Você se julga um bom líder de equipe vendas ou apenas gerencia os resultados? Veja o que você precisa para ser um excelente líder comercial

A gestão eficaz de vendas pode ser a diferença entre uma organização de vendas que prospera e uma empresa medíocre que nunca consegue decolar.

No entanto, muitos gestores comerciais ainda confundem a descrição de seu cargo, com algo que é ainda mais importante para o sucesso das vendas: a liderança.

O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

A liderança pode parecer um conceito simples, mas deixa perplexos muitos de nós, inclusive por seus diferentes estilos.

Afinal, a liderança é muito mais do que apenas carisma, ou simplesmente atribuir metas e supervisionar o desempenho de qualquer vendedor.

OBS: Preparamos uma apresentação com as principais dicas desse artigo. Confira a apresentação clicando na imagem abaixo

 

Como ser um bom líder de equipe de vendas?

Uma das melhores definições de liderança, aplicada às vendas, vem do ex-presidente americano Eisenhower, que descreveu a liderança como “a arte de conseguir alguém para fazer algo que você quer que faça, porque ele quer fazer”.

Outra grande definição vem de Peter Drucker, o pai da administração moderna.

Drucker disse que “a liderança eficaz não é sobre fazer discursos ou fazer as pessoas gostarem de você. A liderança é definida pelos resultados”.

Vamos abordar a primeira definição para ajudar você a enteder como ser um bom líder de equipe de vendas.

Qualquer líder comercial que tenha um bom potencial pode simplesmente usar as suas autoridades para fazer que seus vendedores e subordinados para executar as tarefas exigidas.

No entanto, isso cria um sentimento de obrigação, em vez de ambição. Pedir constantemente para que seus vendedores façam as coisas pode acabar criando uma cultura do ressentimento.

Além disso, é improvável que as tarefas desempenhadas a contragosto sejam executadas em um nível máximo de qualidade.

Portanto, a liderança eficaz deve implicar a obtenção de seus seguidores para se comprometer totalmente com as tarefas.

Por isso, é preciso mudar essa maneira de agir e de gerenciar pessoas. Para saber como ser um bom líder de equipe de vendas, o gestor precisa mudar sua mentalidade, e começar a enxergar a sua função dentro da empresa de uma outra maneira.

Você quer se tornar um líder, ou está satisfeito com a maneira com que vem lidando com seus funcionários?

Mudar a sua mentalidade, vai ajudar você a ter melhores resultados, não apenas com os vendedores, mas também nas outras relações do seu cotidiano. Aqui está o que fazer para se transformar em um líder de vendas.

Veja também: Estilos de liderança: encontre o seu, aprimore-o e inspire o time de vendas

Afinal, o que faz um líder de vendas?

Veja a seguir as características de um grande líder de equipe de vendas:

#1. Líderes comerciais tomam decisões baseadas em dados

O sucesso em vendas é, em grande parte uma função de resultados: o quanto você está vendendo? Você vendeu mais do que no último trimestre?  A nossa empresa e a receita estão crescendo?

Todos os esforços de liderança não serão nada se os resultados, de alguma maneira, não forem alcançados.

É por isso que os melhores líderes de vendas também são orientados pelos números. Atitude é importante, mas ela precisa gerar resultados. Para os líderes, os dados são a prova de sua eficiência.

Então comece a procurar pelos indicadores em sua empresa que lhe permitam tomar decisões mais fortes com base em dados reais, e não apenas em pensamentos, ideias ou instinto. Sem isso, não há como ser um bom líder de equipe de vendas.

Quando você tiver os dados atuais (presente) comece a ver onde você quer crescer, e o que fazer para isso.

Dessa maneira, você pode comparar os esforços dos vendedores com os resultados e saber para onde estão indo. Esse é o papel de um líder comercial.

como ser um bom líder de vendas

Líderes de vendas não tomam decisões com base em palpites.

#2. A liderança de vendas exige visão

Embora a gestão de vendas ocorre em grande parte por conta das táticas de vendas, estando à frente das trincheiras.

Mas, por outro lado, a liderança de vendas é mais como configurar um nível mais alto, a visão da grande paisagem e a direção que precisa ser tomada.

Eles criam planos de vendas, definem e comunicam os processos de vendas e os indicadores da eficácia de vendas, além de dar sentido à cartilha de vendas, que comunicam visão, estratégia, processos e táticas.

Os vendedores precisam saber para onde estão indo durante o dia-a-dia de vendas. E é o líder de vendas que precisa saber a maneira correta de comunicar essa direção.

Quando a visão é, não apenas entendida, como também compartilhada pelos vendedores, os resultados são alcançados de maneira satisfatória.

Assim, o líder de equipe de vendas consegue explorar o melhor de sua equipe, através de resultados brilhantes.

Confira: Qual o papel do líder na motivação da força de vendas?

#3. Líderes de equipe de vendas empoderam

Finalmente, os líderes de vendas devem capacitar seus gerentes de vendas e representantes de vendas para ter sucesso.

Muitos diretores e vice-presidente de vendas, considerados o nível superior da liderança, em muitas organizações, muitas vezes pisam em seus gerentes de vendas, impedindo-os de executarem corretamente as táticas de vendas.

A gestão de vendas é muito mais sobre treinar e fazer as equipes executarem as tarefas do dia-a-dia para que possam vender de maneira eficaz.

A liderança de vendas extrai o melhor de todos e faz com que os membros das equipes de vendas saibam o que fazer, como fazer, quando fazer, e por que fazer.

Dessa maneira, quando um líder comercial dá poder aos seus liderados, eles tendem a conseguir entregar melhores resultados.

O gestor, muitas vezes microgerencia. O líder, empodera as pessoas com sua missão, a visão do que precisa ser feito e o que a empresa espera deles.

Quando os vendedores têm poder de tomar as próprias decisões, e sabem que serão cobrados por conta delas, eles acabam se comprometendo mais com os resultados, porque sabe que faz parte de suas responsabilidades também.

como ser um bom líder de vendas

Líderes dão poder à sua equipe de vendas.

Leia também: Como se transformar em um grande supervisor de vendas

Desenvolva a mentalidade de vendedor líder

Quando você para pensar nas características de um grande líder comercial, que não apenas gere os recursos, mas é visto como um líder, uma pessoa que inspira, faz os vendedores enxergarem as coisas e pensar diferente, a atitude de sua equipe de vendas muda completamente.

Uma liderança inovadora faz a diferença. Os vendedores sabem que têm alguém com quem podem contar, que é tão responsável quanto eles pelos resultados, e que estão todos no mesmo barco.

O líder inspira, mostra o caminho, dá as ideias. O vendedor pega esse conjunto de sabedoria e processa da melhor maneira possível para que isso possa ser revertido em resultados.

Dessa maneira, a equipe de vendas amadurece, consegue entregar resultados e corresponder aos indicadores e finalmente luta a luta da empresa como se fosse a sua luta.

Se você acredita que não tem o potencial para ser líder de equipe de vendas, esqueça isso. Com a bagagem correta, qualquer pessoa pode despertar o espírito de líder comercial.

Que tal começar aprendendo com as grandes cabeças?

Nós fizemos um apanhado e listamos as 7 razões porque algumas pessoas são grandes líderes. Essa é uma ótima maneira de começar a aprender como ser um bom líder de vendas.