Procurando uma dinâmica motivacional para vendedores?

Selecionamos uma fácil de fazer, divertida e que traz diversas lições para a sua equipe de vendas.

Reserve uma tarde ou manhã em sua empresa para aplicá-la. Você vai precisar de uma sala com mesas e cadeiras, algumas folhas de papel e uma boa quantidade de peças de Lego.

Kit: Indicadores de desempenho

O guia completo para medir os indicadores de desempenho da sua equipe de vendas


Preparado para conhecer os segredos desta dinâmica em grupo para vendedores?

Mas antes de conferir nossa dinâmica motivacional para vendedores, conheça algumas outras dinâmicas para motivar equipe nesta apresentação criada pela equipe do Agendor:

Dinâmica motivacional para vendedores “Torres de Lego”

Quem nunca brincou de Lego? Ne verdade, esse é um dos jogos mais conhecidos e apreciados do mundo.

Ele desperta a criatividade nas pessoas, ensina a resolver problemas sozinho e desenvolve o raciocínio analítico, além de ser muito divertido.

E é exatamente por isso que é muito usado em dinâmicas para motivar a equipe.

A dinâmica motivacional para vendedores chamada “Torres de Lego” é bastante animada e costuma transformar a sala onde se realiza em uma verdadeira feira.

Leia também: Dinâmicas de grupo para seleção de vendedores: 3 exemplos para contratar só os melhores

Veja como funciona essa dinâmica para vendedores

Parte 1: instruções iniciais

  • Divida os participantes em 4 a 6 grupos com aproximadamente o mesmo número de pessoas.
  • Cada grupo recebe um saco com 15 peças de Lego coloridas, de formato idêntico uma das outras.
  • Os sacos de cada grupo contém o mesmo número de peças, porém a distribuição de cores é diferente.
  • Cada grupo também recebe uma carta de instruções que diz como devem montar suas torres, de 15 peças de altura. Cada grupo recebe instruções totalmente diferentes.
  • O instrutor pede que cada grupo (de preferência cada um em uma mesa) leia as instruções e comece a montar sua torre de Lego. O grupo que terminar a montagem primeiro vence a dinâmica.
  • A instruções são deste tipo: encaixe 3 peças verdes, depois uma azul, a seguir 2 vermelhas etc. até que se forme uma torre de 15 peças.
  • Pouco depois, os grupos vão notar que em seus sacos não há peças suficientes nas cores necessárias para que montem sua torres.
  • Nesse momento o instrutor passa novas regras.

OBS.: é muito importante se certificar de que estarão faltando ao menos 5 a 7 peças na cor certa em cada grupo para completar suas torres. Caso contrário, a dinâmica terminará muito rapidamente.

Parte 2: abertura das negociações

  • Cada grupo deverá escolher um negociador que irá falar com os outros grupos e negociar a troca de peças.
  • No momento em que o instrutor determinar, esse negociador deve ir sozinho até cada uma das mesas para negociar a troca de peças. Só é permitido trocar números iguais de pecas com os outros grupos, isto é: não se pode trocar 2 pecas por uma, ou vice-versa.
  • O grupo também deve escolher um ou dois “pesquisadores de mercado” que podem circular pela sala observando quais as cores das peças dos outros grupos.
  • Os grupos não podem esconder suas peças. Elas devem ficar sobre as mesas expostas. Por outro lado, devem esconder suas instruções, para que só eles saibam quais peças precisam empilhar e em que ordem.
  • Assim, os grupos terão 10 minutos para definir uma tática de negociação e enviar seu negociador para falar com as outras mesas e tentar fazer trocas.
  • O negociador não precisa falar com o negociador do outro grupo, ele pode falar com qualquer representante da mesa. Porque, provavelmente, o negociador do outro grupo estará tentando trocar peças em outras mesas.
  • Depois de 15 minutos, se nenhum grupo tiver conseguido montar a torre, o instrutor pede que parem as negociações e ouçam novas instruções sobre a dinâmica de grupo de motivação em vendas.

Parte 3: negociação final

  • O instrutor da dinâmica avisa que os grupos devem se sentar novamente em suas mesas e pensar em novas táticas de negociação. E devem, obrigatoriamente, trocar de negociador.
  • Espera-se que em mais 15 minutos algum grupo consiga montar sua torre. Caso isso não aconteça, o instrutor deve avaliar se dá a dinâmica por encerrada (sem vencedor) ou se concede mais 15 minutos aos grupos.
  • Quando achar que a dinâmica para vendedores já deu o que tinha que dar ou quando um grupo montar sua torre e for declarado vencedor, o instrutor inicia uma discussão, liderada por ele, sobre o que o grupo aprendeu com a experiência.

Veja mais: Dinâmicas de atendimento ao cliente funcionam mesmo?

Objetivos da dinâmica em grupo para vendedores “Torres de Lego”

Fica claro que diversas competências são treinadas nessa dinâmica motivacional para vendedores.

Confira quais são elas.

Inteligência de dados: os integrantes do grupo escolhidos como pesquisadores precisam coletar os dados dos outros grupos e levá-los para a equipe. Os dados devem ser analisados e entendidos para que possam gerar os insights de negociação.

Planejamento: o grupo precisa planejar suas ações, em conjunto, para definir como conseguirá as peças que faltam para montar sua torre. Além disso, devem ficar atentos para não entregarem o ouro e deixarem o outro grupo montar sua torre primeiro.

Delegação de tarefas: os negociadores e pesquisadores receberão instruções do grupo de como negociar e do que pesquisar.

Liderança: quando um negociador aparecer na mesa para trocar peças, o grupo deve decidir o que fazer. Mas quem dará a palavra final? Surgirá um líder natural? Haverá uma votação? Um acordo tácito? Isso varia muito de dinâmica para dinâmica.

Negociação: claramente esta é a competência-chave desta dinâmica para vendedores. O segredo é que algumas vezes será necessário adquirir uma peça que não se precisa para trocá-la com um grupo que tem a cor que o seu necessita. Não revele este truque antes do final da dinâmica em grupo!

Que achou desta dinâmica para  motivar a equipe de vendas? Quer conhecer mais uma? Então, confira este vídeo da Siteware:

Confira também: 3 dinâmicas de grupo para negociação: treine seus vendedores de forma prática

Motivar a equipe é uma importante característica dos líderes. Veja mais dicas de liderança, baixe nosso e-book gratuito: GUIA para a gestão eficiente da equipe de vendas