Dinâmicas de vendas para seleção: é ver para crer

  • Você tem dificuldades na hora contratar vendedores, fazer entrevistas e processos de seleção?
  • Muitas vezes você tem uma excelente impressão durante a entrevista, mas na hora do “vamos ver”, percebe que se enganou?
  • Parece que alguns vendedores sabem se vender muito bem, mas quando se trata do seu produto ou serviço, as coisas mudam?

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O Guia para gestão eficiente da equipe de vendas

Como ser um grande gestor e líder para sua equipe de vendas

Se você se identificou com essas situações, é preciso se lembrar de dois fatores importantes:

  • Primeiro: depois de contratar, é preciso treinar seu vendedor e dar-lhe condições adequadas de trabalho, como materiais de vendas, informações sobre o cliente, sistemas de vendas etc.
  • Segundo: indicações, currículos e entrevistas, fazem parte do processo seletivo, mas nada substitui uma boa dinâmica de vendas para seleção.

Nesta postagem, você verá alguns modelos de dinâmicas de vendas que detectam características específicas que um bom profissional de vendas precisa ter.

Confira os detalhes e veja qual delas você usaria em sua empresa.

Você já participou de uma dinâmica de vendas para seleção?

dinâmica de grupo para a seleção de vendedores

Uma dinâmica de vendas ajuda a escolher as peças certas para sua equipe

Veja também em nosso blog: 5 Dinâmicas de motivação no trabalho muito fáceis de aplicar

3 exemplos de dinâmica de grupo para seleção de vendedores

Os processos seletivos são compostos por diversas etapas, que vão da análise de currículos, entrevistas com o RH, testes e provas e entrevistas com os futuros superiores.

A dinâmica de grupo para a seleção de vendedores é uma ferramenta muito usada e fundamental para escolher o profissional mais adequado para a vaga que você deseja preencher.

E o motivo para isso é simples: só com eles é possível observar o vendedor agindo na prática, interagindo com outras pessoas e mostrando suas reais habilidades e conhecimentos de modo interativo.

Empresas que recrutam vendedores sabem que esses profissionais são peças chave para a lucratividade e até para a própria imagem do negócio, já que se relacionam diretamente com os clientes.

Por isso, a dinâmica de grupo para a seleção de vendedores é tão importante em processos de captação de talentos, já que ela possibilita a análise de características sobre a personalidade do candidato, inteligência emocional, e de como ele se relaciona com as outras pessoas, sejam eles futuros colegas, “clientes” ou líderes.

Além disso, é possível analisar se o candidato possui o perfil para realizar a venda de determinado produto ou serviço específico.

Confira algumas dinâmicas de grupo para a seleção de vendedores e escolha aquela (ou aquelas) que mais se identifica com a realidade da sua empresa.

Precisa de dicas também para a fase de entrevistas? Leia em nosso blog: 15 Perguntas para uma entrevista de emprego para vendedores

1- “Eu sou o produto”

Nesse formato de dinâmica de grupo para seleção de vendedores, os participantes precisam se apresentar como se fossem realmente um produto, explicando e enaltecendo seus benefícios ao invés de características, “vendendo o seu peixe”.

Em cerca de 20 minutos, precisam se apresentar, mostrar seus benefícios, além de informar como resolverão os problemas do “cliente” que comprá-los

Essa dinâmica de grupo para a seleção de vendedores tem dois objetivos:

  • É possível analisar como o próprio vendedor se enxerga e se reconhece quais são suas qualidades e como empregá-las na hora de prospectar, acompanhar, negociar e fechar negócios.
  • Perceber se ele é capaz de interagir com os participantes de forma criativa para atrair a atenção do grupo e despertar o interesse na “venda”.
dinâmica de grupo para a seleção de vendedores

Uma dinâmica de grupo pode revelar as características de um supervendedor

2- Argumentação criativa

A intenção dessa dinâmica divertida é fazer com que os candidatos utilizem sua criatividade para tentar realizar vendas praticamente impossíveis, de produtos como:

  • Armações de óculos sem lente
  • Bolsas e malas literalmente sem alça
  • Areia no deserto

A articulação e repertório de cada um será avaliada, assim como o seu nível de argumentação.

Com duração aproximada de 40 minutos, essa dinâmica de grupo para a seleção de vendedores fica mais interessante se forem distribuídas folhas para que os participantes possam escrever ou desenhar suas estratégias de vendas.

Em seguida, fazem uma apresentação para que convençam um grupo de pessoas a realizar a compra.

Os que conseguirem encontrar mais argumentos criativos e coerentes para cativar o público serão os grandes destaques da dinâmica.

Mas note: o importante aqui é selecionar aquele vendedor que, em vez de convencer de modo “enganoso” uma pessoa, a comprar uma mala sem alça (por exemplo), se dedica inicialmente a tentar descobrir alguma necessidade que a pessoa possa ter e que, realmente, pode ser solucionada com aquele produto.

Se forem disponibilizadas as malas sem alça, os óculos sem aro e as areia do deserto (para serem vendidas para alguém que mora no deserto) a dinâmica fica bem mais interativa e divertida.

3- Negociação: mobiliando o departamento comercial

Um bom vendedor precisa, também, se mostrar um profissional que sabe negociar para não perder as oportunidades de vender seu produto ou serviço. Através de uma dinâmica simples, é possível analisar a capacidade de negociação dos candidatos.

Divida-os em dois grupos: um de vendedores e outro de compradores.

Os participantes da seleção recebem folhas A4 para anotações, uma lista com imagens e descrições de diversas mobílias e seus preços, e uma folha A3 com o desenho da planta de um departamento comercial que precisa ser mobiliado.

Um grupo precisará mobiliar esse departamento com um valor estipulado, e, para isso, todos os integrantes precisarão chegar a um consenso sobre que móveis adquirir.

O outro, precisará bater uma meta de vendas que o primeiro grupo (de compradores) não sabe qual é, mas que, inicialmente, é menor que a verba estipulada para os compradores gastarem.

Após 20 minutos, interrompa a dinâmica e informe que a verba disponibilizada para o mobiliário precisou ser cortada pela metade (mas a meta dos vendedores continua a mesma e passou a ser maior que a nova verba), assim, concessões precisarão ser feitas para que o departamento comercial possa ser mobiliado, mesmo com um valor menor.

Durante a negociação entre eles, é possível analisar o comportamento de cada um e tomar nota das características individuais para selecionar aqueles candidatos que apresentarem maior jogo de cintura e poder de negociação.

Saiba mais: Como fazer recrutamento e seleção de vendedores para formar a melhor equipe de vendas

dinâmica de grupo para a seleção de vendedores

Dinâmicas de seleção de vendas ajudam a destacar os melhores participantes

Vantagens das dinâmicas de vendas para seleção

Através dessas dinâmicas é possível avaliar quais foram as reações de cada candidato, quais são as emoções demonstradas através de atitudes e tons de voz, qual o resultado atingido, quais foram os candidatos mais participativos, quais assumiram posições de liderança naturalmente e se alguém deixou de participar.

Normalmente, psicólogos e equipes de Recursos Humanos são responsáveis pela aplicação das dinâmicas e análise dos resultados, já que estão diretamente envolvidos com o processo de recrutamento e seleção.

Porém, o gerente comercial, ou outro responsável pela liderança da equipe de vendas, pode também participar para conhecer os candidatos e avaliá-los de forma mais efetiva.

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