Postura, sintonia, objetividade e curiosidade são elementos essenciais para o bom vendedor que saber como se comunicar bem

Que o Silvio Santos já foi camelô, todos nós sabemos. Mas você sabia que o famoso comunicador Marcelo de Carvalho, vice-presidente da Rede TV e apresentador do programa “Mega Senha”, já foi vendedor de lingeries?

Ou que César Filho, âncora de telejornalismo do SBT, já vendeu chocolates? A profissão de apresentador e vendedor, definitivamente, parecem guardar algumas semelhanças e a principal delas é a capacidade de se comunicar.

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Sim, o vendedor precisa ser hábil não só com as palavras, mas também com todos os artifícios usados durante a comunicação.

É dessa forma que ele garante melhores resultados, pois consegue agradar o cliente e, principalmente, persuadi-lo durante toda a abordagem. Esse assunto é tão importante que resolvemos criar este post especial tratando da melhores maneiras de se comunicar.

como se comunicar bem - dicas

A boa comunicação depende de diferentes fatores, entre eles, postura e sintonia com o público

Como se comunicar bem: 4 truques que funcionam de verdade

Confira 4 dicas para você se comunicar bem e vender mais!

1. Tenha postura

Um aperto de mão. Um desvio de olhar. Tudo isso também é comunicação!

A postura do vendedor é essencial durante a abordagem. Pode transmitir confiança, insegurança e, até mesmo, a mentira. Todos nós, inconscientemente, podemos reconhecer e interpretar esses sinais, e isso impacta diretamente na tomada de decisão.

Por isso, é importante não só que o vendedor mantenha uma boa linguagem corporal, mas também saiba interpretar, no nível racional, todos os sinais transmitidos pelo cliente.

Hoje existe, inclusive, cursos direcionados especificamente para esse tipo de treinamento que ensinam como se comunicar melhor por meio da linguagem corporal.

Veja também: PNL em vendas: alcançando resultados poderosos nas vendas

2. Busque sintonia

Pessoas conversam o tempo todo, mas será que estão se comunicando de verdade? Embora essa pergunta pareça paradoxal, o fato é que, na maioria dos casos, falar não é sinônimo de se comunicar.

Se duas pessoas não estão em sintonia, dificilmente podem chegar a mesma conclusão. Não tem como se comunicar com o cliente sem entrar em sintonia com ele.

O resultado é que, no final das contas, as duas podem começar a falar línguas diferentes — mesmo dentro do mesmo idioma.

Por isso, procure descobrir quais são as necessidades do cliente, entenda os seus problemas, e elabore respostas assertivas, de acordo com a ocasião. Assim, sabendo como se comunicar bem com esse cliente especificamente, você conseguirá vender mais e com qualidade.

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Vá direto ao ponto!

3. Seja objetivo

Bons comunicadores não dão muitas voltas e o mesmo deve ser feito pelos vendedores. Eles precisam saber exatamente onde pretendem chegar com aquele diálogo.

Por isso, a objetividade durante a comunicação de vendas é tudo. Não há como se comunicar bem sendo prolixo e detalhista em excesso.

Sim, os scripts são uma excelente ferramenta para que o vendedor tenha sempre em mente os principais pontos que devem ser abordados durante a venda, mantendo assim a objetividade.

No entanto, eles devem ser apenas usados como um norte, e não serem seguidos à risca. O importante é saber se adaptar e entrar em sintonia com o cliente, como vimos anteriormente.

4. Seja curioso

Por fim, é sempre bom ser curioso em relação a outra parte. Todas as pessoas são fontes de informação, que podem ser usadas durante as vendas. Por isso, você deve sempre fazer perguntas pertinentes, que tragam à tona qualquer tipo de informação valiosa.

O mestre Neil Rackham indica o caminho para você criar as melhores perguntas para seus clientes. Confira: Tudo sobre a master class com Neil Rackham.

Com as respostas, você pode descobrir como abordar o cliente da melhor forma, quais são os produtos que podem interessá-lo, entre muitas outras coisas.

Por isso, é fundamental que o vendedor que queira entender definitivamente como se comunicar bem, seja curioso e mostre interesse durante a conversa.

E o que acha de arquivar todas as informações em um local seguro?

Isso vai facilitar o trabalho de quem precisar consultar algo referente a um cliente específico ou do próprio gestor comercial, quando quiser saber como anda uma negociação. Um aplicativo para gestão comercial pode ajudá-lo com isso!

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Podemos aprender bastante, tanto com livros como com os grandes mitos da televisão, quando o assunto é vendas.

Postura, sintonia, objetividade e curiosidade são apenas alguns dos elementos mais importantes para o vendedor.

O ideal é que o gestor busque sempre a capacitação técnica dos profissionais, que devem aprender as melhores abordagens para vender os produtos.

Gostou das nossas dicas? Entendeu como se comunicar melhor e vender mais? Então que tal conferir o nosso material Como o Agendor pode ajudar a vencer objeções durante suas negociações? Depois nos diga o que achou!

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