A meta é o direcionamento para a sua força de vendas. Os objetivos bem definidos são o primeiro segredo de como atingir metas de vendas de forma prática e objetiva.

É justamente a meta que vai mostrar aonde o vendedor precisa chegar e qual o resultado a empresa espera dele. Este tipo de indicador de desempenho de vendas precisa ser muito bem estipulado. Sua criação precisa ser criteriosa e cuidadosa.

Afinal, elaborar uma meta é um grande desafio quando o assunto é gestão da força de vendas. Primeiro porque cada vendedor tem um perfil e uma capacidade de produção. Segundo, porque a meta interfere diretamente no salário de um vendedor.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Todo vendedor tem uma grande vontade de bater a meta, ser premiado e reconhecido pelo seu desempenho.

Por outro lado, a meta de vendas é justamente o que vai motivar o vendedor aumentar a sua produtividade ou sentir-se desmotivado porque tem uma meta impossível de ser alcançada. Esta é a importância das metas de vendas: medir o desempenho e premiar ou não o vendedor.

Pensando na influência e na importância das metas nos resultados comerciais e na motivação da força de vendas, elaboramos um pequeno guia de como influenciar positivamente a sua força de vendas e como atingir metas de vendas que criem um desafio para toda a equipe de vendedores.

Mas, antes de começarmos, responda sinceramente: você sabe o significado de meta?

Cumprir metas, mesmo de Ano Novo, às vezes não é fácil. Mas se você não sabe nem o significado de meta, vai ser mais difícil ainda.

Leia também: Como alcançar metas de vendas e se destacar

O que são metas de vendas, afinal?

Confesse, você sabe que são metas de vendas? São objetivos de vendas mensuráveis, definidos por um número e com um prazo para serem atingidos.

Portanto, lucrar mais, não é uma meta de vendas, é um desejo. Mas ter um lucro de 2 milhões de reais em 2 anos, isso é uma meta de vendas. Afinal, são as vendas que vão gera esse lucro.

Veja mais sobre este assunto lendo nosso portagem: Planejamento estratégico metas e objetivos: acerte na mosca!

Quais os tipos de metas de vendas?

Se você quer aprender a como trabalhar com metas de vendas, precisa conhecer os dois tipos de metas de vendas.

Existem as metas que mostram um retrato do momento ou os resultados do passado.

Veja alguns exemplos de metas de vendas desse tipo: volume de vendas em reais, número de vendas realizadas, porcentagem de crescimento de vendas.

O outro tipo de metas de vendas são aquelas que indicam uma tendência.

Por exemplo: quanto mais ligações seus vendedores realizarem, a tendência é que fechem mais vendas.

Assim, veja mais exemplos de metas de vendas que indicam uma tendência: número de visitas feitas à clientes, número de propostas enviadas, número de novos clientes conquistados.

Perceba que essas metas que revelam tendências sempre são tarefas ou fatores que são maneiras práticas de como atingir as metas de retrato do momento.

Assim, se a equipe de vendedores atingir as metas de propostas enviadas e de visitas realizadas, possivelmente alcançará as metas de volume de vendas.

Por isso, não há como atingir metas de vendas sem pensar nos dois tipos de metas. O estabelecimento de metas de vendas sempre deve levar isso em conta.

Um bom follow-up é fundamental para quem quer atingir metas de vendas. Saiba mais assistindo a este vídeo de nosso canal no Youtube:

Leia mais: Como utilizar o CRM para fazer follow-up nas vendas

Como atingir metas de vendas

1. A meta precisa ser alcançável

Não adianta o gestor de vendas (ou o empreendedor) criar uma meta que seja impossível de ser alcançada pela equipe de vendas, pois a única coisa que conseguirá será fazer a equipe se sentir desmotivada.

Não tem como atingir metas de vendas sem a equipe “comprar a ideia” da meta para que ela realmente possa ser alcançada. Caso contrário, todo o planejamento vai por água abaixo.

Por isso ela precisa ser alcançável. Não adianta o gestor de vendas estabelecer uma meta fantasiosa e humanamente inalcançável pois isso prejudicará o resultado de toda a equipe e consequentemente toda a empresa.

A equipe precisa se sentir provocada a bater a meta! Uma meta sem sentido serve somente para desmotivar a equipe de vendas.

2. Peça para o vendedor elaborar a sua própria meta

Quando um vendedor diz qual é a meta que está disposto a bater, ele está se comprometendo em atingir uma cota. Isso fará ele buscar o que foi prometido.

Quando o líder estabelece as metas, ele muitas vezes não está levando em conta a capacidade e experiência do vendedor. Já quando o vendedor estabelece, ele está declarando para o líder, para toda a força de vendas e para a empresa, que ele é capaz de atingir a cota.

Não subestime a importância das metas auto-impostas, elas são poderosas!

Utilize o comprometimento do vendedor para garantir que ele irá zelar pelo cumprimento da sua meta.

como atingir metas de vendas

A meta tem um papel importantíssimo na gestão da força de vendas.

3. Crie um dashboad das metas

Um dashboard é nada mais do que um painel de controle do que está acontecendo com o desempenho e como o comportamento da força de vendas influencia na meta.

O dashboard é o termômetro do que os vendedores estão fazendo, aonde estão chegando e o que eles precisam fazer para chegar até a meta. Isso é importante para que todos os vendedores entendam o que precisa ser melhorado para influenciar os outros fatores.

Muitas vezes, na cabeça de um vendedor, quando as etapas da venda não estão desenhadas, a meta e o resultado não estão visíveis todos os dias, ele está fazendo tudo o que é possível para vender mais. Ele acredita que está dando o melhor de si!

Quando existe um dashboard, é possível acompanhar o impacto de pequenas ações (como o aumento de 1 ou 2 ligações ao dia e 1 visita na semana) na meta geral e no resultado final de toda a equipe de vendas.

A verdade é que, uma meta escrita e visível é muito mais fácil de ser alcançada. Por isso, deixar a meta visível para a equipe de vendas é de grande importância na conclusão.

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4. Mostre o primeiro passo para a equipe de vendas

Não adianta criar uma meta de vendas junto com a equipe e querer que eles façam tudo sozinhos. É preciso mostrar o caminho a seguir para alcançar o objetivo.

Isso significa que, não vai adiantar estipular uma meta ao vendedor e dizer que ele tem que vender 100 mil reais nesse mês, um aumento de 25% em relação ao ano passado e, por outro lado, não mostrar o que o vendedor como atingir metas de vendas como essa.

Deixe bem claro o que o vendedor precisa fazer para atingir a sua meta:

  • O que ele precisa fazer mais
  • O que ele precisa aprimorar
  • O que ele precisa deixar de fazer

Essas atitudes farão com que o vendedor se sinta seguro e entenda o que precisa fazer para alcançar a meta. Certamente, isso irá influenciar diretamente no resultado.

A meta não deve ser um bicho de 7 cabeças. A importância das metas está exatamente em sua simplicidade.

Por isso, precisa ser uma tarefa em conjunto de toda a força de vendas, em busca de um resultado em comum.

Este post também vai interessar a você: Como estipular metas de vendas ambiciosas

Para finalizar, não deixe de ver essa pequena apresentação sobre como elaborar um plano de netas de vendas:

Leia também em nosso blog: Como atingir metas de vendas seguindo 15 regras práticas

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