OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave. O objetivo da estratégia é facilitar a definição e o acompanhamento dos objetivos do negócio. 

Além disso, os OKR fornecem métricas intermediárias que ajudam a orientar a performance do time rumo ao alcance dos melhores resultados. 

Quer saber mais sobre o potencial dos OKRs? Continue a leitura para saber a resposta para as 7 perguntas-chave sobre o tema: 

  1. O que é OKR?
  2. Qual a origem da metodologia OKR?
  3. Como construir um OKR? 
  4. Como medir OKR?
  5. O que é OKR para vendas? 
  6. Por que usar OKR para vendas? 
  7. Qual a diferença entre KPI e OKR? 

Boa leitura! 

1. O que é OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou, em português, Objetivos e Resultados-chave. Trata-se de uma estratégia utilizada para definir e orientar metas, facilitando a conquista de objetivos por meio do alinhamento do time. 

2. Qual a origem da metodologia OKR?

A metodologia OKR foi criada por Andrew Grove, cofundador da Intel, nos anos 70. Porém, apenas nos anos 1990 (mais precisamente em 1999), a metodologia ganhou popularidade com a ajuda de John Doerr, que implantou a técnica no Google. Aliás, o Google utiliza a metodologia OKR até hoje na empresa.

Originalmente, a metodologia OKR foi inspirada no método MBO, ou Management By Objectives. Este método foi criado por Peter Drucker, famoso estudioso da área de gestão, e também era baseado em metas para gerar resultados. 

Conheça alguns indicadores de desempenho para vendedores:

3. Como construir um OKR?

Para construir um OKR, é preciso considerar a estrutura do sistema: 

1. Objetivos delimitados

A pergunta-chave da primeira etapa de construção de um OKR é: “O que eu quero alcançar?” 

Os objetivos delimitados neste momento devem ser realistas, inspiradores e qualitativos (ou seja, com impacto mensurável nas ações da organização). A ideia é que, com objetivos inspiradores, a equipe se movimente e se sinta engajada em cumprir as metas determinadas. 

Leia mais: saiba como estruturar e atingir metas realistas

2. Prazo

O segundo aspecto essencial para a construção de um OKR é a determinação dos prazos. Determinar datas-limite para o cumprimento dos objetivos ajuda a torná-los palpáveis, bem como a orientar as ações da equipe no período. 

3. Resultados-chave

O terceiro aspecto estrutural para elaborar um OKR é responder à pergunta: “como eu vou mensurar os resultados?”

Para isso, é importante elencar alguns KPIs (Key Performance Indicators) e indicadores que ajudem a apontar o andamento dos OKRs desenhados.

A ideia é que cada OKR tenha entre 2 e 5 indicadores-chave (quantitativos, ou seja, com resultados numéricos) atrelados. Isso porque a combinação destes índices pode auxiliar na obtenção de um panorama realista sobre o trabalho do time. 

Leitura complementar: entenda como os OKRs auxiliam na Gestão por Resultados

4. Como medir OKR?

A mensuração do andamento de um OKR acontece com a ajuda de KPIs, ou Key Performance Indicators. Estes KPIs são indicadores que acompanham a atuação da equipe responsável pelo OKR sob diferentes óticas. 

Veja o exemplo abaixo: 

Suponhamos que a empresa X tenha, como objetivo, aumentar em 25% sua geração de leads em 1 ano. 

Para que o objetivo seja alcançado, a equipe deve se atentar ao cumprimento de alguns resultados-chave, tais como: 

  • Produzir 6 conteúdos mensais para blog
  • Desenvolver 2 materiais para captação de contatos por mês
  • Melhorar em 15% a taxa de conversão nos funis de nutrição por mês

5. O que é OKR para vendas? 

A metodologia OKR é uma técnica de gestão de resultados que tem, como base, a definição de objetivos e de resultados-chave que orientam o alcance destes objetivos. 

No caso do OKR para vendas, esta metodologia é aplicada pelo setor comercial, e os objetivos traçados se relacionam à obtenção de uma melhor performance em vendas. 

Leia mais sobre os OKRs para vendas

6. Por que usar OKR para vendas? 

Veja alguns dos benefícios de utilizar a metodologia OKR para vendas: 

  • Engajamento da equipe: a construção coletiva dos OKRs de vendas contribuem para a geração do senso de pertencimento àquele grupo, independentemente do cargo. 
  • Conhecimento compartilhado: com uma documentação transparente sobre o progresso dos objetivos, toda a equipe tem a oportunidade de se manter alinhada, incluindo novos colaboradores que passam a integrar a equipe no meio do processo. 
  • Visão das prioridades: com o auxílio da metodologia OKR, é possível priorizar com clareza os objetivos da equipe. 
  • Mais produtividade: com a definição dos OKRs, a equipe consegue trabalhar com mais foco e entendimento dos processos necessários para conquistar a meta definida.

Trabalhar com OKRs em vendas é uma excelente forma de evitar o microgerenciamento. Saiba mais sobre o impacto negativo dessa prática:

7. Qual a diferença entre KPI e OKR? 

A principal diferença entre OKR e KPI diz respeito aos objetivos das metodologias. Veja a seguir: 

  • OKRs: são utilizados para alinhar objetivos que levem aos resultados-chave pré-definidos;
  • KPIs: são ferramentas de mensuração da efetividade dos processos realizados para alcançar os OKRs.

Quer mais dicas para gerenciar sua empresa com base em indicadores? Acesse nosso Guia KPIs de Vendas: Indicadores de Desempenho para potencializar a performance da equipe!