Já parou para avaliar a importância do design para o aumento das vendas e o sucesso comercial?

A identidade visual é capaz de fazer toda a diferença na imagem que uma empresa ou produto passa para os seus clientes.

No mercado consumista que nos rodeia, há incontáveis aparelhos com as mesmas funcionalidades e preços, por isso, o design é um fator decisivo no sucesso ou fracasso das vendas.

O motivo para isso acontecer é simples: assim como um design criativo desperta o desejo do público, um design pobre gera desinteresse.

Um design bem feito faz toda diferença para os clientes.

Um design bem feito faz toda diferença para os clientes.

Ainda assim, existem muitos que ainda hoje consideram a identidade visual de marcas e produtos um gasto desnecessário e supérfluo.

Contudo, um investimento em identidade visual, como design de logotipo, cartão de visitas e material gráfico, pode parecer um gasto muito alto a curto prazo.

Porém, pensando no médio prazo, o investimento se mostra bastante lucrativo, pois gera valor e aproximação com os clientes, ajudando a fidelizá-los e a preferirem seu produto em relação ao da concorrência.

A importância do logotipo

O logotipo é a cara da empresa ou produto, é quem traduz visualmente a personalidade da marca e a diferencia do concorrente.

Infelizmente, para algumas empresas, a criação deste importante elemento é adiada até que mais clientes apareçam e aumentem a margem de lucro.

Porém, isto tem uma influência negativa no contato com novos clientes, pois se o vendedor entrega um cartão de visitas sem logo, por exemplo, este certamente será descartado, pois não gera nenhum valor para quem o recebeu.

Ignorar a importância de um logotipo no aumento das vendas e crescimento da empresa pode atrair problemas como aparência de amadorismo, despreparo e instabilidade.

Quantos cartões de visita ruins você já recebeu e descartou?

Quantos cartões de visita ruins você já recebeu e descartou?

Por que caprichar no cartão de visita?

Distribuir e receber cartões de visita já é uma ação corriqueira para muitos profissonais, por isso, é preciso chamar a atenção de quem os recebe, evitando que a pessoa o esqueça rapidamente, ou mesmo o descarte.

O cartão é fundamental para que as pessoas lembrem de você, além de ser uma excelente ferramenta na hora de fazer networking e manter contato com outros profissionais.

Por esse motivo, seu cartão de visita deve deixar uma marca, ajudar a identificar a empresa e você mesmo.

Assim, é muito importante que esse cartão acompanhe a identidade que foi desenvolvida para a empresa, ajudando quem o recebeu a fazer esse reconhecimento rápido.

É fundamental que o logotipo da empresa esteja presente no cartão. Porém lembre-se: este é um material gráfico pessoal e não deve ser usado como espaço publicitário, como um panfleto. Seja simples e inclua apenas as informações necessárias, como nome, contato e cargo.

Outros elementos que também funcionam como um cartão de visita são aqueles da papelaria, como envelopes, agendas e papel timbrado.

Além de funcionar como mídia de divulgação, eles também transparecem profissionalismo e credibilidade para os clientes quando são concebidos com a identidade visual do negócio.

Divulgar é preciso

Não adianta ter uma identidade visual bem construída e embasada, com um posicionamento bem definido, se a empresa não tem um plano de comunicação eficiente.

Vale ressaltar que toda identidade visual deve estar presente também nos materiais de divulgação, como panfletos, flyers, banners, e-mail marketing etc, afinal, o público deve reconhecer a marca principalmente no momento em que se deseja atingir esses clientes em potencial.

O posicionamento deve ser aplicado também nos materiais gráficos.

O posicionamento deve ser aplicado também nos materiais gráficos.

Busque sempre um profissional

Não é qualquer pessoa que pode desenvolver uma identidade visual forte e adequada para uma marca. Por isso, é imprescindível buscar pessoas com credibilidade no mercado para que o trabalho traga resultados satisfatórios e lucrativos para a empresa e, consequentemente, para seus colaboradores.

Hoje em dia, é possível encontrar esses profissionais de design e resolver todo o projeto de identidade visual sem sair de casa.

Sites como o Logovia  e o Logaster oferecem serviços como criação de logotipo, papelaria, cartão de visita, e-mail marketing, entre outros por preços bem acessíveis.

A vantagem para uma empresa escolher esse tipo de serviço é ter várias e excelentes opções de trabalhos para escolher ao final do projeto, pois são vários designers que se inscrevem para o concurso que foi aberto.

Com todas as razões apresentadas acima, é fácil perceber a importância e o poder da identidade visual na credibilidade, no aumento das vendas e crescimento de qualquer empresa.

Atualmente Pedro Renan é CEO da Esportelândia.