A qualidade do atendimento oferecido aos clientes é um dos fatores determinantes para o sucesso de uma empresa. 

Nesse sentido, humanizar a relação entre a marca e seus públicos fará toda a diferença para que se consiga satisfazer os clientes e ocupar uma posição de destaque em um mercado cada vez mais competitivo.

Nas próximas linhas deste conteúdo, você vai descobrir o que é o atendimento humanizado ao cliente, quais os benefícios essa prática oferece e qual a importância da humanização no atendimento na Era Digital.

Além disso, você poderá conferir também 6 dicas indispensáveis para promover um excelente atendimento humanizado ao cliente:

  1. Pratique a escuta ativa;
  2. Demonstre empatia durante o atendimento;
  3. Não se prenda a um script;
  4. Personalize sua abordagem;
  5. Tenha proatividade;
  6. Treine o time de atendimento.

Leia também: Como fazer um bom atendimento pessoal? 5 dicas infalíveis

O que é atendimento humanizado ao cliente?

O atendimento humanizado ao cliente é uma forma de solucionar os problemas e questionamentos apresentados pelos clientes da empresa por meio de uma abordagem mais acolhedora e empática.

Na humanização do atendimento, valoriza-se o cliente enquanto indivíduo, buscando entender as suas dores e necessidades.

Leia mais: Atendimento personalizado: o que é e quais técnicas utilizar para fazer o cliente se sentir único e especial

Quais os benefícios da humanização do atendimento ao cliente?

O atendimento humanizado ao cliente pode trazer inúmeros benefícios para as empresas que adotam essa abordagem.

Em primeiro lugar, os clientes tendem a ficar mais satisfeitos quando percebem que a empresa os enxerga como indivíduos únicos e não como “só mais um número”. Essa maior satisfação acaba se traduzindo no aumento da fidelização de clientes.

Com a humanização no atendimento, é possível fortalecer a relação de confiança entre a empresa e seus clientes.

Além disso, atender de maneira humanizada é também um diferencial competitivo e faz com que a empresa se fortaleça no mercado em que atua.

Qual a importância do atendimento humanizado na Era Digital?

É notório que, com o avanço das tecnologias nos últimos anos, as empresas fazem uso de recursos digitais para se relacionarem com o público e oferecer um atendimento mais ágil e automatizado.

No entanto, não se pode deixar de lado o aspecto humano, mesmo na Era Digital. Investir na humanização do atendimento e se pautar mais na qualidade do que na quantidade é importante para que a empresa se aproxime melhor de seus clientes e consiga fidelizá-los mais facilmente.

Ferramentas tecnológicas, mesmo podendo ser grandes aliadas, não são capazes de substituir a capacidade humana de compreender o sentimento de outro.

Como humanizar o atendimento ao cliente?

Por meio de algumas boas práticas, é possível promover um atendimento humanizado ao cliente e estreitar o relacionamento entre ele e a sua empresa.

Confira a seguir 6 dicas de como humanizar seu atendimento e deixar seus clientes satisfeitos.

1. Pratique a escuta ativa

Para humanizar o atendimento, ouça com atenção o que o cliente tem a dizer. Pratique a escuta ativa para entender o problema relatado pelo cliente e, assim, encontrar a solução mais adequada.

Uma regra prática de como fazer isso é passar mais tempo escutando o cliente do que falando. Ao contrário da crença comum, um bom vendedor deve falar menos e ouvir mais.

Entenda isso melhor assistindo a este vídeo do Raul Candeloro:

Veja também: Escuta ativa: o que é, principais benefícios para o seu negócio e como colocar em prática com clientes e colaboradores

2. Demonstre empatia durante o atendimento

Empatia é considerada a peça-chave para a humanização do atendimento. Trata-se da capacidade de se colocar no lugar do outro.

Ao demonstrar empatia durante o atendimento, é possível identificar os sentimentos do cliente e entender o problema sob a perspectiva dele.

Este post de nosso blog tem ótimas dicas para você por a empatia em prática na sua empresa: Como criar um mapa de empatia respondendo 35 perguntas 

3. Não se prenda a um script

Um script engessado não favorece em nada a promoção de um atendimento humanizado. De fato, você pode contar com um roteiro de apoio; mas evite se prender a ele e segui-lo à risca.

4. Personalize sua abordagem

Não há como promover a humanização no atendimento se você não personalizar sua abordagem. Levante informações específicas sobre o cliente, como nome, cargo que ocupa na empresa, histórico de relacionamento e compras anteriores.

Mas como fazer isso na prática? A tecnologia é sua principal parceira nessa hora. Um sistema automatizado de relacionamento com o cliente pode te dar todas as informações que precisa, além de segmentar seus clientes automaticamente, facilitando uma abordagem personalizada.

Veja como o Agendor pode te ajudar a fazer isso: 

5. Tenha proatividade

Em vez de esperar que o cliente faça certas exigências durante o atendimento, seja proativo e as antecipe. Ofereça soluções que vão além do problema apresentado pelo cliente.

6. Treine o time de atendimento

Invista em capacitação e ofereça treinamentos constantes para os agentes de modo a conscientizá-los sobre a importância de humanizar o atendimento e ensinar as melhores práticas para isso.

E aí, ficou o que é atendimento humanizado e por que ele é tão necessário? Utilize as dicas que você acabou de conferir e promova um atendimento de qualidade para os clientes da sua empresa.

Selecionamos um kit gratuito com 5 materiais exclusivos que vão ajudar você a melhorar seu atendimento e atingir os objetivos de seu  negócio, baixe agora: Kit: como melhorar o atendimento ao cliente e vender mais