Seu negócio anda pra lá de capenga e você não sabe o motivo? Então baixe a Planilha de Diagnóstico de Vendas e comece um tratamento intensivo!

A Planilha de Diagnóstico de Vendas irá ajudá-lo a identificar quais são os pontos fortes e fracos de seu processo comercial e, ainda, indicará qual o melhor caminho para torná-lo redondinho.

Bônus: faça seu time alcançar a alta performance em vendas com nossa plataforma de CRM

O Agendor é uma plataforma de CRM e gestão comercial que funciona como um painel de controle e assistente pessoal para equipes de vendas B2B. Cadastre-se abaixo e ganhe um teste cortesia de 14 dias, com todos os recursos!

Observando muitos casos do mercado, percebemos que é realmente complicado estar atento a tudo o que envolve um processo comercial para poder fazer uma boa análise de vendas de uma empresa.

O que é bastante natural, afinal, são muitas frentes para cuidar: vendedores, treinamento, produto/serviço, tempo de ciclo, utilização de ferramenta de automação, perfil do cliente ideal, entre outros fatores.

A importância da análise de vendas de uma empresa

Sim, são muitas coisas para olhar, mas isso não é desculpa para não ficar atento em tudo e saber o que está acontecendo em cada área de sua responsabilidade.

Veja como fazer isso com estas dicas que vão te ajudar a fazer uma verdadeira auditoria de vendas em seu negócio.

O que acontece se você estiver atento a apenas uma parte do processo?

Vamos ser diretos: o resultado não será nada vantajoso!

Imagine que você pode ter um time comercial de primeira, com especialistas selecionados e treinados, mas que não conseguem vender por conta do público-alvo que sua empresa está abordando.

Como? Simples, não adianta contar com um time fantástico se seu público ainda não está no momento ideal para compra ou, pior, se você estiver mirando pessoas ou empresas que não trarão benefício algum para seu negócio.

Já tratamos isso no e-Book Como ganhar tempo vendendo aos clientes ideais, mas vale ressaltar que vender para o cliente errado é perda de tempo, energia e dinheiro. Ele pode nunca reconhecer o valor de seu produto, além de trazer prejuízo com má publicidade.

Sua equipe apontará por A + B o que é mais indicado para o cliente e ele não vai dar ouvidos.

Só estará interessado em preço baixo e prazo. Dessa forma, em pouco tempo perceberá que o que adquiriu não atende totalmente às suas necessidades ou que o produto oferece muito mais do que ele precisava.

É esse tipo de situação que a análise e vendas de uma empresa pode evitar.

analise de vendas de uma empresa

Após o diagnóstico, acompanhe a evolução do tratamento

Você sabe o que são buyers personas? Veja como elas podem ajudar sua empresa a vender para os clientes certos: O que é uma buyer persona e como irá ajudar no seu processo de vendas

Como fazer um Diagnóstico de Vendas de verdade?

Agora que você entendeu como é importante não descuidar de nada que envolva seu processo de vendas, deve estar curioso para saber em que ficar de olho, o que incluir em seu diagnóstico de vendas.

Para facilitar seu trabalho, preparamos uma Planilha de Diagnóstico de Vendas, que possibilitará a avaliação dos seguintes campos e uma análise e vendas de uma empresa completa:

  • Mapeamento do Cliente Ideal >> defina as personas ideais para sua empresa converter em clientes.
  • Geração de Oportunidades >> avalie como andam as prospecções de seu time.
  • Processo de Vendas >> esteja atento às evoluções do mercado e reavalie seu processo de vendas constantemente.
  • Gestão da Equipe de Vendas >>  acompanhe os indicadores de performance dos vendedores e, caso não haja, estabeleça já essas métricas!
  • Perfil do Head de Vendas >> note se o gestor da equipe comercial tem o perfil de uma liderança motivadora.
  • Software de Gestão Comercial >> identifique o momento para investir em uma ferramenta de gestão comercial e os benefícios que ela trará ao seu negócio.
Não perca mais tempo e faça agora um diagnóstico detalhado de sua empresa!

BAIXAR PLANILHA

ATENÇÃO| Após concluir o diagnóstico  de vendas e iniciar as ações para melhoria dos processos de vendas, é importante documentar tudo o que está sendo realizado em prol do objetivo maior de sua empresa.

Aproveite e invista em um CRM para manter o histórico de todas as ações da área comercial.

Confira como o Agendor pode ajudá-lo a fazer tudo isso! Clique aqui para testar gratuitamente.

analise de vendas de uma empresa

O Agendor é um sistema de CRM gratuito que ajuda dezenas de milhares de vendedores a organizar e aumentar as vendas diariamente.

Veja como pode te ajudar

Essencial também é manter as ações após obter os resultados iniciais. Nunca se sabe se sua empresa pode ou não ter uma recaída.

Não deixe nenhum desses campos de lado e sucesso com seu trabalho de reabilitação!

Veja outras planilhas prontas para usar que criamos para você ter ainda mais condições de fazer a análise e vendas de uma empresa: