídia.

Oportunidades:

  • Escolas particulares de ensino geral (fundamental e médio) têm procurado terceirizar o departamento de inglês;
  • Empresas brasileiras estão se internacionalizando cada vez mais;
  • Situação econômica do país tem incentivado jovens a procurar emprego fora do país.

Ameaças:

  • Força das grandes redes de franquias de inglês;
  • Proliferação de cursos online de baixíssimo custo;
  • Queda do poder aquisitivo da população.

O resultado dessa análise poderia ser: criar um bom material de comunicação, como um folder mostrando toda qualidade da escola e também visitar escolas particulares e empresas para oferecer parcerias de ensino.

Além disso, participar de feiras aqui no Brasil que divulgam empregos e cursos no exterior, para atrair jovens que queiram melhorar seu inglês em cursos de verdadeira qualidade antes de sair do país em busca de emprego.

Confira a seguir mais um exemplo de matriz SWOT para uma empresa, desta vez de um software SaaS:

exemplo de matriz swot - saas

Para se aprofundar ainda mais sobre a matriz SWOT e a análise FOFA de uma empresa, recomendamos que você também este artigo de nosso blog: Definição de análise SWOT: como vender mais com uma matriz.

Alinhe a matriz SWOT com o planejamento estratégico de sua empesa

A análise SWOT pode ser utilizada no planejamento estratégico e com as metas de vendas do seu negócio em busca dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades.

Sendo assim, o planejamento estratégico empresarial é um documento formal onde estão listados os objetivos da empresa e as ações que devem ser realizadas para que a organização consiga atingi-los.

A área de vendas também deve colaborar para o alcance desses objetivos. Portanto, é necessário fazer um plano de vendas com suas metas, objetivos e ações específicas que a equipe comercial deve realizar.

Por isso, é fundamental que o planejamento estratégico de vendas esteja alinhado com o planejamento do negócio.

Clique aqui e baixe agora mesmo nosso e-book: Como definir e alinhar metas de vendas com o planejamento estratégico da empresa

Neste ebook você vai aprender:

  • Como definir metas de vendas;
  • Como alinhar as metas de vendas com o planejamento estratégico;
  • A importância do planejamento estratégico de vendas;
  • O que são metas e objetivos;
  • Como definir metas inteligentes de vendas e alcançá-las por meio da gestão estratégica de vendas;
  • Quais métricas são usadas para analisar o avanço das metas comerciais;
  • Porque e como usar o CRM;
  • Como criar um bom planejamento estratégico de vendas.