Dentro da sua gestão, estimular a criatividade na empresa é uma das prioridades?

Principais aprendizados deste artigo:

  • A criatividade está diretamente relacionada com a produtividade dos colaboradores, a comunicação interna e com a competitividade e adaptabilidade de um negócio.
  • Ao estimular a criatividade, uma empresa desenvolve profissionais cada vez mais capacitados e prontos para resolver problemas de maneira ágil e eficiente.
  • Os treinamentos de equipe são uma das formas de estimular a criatividade na empresa. Os participantes devem ser apresentados a ferramentas que os auxilie em sua rotina, como o mapa mental, por exemplo. 
  • O julgamento deve ser completamente dispensável no ambiente de trabalho. Além de retrair os colaboradores, pode prejudicar profundamente o clima organizacional.
  • Para os colaboradores, a criatividade pode ser um caminho para que possam elevar sua produtividade e trabalhar de forma mais eficiente. Conheça mais dicas em: Guia: como ser mais produtivo e eficiente nas vendas

É preciso refletir sobre isso, visto que um cenário tão competitivo exige inovação e a resolução rápida de problemas.

A criatividade é um dos caminhos para ter mais jogo de cintura nas organizações!

Por meio da nossa criatividade, podemos ampliar nossa visão e perspectiva para encontrar mais possibilidades e novos caminhos para a empresa.

Isso significa que novos produtos e serviços podem ser desenvolvidos, estratégias podem ser aprimoradas para terem maior sucesso e novas abordagens podem surgir para atrair e converter mais clientes.

Todos nós temos algum nível de criatividade dentro de nós, e assim como tudo em nossa vida, precisamos exercitá-la para que ela atinja patamares maiores e, consequentemente, traga melhores resultados.

Quer conhecer cinco maneiras para estimular a criatividade na empresa?

Então continue a leitura do artigo! 

Por que estimular a criatividade na empresa é tão importante?

Mais do que seguir metodologias e técnicas bem-sucedidas para guiar as estratégias e a gestão de uma empresa, é necessário permitir que nossa mente também seja capaz de criar e inovar!

Isso porque, atualmente, o diferencial é o aspecto mais importante de um negócio. É por meio dele que as empresas podem se destacar e ganhar vantagem competitiva. 

Para isso, no entanto, às vezes é preciso ser disruptivo e fugir do senso-comum

Você deve ter percebido que a criatividade é uma habilidade que tem sido cada vez mais requisitada para diversos cargos dentro da empresa.

Por meio dela , uma equipe pode encontrar soluções para os problemas de maneira mais rápida e assertiva. Além disso, processos internos têm melhorias significativas que impactam tanto a produtividade da equipe, quanto a experiência do cliente. 

A comunicação interna também é valorizada pela criatividade. 

Você verá, mais adiante no artigo, que uma das maneiras para estimular a criatividade e inovação nas empresas é praticar a escuta ativa.

Com esse exercício, os gestores podem estimular os colaboradores a ouvirem seus colegas e seus clientes com mais atenção. Ao escutá-los, novas ideias podem surgir e colaborar com a resolução de problemas de forma criativa.

Além disso, a criatividade pode:

  • aumentar a competitividade da empresa;
  • auxiliar a resolução de conflitos;
  • melhorar a comunicação com os clientes;
  • elevar a capacidade de adaptação da organização;
  • promover maior colaboração entre os funcionários;
  • facilitar o alcance dos objetivos e metas.

Conheça também cinco dicas para resolver conflitos entre a equipe:

5 dicas sobre como estimular a criatividade e inovação nas empresas

Como você pôde perceber, a criatividade dos colaboradores é vital para o sucesso de um negócio.

A seguir, conheça cinco maneiras para estimular a criatividade e inovação nas empresas:

1. Prepare treinamentos

Os treinamentos são práticas que envolvem todos os membros de uma equipe para que aprofundem seu conhecimento sobre determinados temas.

