A PNL é uma temática que vem despertando o interesse de profissionais de vendas que buscam aprimorar suas técnicas e obter um desempenho mais satisfatório.

De fato, a PNL pode sim ajudar os vendedores a “decifrar” a mente dos clientes e conduzir melhor suas negociações para, assim, utilizar argumentos mais certeiros e alavancar os resultados comerciais. 

Mas, afinal, o que é PNL?

Convidamos você a continuar a leitura para descobrir nos próximos parágrafos a origem, o significado e o conceito de PNL.

Além disso, você também vai conferir neste conteúdo como funciona o PNL nas vendas e que técnicas você pode utilizar para impulsionar a sua performance e vender mais:

  1. Saiba em qual perfil o seu cliente se enquadra;
  2. Pratique o espelhamento;
  3. Identifique as necessidades e os medos do cliente;
  4. Saiba o que realmente importa para o cliente;
  5. Atente-se à linguagem corporal do cliente.

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O que significa PNL?

PNL significa Programação Neurolinguística. Ela trata do conjunto de regras e instruções que guiam o comportamento humano, compreendendo também as respostas neurológicas a estímulos externos e a maneira com que construímos significados e nos expressamos verbalmente ou não.

Qual a origem da PNL?

A Programação Neurolinguística é um modelo criado na década de 1970 pelos pesquisadores da Universidade da Califórnia Richard Bandler e John Grinder.

Ambos buscavam entender o funcionamento da mente humana e como as nossas experiências são codificadas e armazenadas no cérebro.

Qual é o conceito da PNL?

O conceito da PNL parte do princípio de que a comunicação humana passa pelo entendimento do modelo mental da pessoa com a qual se deseja comunicar.

Na Programação Neurolinguística, as pessoas são classificadas em três tipos de perfis:

Visuais

São pessoas que compreendem melhor o mundo a sua volta por meio de imagens e recursos com um apelo visual mais ressaltado.

Auditivos

Tratam-se de indivíduos com uma habilidade mais apurada para codificar os sons ao redor. Eles entendem com mais clareza quando a mensagem é verbalizada.

Sinestésicos

Já as pessoas que se enquadram neste terceiro grupo têm uma necessidade maior de sentir e tocar algo ou os outros indivíduos para compreender o que lhe está sendo dito e se fazerem compreendidos por seus interlocutores.

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O que é e como funciona a PNL em vendas?

No contexto de vendas, a Programação Neurolinguística se refere a um conjunto de técnicas que são utilizadas para estabelecer uma comunicação mais eficaz com os clientes.

A PNL nas vendas funciona como forma de entender como os clientes reagem a determinados estímulos, os valores dos quais eles não abrem mão e como ele pode se beneficiar do seu produto ou serviço.

Por meio do uso da PNL nas vendas, consegue nivelar a comunicação, contornar objeções, colocar em evidência para o cliente o valor das suas soluções e fechar negócio com mais agilidade.

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Quais são as técnicas de PNL em vendas?

Existem várias técnicas de Programação Neurolinguística que você pode incorporar no seu processo comercial para alavancar o resultados das vendas. Veja a seguir algumas das principais:

1. Saiba em qual perfil o seu cliente se enquadra

Identifique se o seu cliente apresenta um perfil mais visual, auditivo ou sinestésico. A partir disso será possível ajustar a comunicação.

2. Pratique o espelhamento

O espelhamento é uma técnica em que se reproduz gestos e comportamentos do interlocutor, gerando maior rapport.

3. Identifique as necessidades e os medos do cliente

Antes de apresentar, de fato, suas soluções, é necessário identificar quais são as reais necessidades do cliente. Além disso, dedique-se a extrair e compreender os principais receios do cliente.

4. Saiba o que realmente importa para o cliente

Entender os pontos que o cliente mais valoriza em um produto ou serviço é essencial para uma venda bem sucedida. Portanto, não tenha receio em perguntar o que realmente importa para o cliente.

5. Atente-se à linguagem corporal do cliente

Outra técnica essencial de PNL que você pode utilizar nas vendas é observar a linguagem corporal dos clientes. Braços cruzados, semblante fechado, suspiros desconfortáveis são sinais que podem significar que a negociação não está indo para um lugar favorável.

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Além de ficar de olho na linguagem corporal do cliente, é fundamental ouvi-lo, deixar que ele fale e explicar o que deseja sem interrupções. 

Veja mais sobre isso neste vídeo do Raul Candeloro:

Portanto, fique atento à maneira com que seus clientes se comunicam de maneira não verbal.

A PNL é uma forma bastante efetiva de lidar, entre outras coisas, com objeções de clientes. Mas existem outras maneiras de fazer isso. 

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