Você sabe como funciona dinâmica de grupo online?

No contexto corporativo, as dinâmicas de grupo são atividades de caráter lúdico que podem atender a diferentes fins.

Você pode, por exemplo, realizar dinâmicas para selecionar novos talentos, promover o team building, incentivar a criatividade dos colaboradores, fazer treinamentos e muito mais.

Está sem tempo para ler o conteúdo? Gostaria de poder acompanhá-lo enquanto dirige, caminha ou realiza outra atividade? Então não perca tempo e ouça este artigo na íntegra. Basta clicar no play! Agradecemos o seu feedback nos comentários. 🙂

Devido à pandemia de Covid-19, muitas empresas precisaram migrar suas atividades para o formato home office. E mesmo com essa crise sanitária mundial aparentemente se aproximando do fim, não é difícil encontrar empresas que pretendem manter suas operações total ou parcialmente remotas.

Nesse sentido, é importante que se saiba como funciona dinâmica de grupo online para que a distância não seja um impeditivo no que se refere à execução dessas atividades.

Convidamos você a continuar a leitura deste conteúdo para conferir 5 opções de dinâmica de grupo virtual para você usar com os seus colaboradores à distância:

  1. 2 Mentiras e 1 Verdade;
  2. Seu Futuro na Empresa;
  3. Desenhando Respostas;
  4. Contando uma História;
  5. Ilha deserta.

Se você está participando de dinâmicas online de seleção, veja algumas dicas e características de dinâmicas de grupo online neste vídeo da psicóloga Andréia Marinho:

Leia também: 3 exemplos de dinâmicas de grupo para seleção de vendedores

Dinâmica de grupo online: 5 opções para fazer com a sua equipe

As dinâmicas de grupo são valiosos instrumentos de gestão. Por meio delas, é possível fortalecer o relacionamento entre os colaboradores (mesmo os que estão no esquema de trabalho home office), exercitar a criatividade, estimular o trabalho em equipe e reafirmar a cultura organizacional.

Por meio de aplicativos como Google Meet e Zoom, você consegue realizar diferentes tipos de dinâmica de grupo online.

Confira abaixo 5 opções de atividades que você pode fazer virtualmente com os colaboradores.

1. 2 Mentiras e 1 Verdade

Nesta dinâmica de grupo online, cada participante deve contar três breves acontecimentos que envolvem sua vida pessoal ou profissional. No entanto, apenas um desses três será verdade e caberá aos demais dizer qual é a mentira.

Os colaboradores podem fazer perguntas para apurar as histórias contadas na intenção de identificar furos.

O objetivo dessa dinâmica é promover um clima de descontração e aproximação entre os funcionários, que passarão a conhecer melhor uns aos outros por meio das histórias.

Leia mais: 5 Dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar

2. Seu Futuro na Empresa

Esta é uma dinâmica de grupo virtual em que os colaboradores são convidados a refletir sobre o futuro deles na empresa, como imaginam seu prosseguimento de carreira dentro da organização..

O “pulo do gato” é que, em vez de fazerem previsões sobre sua própria jornada na empresa, os colaboradores deverão dizer como eles acham que será o futuro de seus colegas na empresa.

Se o grupo for muito grande, cada colaborador pode fazer previsões apenas sobre dois ou três colegas e justificar cada uma delas.

3. Desenhando Respostas

A dinâmica Desenhando Respostas é muito utilizada pelo departamento de RH em processos de recrutamento e seleção de talentos.

Em um quadro branco virtual, deve-se desenhar um plano cartesiano com 4 quadrantes.

O recrutador vai fazer 4 perguntas para o candidato, que deverá responder em forma de desenho em cada quadrante virtual.

Por meio dos desenhos, é possível avaliar a criatividade dos profissionais e se eles se conectam com os valores da organização.

Veja também: 3 dinâmicas de atendimento ao cliente para treinar a equipe

Você pode utilizar o Google Jamboard para realizar essa dinâmica de grupo online.

4. Contando uma História

Essa é uma atividade que busca incentivar a criatividade dos colaboradores. Cada grupo deverá escolher de 5 a 10 palavras aleatórias.

Em seguida, as equipes precisam trocar o seu conjunto de palavras com outro time e contar uma breve história com as palavras que não foram escolhidas por eles.

Por meio dessa dinâmica, é possível avaliar também a capacidade de trabalhar em equipe.

É possível dividir os participantes em grupos virtuais, onde eles poderão trocar mensagens e discutir o rumo da história através de videochamada.

Veja mais: 3 exemplos práticos de dinâmica de grupo para negociação

5. Ilha deserta

A dinâmica da Ilha Deserta consiste em dividir os colaboradores em grupos ou duplas (dependendo da quantidade de participantes) e pedir para que eles escolham três objetos para sobreviver em uma ilha deserta.

O que levaria com certeza, nessa situação?

Cada grupo deverá justificar suas escolhas. Em seguida, o mediador deve solicitar que o time exclua um dos três objetos escolhidos e também justifique essa decisão.

Por meio dessa dinâmica, consegue-se avaliar a capacidade dos colaboradores de estabelecer prioridades, defender seu ponto de vista e pensar estrategicamente.

Temos mais um vídeo para vocês, desta vez, para os recrutadores e selecionadores. Confira as dicas da Isabella Furbino, Business Partner da Solides Tecnologia:

Saiba mais: Dinâmica motivacional para vendedores para agitar seu time!

E então, o que achou das nossas dicas de dinâmica de grupo virtual?

Realize essas atividades com os seus colaboradores e construa equipes mais fortes e entrosadas.

Ao fazer a seleção de vendedores, é fundamental encontrar candidatos com o perfil certo. E, para que essa escolha seja ainda mais acertada, você pode combinar o perfil de seus clientes com os dos vendedores de ideias! Quer saber como fazer isso?

Então, assista a este webinar GRATUITO com Fabio Scannavino, Diretor Geral da IBC, e Júlio Paulillo, CRO e co-fundador do Agendor: Webinar | Liderança e vendas baseadas em perfil comportamental