Caso esta seja a primeira vez que você está tratando a criatividade na sua empresa, introduza-a de maneira mais leve.

Um treinamento mais teórico pode ser uma maneira para esse fim.

Busque um profissional que domine o assunto (dentro ou fora da sua empresa) e que possa inspirar os participantes a pensarem um pouco mais “fora da caixinha”. Existem técnicas específicas para isso, como:

  • associação de ideias;
  • brainstorming;
  • mapa mental;
  • inversão de hipóteses.

Estes são exemplos de criatividade e inovação nas empresas estimuladas por ferramentas.

É interessante que, durante o treinamento, os colaboradores sejam apresentados a estas ferramentas para as utilizarem em seu dia a dia

2. Estimule as ideias, sem julgamentos!

É essencial que, ao estimular a criatividade na empresa, os gestores e líderes deem voz às novas ideias.

Mas para que isso ocorra de maneira segura para os colaboradores, é necessário que a liderança não julgue, puna ou menospreze as ideias que, à primeira vista, podem parecer inadequadas.

O ambiente de trabalho precisa dar abertura para que todos os funcionários, independentemente de sua hierarquia, tragam novas perspectivas para as estratégias da empresa.

Com o tempo, as ideias podem tomar formas melhores e os colaboradores, por sua vez, se sentem mais confiantes para deixar sua mente fluir.

3. Desenvolva uma liderança inspiradora

Os líderes são peças-chave para estimular a criatividade na empresa.  

Se um líder se mostra cético, muito apegado aos processos e pouco receptivo às inovações, seus liderados certamente se preocuparão  em não sair da linha tradicional de trabalho, o que inibirá completamente sua criatividade.

Portanto, preocupe-se em desenvolver líderes que estejam preparados para escutar novas abordagens e novas propostas.

Se necessário, considere aplicar um treinamento para que sejam mais adaptativos e exercitem a escuta ativa. 

Leia também: Treinamentos para liderança: quando e como aplicar uma capacitação para desenvolver melhores gestores

4. Estimule a autonomia dos colaboradores

É impossível ser criativo sob uma microgestão

Acompanhar minuciosamente cada atividade e decisão dos funcionários também contribui para que essa habilidade seja deixada de lado.

Por essa razão, é importante que tenham espaço para mais autonomia em sua rotina.

Assim como falamos no tópico anterior, o apego excessivo nos processos dispensa qualquer possibilidade de encontrar caminhos melhores para atingir objetivos e entregar resultados.

Então, certifique-se de que seus funcionários se sintam à vontade para executar seus trabalhos com mais personalidade.

Entenda quais são os impactos negativos do microgerenciamento:

5. Incentive a escuta ativa

Bem como mencionamos anteriormente, a escuta ativa também é fundamental para que todos tenham voz.

Por outro lado, novas ideias geram mais ideias. Nesse sentido, todos da empresa devem se atentar às ideias de seus colegas. Assim, podem encontrar a oportunidade de complementar percepções e criar algo ainda mais interessante para a empresa.

Isso também os incentivará a escutar mais cuidadosamente seus clientes. A partir dos feedbacks fornecidos por eles, os colaboradores poderão perceber em quais aspectos a empresa pode melhorar, e assim, descobrir caminhos criativos para melhorar a experiência do cliente.

Levando a sua equipe à alta performance

O principal objetivo das práticas para estimular a criatividade na empresa é, sem dúvidas, desenvolver profissionais melhores.

Com os exercícios que citamos acima, é possível fazer com que seus funcionários e liderados desenvolvam uma habilidade crucial para que suas atividades sejam exercidas com ainda mais êxito.

Então, se você se preocupa com produtividade e qualidade, é hora de considerar as dicas que mencionamos para gerir uma equipe mais eficiente.E se quiser saber mais sobre gestão de equipes, não deixe de baixar nosso eBook gratuito: Gestão de Equipe de Vendas: GUIA completo para líderes