Aprender como ter educação financeira é vital para qualquer pessoa. Até porque isso facilita não apenas o controle dos gastos pessoais, mas também favorece os negócios, caso você seja um empresário, garantindo que todas as contas fiquem sempre no azul. 

Principais aprendizados deste artigo:

  • A educação financeira envolve todo o processo de gestão de finanças pessoais e corporativas para garantir o bom uso dos recursos disponíveis e evitar cair em dívidas. 
  • Basicamente, a educação financeira envolve uma série de habilidades necessárias para a administração das finanças, como redução de custos e a mudança completa da mentalidade. 
  • É crucial conhecer as próprias finanças, montar um orçamento, ter um objetivo financeiro claro e alcançável e, ainda, registrar todas as movimentações feitas durante o mês para não perder o controle. 
  • Uma das habilidades necessárias para aprender educação financeira é saber negociar. Por isso, confira nosso guia gratuito com as regras de ouro da negociação, que pode ser aplicado tanto nas vendas, quanto no seu dia a dia. 

A propósito, um levantamento divulgado pelo Annuity mostrou que 28% das pessoas só têm “pé de meia” para uma semana de gastos e 42% se preocupam constantemente em conseguir pagar todas as contas. 

A solução para isso? Estudar educação financeira para tomar as rédeas de como você usa o dinheiro. 

Para te ajudar com isso, preparamos o artigo a seguir. Nele, você aprende o que é e como começar a estudar educação financeira, além de conferir dicas de como organizar suas finanças. 

Boa leitura!

O que é educação financeira pessoal?

Educação financeira é a capacidade de compreender e controlar os recursos financeiros disponíveis, com eficiência. Esse processo inclui a gestão de gastos, ganhos e investimentos, bem como o pagamento de possíveis débitos. Ou seja, é uma forma de administrar bem o dinheiro. 

Em outras palavras, é tudo o que ajuda a fazer com que as finanças fiquem sempre “no azul”. Um detalhe importante é que a educação financeira depende de uma série de habilidades diferentes. 

Por exemplo, para aprender como ter educação financeira, é necessário estudar conteúdos sobre como economizar dinheiro, como investir para fazer seus ganhos renderem e até mesmo como organizar as contas a pagar. 

Qual a diferença entre educação financeira e finanças pessoais?

Agora que você já sabe o que é educação financeira pessoal, é preciso ter em mente que esse conceito difere das finanças pessoais, mesmo que os dois estejam interligados.

A educação financeira, como explicamos, é a habilidade de administrar seu dinheiro. Já as finanças pessoais falam sobre como você organiza seus gastos. Por exemplo, usando uma planilha ou um aplicativo para monitorar todas as movimentações. 

Desse modo, educação financeira é um conceito mais abrangente, interdisciplinar e que depende de estudos e mudança na mentalidade para ser implementado. 

Por que é importante ter uma boa educação financeira?

Ter educação financeira é importante porque ajuda você a administrar melhor o dinheiro, trazendo mais independência e controle para seu dia a dia. Adicionalmente, desenvolver consciência sobre a gestão financeira possibilita encontrar estabilidade e fazer planos. Assim, você não fica preocupado imaginando como vai pagar as contas todos os meses. 

Além disso, com a educação financeira, é possível planejar melhor seus gastos e investimentos. Por exemplo, para fazer aquela viagem dos sonhos ou garantir um bom “pé de meia” para momentos de crise. 

No mais, essa é uma maneira de ter mais tranquilidade para viver sem estar constantemente “no vermelho” com as finanças, fazendo com que você aproveite melhor a vida. 

>>>> Aproveite para ler: 6 dicas de gestão financeira para empresas nunca entrarem no vermelho 

Como ter educação financeira? 5 dicas de ouro

Ter educação financeira não é nenhuma tarefa impossível de alcançar. Na verdade, é muito mais fácil do que parece. Para isso, basta você seguir as 5 dicas que trouxemos logo abaixo!

1. Conheça suas finanças 

O primeiro passo para aprender como ter educação financeira é conhecer, a fundo, suas finanças. Pois é, isso é algo que muitas pessoas ignoram, mas que é essencial para a boa administração das suas contas.

Portanto, comece anotando todos os ganhos. Salário, saldos de investimentos e o que mais entrar na sua conta. Em seguida, anote todas as contas fixas — como eletricidade, internet, água etc. — e variáveis — lazer, gastos com saúde etc. 

Esse processo permite entender se suas finanças estão equilibradas, mostrando se você não gasta mais do que ganha e, ainda, dá uma base para organizar os gastos conforme seu rendimento. 

2. Crie um orçamento mensal 

Montar um orçamento detalhando todos os gastos mensais traz um maior controle sobre as finanças. Isso porque você sabe o que esperar durante o mês em relação às contas. Porém, de nada adianta escrever e não segui-lo, certo?

Neste orçamento, você precisa anotar todos os gastos do mês e, se preciso, cortar despesas para garantir que gastará menos do que ganha. 

>>>> Não deixe de conferir: redução de custos — 9 dicas para proteger o crescimento do seu negócio

3. Tenha um objetivo 

Considerar um objetivo é uma ótima maneira de ter educação financeira, já permite focar em um ponto de chegada. Portanto, defina algo que você deseja ganhar, como poder fazer uma viagem ou investir em um curso de especialização. O importante é ter um objetivo em mente. 

>>>> Veja mais: metas pessoais — como realizar sonhos com as suas vendas

4. Crie uma reserva de emergência 

A quarta dica de como ter educação financeira é montar uma reserva de emergência. Afinal, nunca se sabe quando vai surgir uma crise ou você vai ficar doente e precisar gastar com remédios e tratamentos.

Por isso, coloque no seu orçamento uma porcentagem que vai para a conta e não pode ser mexida. E se certifique de separar a quantia todos os meses, para manter a constância e criar um hábito de poupar. 

5. Anote tudo (TUDO mesmo)

Saiu para tomar um café ou um caldo de cana que estava fora do orçamento? Anote. Todos os gastos, por menores que pareçam, afetam o orçamento final e precisam ser registrados. 

Isso é necessário porque, às vezes, temos gastos inesperados. Por outro lado, a educação financeira depende de um controle rígido. Logo, é necessário anotar tudo o que entra e sai da sua conta, ou você pode ficar perdido rapidinho. 

>>>> Leia também: imposto de renda para vendedor — tudo sobre o assunto + como declarar

Como começar a estudar educação financeira?

É possível começar a estudar educação financeira em podcasts e canais voltados para o assunto, como a Nath Finanças, que tem um canal no YouTube no qual dá dicas de educação financeira para pessoas comuns — como eu e você — gratuitamente. 

Adicionalmente, existem diversos livros para educação financeira que podem ajudar a enxergar suas finanças de maneira mais estratégica. 

A propósito, se você trabalha com vendas e pensa em melhorar sua situação financeira, que tal conferir o guia de como prospectar novos clientes e gerar leads qualificados? Com ele, você aprende como avançar na sua carreira e ganhar mais!